quinta-feira, novembro 22, 2012

Nº 88 - Os "Velhos" na Bíblia

 

Nas Escrituras encontramos algumas pessoas em idade avançada mas ainda com uma vida activa. Vejamos como vivenciam essa sua condição e o que refere a Bíblia sobre esta fase da vida.

 

 1 – Personagens bíblicos idosos

 

Calebe

Ele tinha 85 anos mas sentia as suas forças renovadas. E afirmou, ousadamente: "...O Senhor me conservou em vida, como disse: quarenta e cinco anos anos há agora, desde que o Senhor falou  esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que já  hoje estou da idade de OITENTA E CINCO ANOS. E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual minha força então era, tal e agora a minha força, para sair e para entrar." (Josué14:10,11)

 

Paulo

Ao escrever a Filemon, Paulo considera-se a si mesmo velho.

 "Todavia peço-te antes por caridade, sendo eu tal como sou, Paulo o VELHO..." ( Filemom.v.9).

 

Samuel

Quanto a este profeta, não foi ele mas sim os anciãos de Israel que o consideraram VELHO. Ele sentiu-se magoado com essa forma de o tratar.

"Eis que já estás VELHO...Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel..." (I Samuel.8:4-6).

 

Um profeta

Trata-se de um homem cujo nome não é referido na Bíblia. É um exemplo muito triste de um homem de Deus que se deixou guiar pelas palavras dele e o fim foi trágico. (I Reis13:11-24). Nem sempre o conselho de uma pessoa idosa é sábio ou dirigido pelo Senhor, por muita experiência de vida que tenha. Embora respeitemos as palavras dos velhos, não devemos nos deixar guiar pelas suas palavras.

"Lâmpada para os meus pés e a Tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmo119:105)

 

 

2 - O que diz a Bíblia acerca dos idosos?

 

- Darão fruto, serão viçosos e florescentes

"Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão  nos átrios do nosso Deus. Na VELHICE ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, Para anunciarem que o Senhor é recto.  Ele é a minha rocha, e n'Ele não há injustiça." (SALMO 92:13-15).

 

- Deverão ser sóbrios e prudentes

"Os VELHOS que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade, e na paciência;  As mulheres IDOSAS, semelhantemente, que sejam sérias, no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, nem dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, amarem seus maridos, amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, afim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:2-5).

 

- Sonharão sonhos

Haverá neles revelação de Deus.

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; ... vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;"(Joel 2:28)

- Não deverão ser repreendidos asperamente

"Não repreendas asperamente os ANCIÃOS, mas admoesta-os como a pais...As mulheres IDOSAS como  a mães..." (I Timóteo 5:1,2).

 

 

3 – A oração de um idoso

 

O salmista idoso expressava assim os seus anseios diante do Senhor:

  "Não me rejeites no tempo da VELHICE; não me desampares, quando me for acabando a minha força." (Salmo 71:9)

"Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as Tuas maravilhas. Agora também, quando estou VELHO e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a Tua força a esta geração, e o Teu poder a todos os vindouros." (Salmo 71:17,18).

 

Esta "Folha" é dedicada aos VELHOS, e a todos os que para lá estão caminhando!...

 

Fraternais saudações deste vosso irmão, que vos ama em Cristo,

 

Miguel Francisco Coias  (com 82 anos de idade) 

 

quarta-feira, novembro 14, 2012

Nº 87 - A Provisão de Deus

 

Um bolo

Ela preparava o bolo, com empenho. Enquanto misturava delicadamente um punhado de farinha com um pouco de azeite que ainda lhe restava, pensava neste alimento como algo especial. Afinal, fora o profeta a ordenar-lhe que fizesse aquele bolo pequeno, para ele.

Enviuvara e não era fácil providenciar o sustento para si e para o seu filho. Tempos difíceis. Já não tinha mais comida em sua casa. Mas o profeta dera-lhe uma palavra de grande conforto: "Não temas."

Acendeu o lume, ateando os dois cavacos que ainda possuía e colocou cuidadosamente o bolo no forno, a cozer. Em breve, o aroma agradável começou a espalhar-se pela casa, enquanto ela preparava mais dois bolos, um para si outro para o seu filho. E reparou que continuava a haver farinha e azeite para mais bolos! Que bênção, ao ver diante dos seus olhos cumprir-se a promessa de Deus: "A farinha da panela não se acabará e o azeite da botija não faltará, até ao dia que o Senhor dê chuva sobre a terra." (I Reis 17:14)

 

Um quarto mobilado

Sempre que ia a Súnem, Eliseu era convidado a tomar uma refeição em casa de um casal de certa posição social daquela terra. Um certo dia, porém, a oferta ao profeta ampliou-se: passaram a oferecer-lhe alojamento.

"E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nos e um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois. um PEQUENO QUARTO junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candeeiro; e há-de ser que, vindo ele a nos, para ali se retirara. (II Reis.4:9,10).

Reparemos na mobilia completa de quarto do profeta Elizeu, conhecido como "o homem de Deus": 

"...E ali lhe punhamos uma CAMA, e uma MESA, e uma CADEIRA e um CANDEEIRO; e há-de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará." (II Reis.4:9,10). Pouca mobília? Não, a suficiente. Ele estava li de passagem.

Conta-se que um homem que estava  a viajar, chegou a uma cidade onde vivia um conhecido rabi. O homem aproveitou a oportunidade, e visitou esse rabi. Reparou, então, que na casa  do rabi, quase não havia móveis. Ousou perguntar-lhe: "Onde estão os seus móveis?" O rabi perguntou-lhe: "E onde estão os seus?" "Bem", respondeu o viajante, "Eu estou aqui de passagem." Respondeu, então, o rabi: "Eu também estou aqui de passagem."

Todos nos estamos aqui de passagem.

 

Sandes de carne                                                                        

Os corvos eram considerados aves abomináveis. Contudo, Deus utilizou-os para alimentar o profeta Elias. "Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está junto ao Jordão. E os CORVOS lhe traziam  pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro(I Reis 17:4-6).

 

 

Sustento

A dada altura, o profeta precisava de sustento. Quem o haveria de providenciar? Deus escolheu a pessoa menos provável: uma mulher viúva, extremamente pobre. "Levanta-te, e vai a Zarefate, que é de Sidon, e habita ali: eis que Eu ordenei a uma mulher viúva que te sustente. (I Reis17:12,13,15).

 

 

Ânimo 

E ânimo, Deus também oferece? Sim, o profeta Elias teve essa experiência, num período difícil da sua vida. Deitado debaixo de um zimbro e depois dentro da caverna, ele foi confortado e alentado pelo Senhor.

"E deitou-se, e dormiu debaixo dum zimbro; e eis que então um ANJO o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come." (I Reis.19:5-7).

 "E  entrou numa caverna e ali passou a noite, E eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?" (I Reis19:9).

E Senhor lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento... porém o SENHOR NÃO ESTAVA NO VENTO. Depois do vento um terramoto, também o SENHOR NÃO ESTAVA  NO TERREMOTO. Depois do terramoto um fogo, porem  também 0 SENHOR NÃO ESTAVA NO FOGO. Depois do fogo uma voz MANSA E DELICADA. E sucedeu que, ouvindo-a Elias envolveu o seu rosto na sua capa e saiu para fora e pôs-se à entrada da caverna: Eis que veio a ele uma voz que dizia: "Que fazes aqui Elias?" (I Reis 19:12,13).

 

 "NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU  ESPÍRITO".

                                                                                                 (Zacarias 4:6)

 

O nosso Deus é o Deus da provisão. Quer necessitemos de alimento, alojamento, ânimo para prosseguir ou de qualquer outro recurso, não desanimemos. Ele sabe como suprir a nossa carência, pois Ele é um Pai verdadeiramente fiel!

 

Fraternais saudações.

 

Vosso irmão em Cristo,

 

Miguel F. Coias

 

 

domingo, novembro 04, 2012

Nº 86 - Vamos orar?


 

A presença da mulher por ali já começava a ser habitual. Sim, era frequente ir falar com o juiz, e o tema de conversa sempre o mesmo. "Faz-me justiça contra o meu adversário." implorava-lhe.

O que ela pedia situava-se dentro das funções que lhe estavam incumbidas. Era juiz e cabia-lhe fazer justiça. Porque precisaria ela de insistir tanto, tantas vezes? A verdade é que se tratava de um homem duro, sem princípios. Por isso, atender à súplica daquela mulher não era para ele uma prioridade, nem sequer motivo de ponderação.

A verdade é que, embora frágil e sem poder nem recursos, pela sua persistência ela acabou por se constituir como um incómodo tal, que ele decidiu mudar de atitude, dizendo para si mesmo: "Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei-de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito." (Lucas 18:4-5).

Esta história, contada por Jesus, vem revelar um princípio essencial da vida cristã: orar sempre e nunca desfalecer. E Jesus conclui: "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:7-8)

Mais tarde, Jesus volta a enfatizar o valor da oração: ""Vigiai e ORAI, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41).

Os discípulos de Jesus entenderam o valor da oração e daí surge o pedido de um deles: "Senhor, ensina-nos a orar."

Sempre ficamos impressionados ao observar como Deus se revelou a Daniel e encaminhou os seus passos. Na verdade, ele orava diariamente: "E três vezes no dia se punha de joelhos e ORAVA, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." (Daniel 6:10).

Também o profeta Samuel se dedicava à oração, tendo dito, certa vez, ao povo: ""E quanto  a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de ORAR por vós; antes vos ensinarei a caminho bom e direito." (I Samuel 12:23).

O salmista orava três vezes ao dia, com a certeza de que era ouvido: ""De tarde e de manhã e ao meio dia ORAREI , clamarei; e Ele ouvirá a minha voz". (Salmo 55:17).

Na igreja primitiva, os irmãos reconheciam o poder da oração. Nem mesmo as circunstâncias difíceis de perseguição, numa altura em que o apóstolo Pedro fora preso, os desencorajam de buscar a Deus:  ""Pedro pois era guardado; mas a igreja fazia continua ORAÇÃO por ele a Deus".(Actos 12:5-8).

Na sua carta, o apóstolo Tiago vinca igualmente a necessidade de orar: "Esta alguém entre vós aflito? ORE. Está alguém contente? Cante louvores. Confessai as vossas culpas uns aos outros e ORAI uns pelos outros para que sareis; a ORAÇÃO feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:13, 16,17).

Nas cartas de S. Paulo, são abundantes as referências à oração:

"ORANDO EM TODO O TEMPO com toda a oração e súplica no Espírito e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos e por mim..."(Efésios 6:18,19).

"Quero pois que os homens OREM EM TODO O LUGAR, levantando mãos santas, sem ira nem contenda." (ITimóteo 2:8).

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, PERSEVERAI NA ORAÇÃO." (Romanos 12:12).

"PERSEVERAI EM ORAÇÃO, velando nela com acção de graças." (Colossenses 4:2).

"ORAI SEM CESSAR" (I Tessalonicenses 5:17).

"Fazendo sempre com alegria ORAÇÃO por vos em todas as minhas súplicas." (Filipenses 1:4).

 

Este é tempo de ter maior comunhão com Deus e alcançar vitórias. Sim, vamos orar!

 

Findo esta pequena meditação com o hino 177 de "Cânticos de Alegria".

 

             Vigiar e orar sem cessar

             -------------------------------------

   1 - Bem de manhã, embora o Céu sereno

        Pareça um dia calmo anunciar,

        Vigia e ora; o coração pequeno

        Um temporal pode abrigar.

 

                 CORO

        Bem de manhã, e sem cessar,

        Vigiar e orar!

 

  2 - Ao meio dia e quando os sons da terra

       Abafam mais de Deus a voz de amor,

       Recorre a oração, evita a guerra,

        E goza paz com o Senhor.

 

  3 - Do dia ao fim, após os teus lidares,

       Relembra as bênçãos do celeste amor,

       E conta a Deus prazeres e pesares,

       Depondo em Suas mãos a dor.

 

  4 - E sem cessar, vigia a todo o instante,

       Que o inimigo ataca sem parar,

       Só com Jesus, em comunhão constante,

       Pode o mortal ao céu chegar.

 

Cordiais saudações deste vosso irmão no Senhor,

 

       Miguel F. Coias