quinta-feira, julho 05, 2007

Número 11 - Maria, mãe de Jesus

Maria, mãe de Jesus

Vivemos dias em que, em torno de Maria, se fazem inúmeras citações e celebrações, num leque de crenças e rituais que atraem muitos milhares de pessoas em todo o mundo.

Mais do que ficarmos impressionados com a imponência dessas práticas ou com a sua suposta expressão de fé, há que verificar o seu fundamento bíblico. Se não tiverem suporte na Palavra de Deus não Lhe agradam nem honram o Seu nome, apesar de toda a devoção ou convicção que as envolva.

Jesus alerta-nos para o perigo de errarmos por desconhecermos os conteúdos bíblicos: “Jesus, porém, respondendo disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus.” (Mateus 22:29). Noutra ocasião Jesus confirmou que são as Escrituras que d’Ele testificam: “Examinais as Escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (João 5:39).

Em Beréia, os judeus tiveram o mesmo cuidado, “… de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Actos 17:11b).

Do mesmo modo, vamos verificar se a Palavra de Deus confirma, ou não, algumas crenças amplamente divulgadas nos nossos dias, referentes a Maria.

Mãe de Deus?

Jesus é Filho de Deus – várias vezes é chamado assim no Novo Testamento (Mateus 16:16; João 1:34; Rom. 1:4; Heb, 7:3; I João v. 4 e em muitas outras citações).

Jesus é Filho do Homem – de igual modo, é-lhe atribuída esta designação em muitos trechos bíblicos (Mateus 9:6; 10:23; 12:32, 40: 17:22; 24:27, 30, 44; 25:31; João 8:28 e Actos 7:56, e em muitas outras citações).

Maria não é mãe de Deus – Não existe qualquer citação bíblica que fundamente esta designação. Santo Agostinho, teólogo, filósofo, moralista e dialéctico, foi um dos mais célebres pais da igreja latina, que viveu em 354-430. Ele escreveu: “Jesus como homem teve mãe e não teve pai. Jesus como Deus teve pai e não teve mãe”. Eis uma grande e esclarecedora verdade!

Jesus humano teve mãe, Jesus Divino teve Pai. Maria foi a mãe de Jesus-Homem, não foi mãe de Jesus-Deus.

Vejamos como Jesus se referia a Maria, sua mãe: " Disse Jesus: Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos? Estendendo a Sua mão para os Seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Qualquer que fizer a vontade de meu Pai que esta nos céus, este e meu irmão, e irmã e mãe." (Mat.12:48-50)

Para quem o destaque?

Uma certa mulher, ouvindo falar o Senhor Jesus, levantou a voz de entre a multidão e disse:

“Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.”

O Senhor Jesus disse:” Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11:27, 28).

Nas bodas de Cana, Maria disse a Jesus: “Não têm vinho.” Disse-lhe Jesus: “Mulher, que tenho Eu contigo? Ainda não é chagada a minha hora. Maria disse: Fazei tudo quanto Ele vos disser.” (João 2:3-5)

S, Paulo, o pregador, apóstolo e instruidor dos gentios ( 1Tim.2:7; 2 Tim. 1:11), nas 13 ou 14 epistolas que escreveu, nada nos diz acerca de Maria. Somente em Gal.4:4 escreveu: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, (nem diz o nome dessa mulher!) nascido sob a lei."

Aproveitando esta oportunidade, lembro que Paulo nas suas cartas só uma vez nos fala em sábados, dizendo que ninguém vos julgue pelos sábados, que são sombras das coisas futuras (Col.2:16,17). S. Paulo não era "católico" nem "adventista".

S. Pedro, nas suas pregações que temos em Actos e nas suas duas Epistolas não faz qualquer referência a Maria. Exalta, sim, o Senhor Jesus!

João, o Apóstolo que recebeu Maria em sua casa, após a morte do Senhor Jesus, escreveu três preciosas Epistolas, recheadas de ensino, mas nem uma única vez nos fala de Maria. Diz sim que a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo (I João.1:3), dizendo ainda que Jesus é o nosso Advogado.(I Joao.2:1)

Rainha dos Céus?

Ainda, examinando as Escrituras, lemos que nos dias do profeta Jeremias já havia uma "rainha dos céus" a quem o povo do Senhor naquele tempo cultuava, na sua rebelião contra Deus. Era a deusa pagã Asterote ou Astarte. Faziam bolos estampados com a imagem dessa deusa e ofereciam-lhe. Leia em Jeremias (7:17-19;44:16-19).

Também em Éfeso havia uma deusa chamada Diana, que toda a Ásia e o mundo veneravam fazendo-lhe muitos nichos. Graças a Deus que ali chegou S. Paulo com o bendito Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo!!! (Actos 19:18 - 34)

Invocar Maria?

Maria faleceu e nós não invocamos os mortos. Tal prática é condenada várias vezes através da Bíblia. Invocar os mortos é próprio de espiritismo, nunca do Cristianismo.

O Pai, falando do Senhor Jesus, disse:"Este e o meu amado Filho, em quem me comprazo: escutai-O" Mat. 17:5b

Disse Jesus aos Seus discípulos:,,,"Um só é vosso Mestre, a saber, o CRISTO." (Mat. 23:8)

Maria disse acerca do Senhor Jesus: "Fazei tudo quanto ELE vos disser". (João 2:5)

Ninguém nos ama mais do que o Senhor Jesus, que disse:"Ninguém tem maior amor de que este, de dar a Sua vida pelos seus amigos" (João15:13)

Se ela pudesse ouvir as rezas que lhe fazem, diria: “Vão ter com o Senhor Jesus! Ele ama-vos como ninguém!”

Ir unicamente a Deus

JESUS disse: "Vinde a MIM todos os que estais cansados e oprimidos (...) Aprendei de MIM,," (Mat.11:28,29)

"O que vier a MIM de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)

Jesus lamentou: "E não quereis vir a MIM para terdes vida" (João 5:40)

Disse Jesus: "EU sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por MIM" (João14:6) "Quando orardes dizei: Pai nosso que estás nos Céus…" (Mat. 6:9)

Um só Mediador, Intercessor e Advogado

Vejamos um pouco do muito que os apóstolos escreveram acerca do Senhor Jesus.

Pedro disse: "JESUS, e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do Céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (Actos 4:12).

Paulo escreveu: " Há um só DEUS, e UM só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO homem" (I Tim. 2:5) Em Hebreus 7:25 diz também: "JESUS pode salvar perfeitamente os que por ELE se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."

João escreveu: "… não pequeis; e se alguém pecar temos UM ADVOGADO para com o Pai, JESUS CRISTO, o JUSTO”. (I João 2:1).

Conclusão

O conteúdo desta "FOLHA SOLTA" tem por alvo louvarmos ao Senhor pelo Seu propósito e a Sua bondade para connosco, por nos ter aberto os olhos e nos ter transportado das trevas para a Sua maravilhosa luz.

Foi o que senti com profunda gratidão, ao meditar nestes apontamentos. (Actos.26;17,18; 2 Cor.4:6; 1 Tessa.1:9,10; 1 Pedro. 2:9)

Dar vista aos cegos fazia unicamente parte do ministério do Messias, o Cristo, o Prometido (Isaias.29;18; 35:5; 42:7)

No Antigo Testamento lemos acerca de quase todos os milagres que Jesus fez no Seu ministério. Até mortos ressuscitaram. Contudo, não há um cego curado da sua cegueira no Antigo Testamento.

Importa ler o que está escrito em João.9:32 "Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença"

Louvado seja o Senhor Jesus que veio para abrir os olhos aos cegos físicos e espirituais! (Mateus 4:16)

Quando João Baptista enviou dois dos seus discípulos ir ter com Jesus, a perguntar-Lhe: És Tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: "Os cegos vêem…" Foi a primeira evidência que Jesus apresentou para provar que Ele era o Cristo. (Mat.11:2-5).

A razão principal do conteúdo desta "Folha", não é porque os meus caros irmãos pastores não conheçam tudo isto, mas sim para juntos louvarmos ao Senhor porque Lhe aprouve revelar-nos estas coisas… (Mat.11:25).