sábado, maio 05, 2007

Número 9 - Actos dos Apóstolos

Actos dos Apóstolos

O Autor e o Escritor
Lucas foi o escritor ou amanuense deste precioso livro. O autor foi o Espírito Santo, pois Ele é o autor de toda a Bíblia (II Timóteo 3:16; II Pedro 1:20, 21).
O primeiro livro bíblico de Lucas é o Evangelho, que é o maior livro do Novo Testamento. O segundo maior livro do Novo Testamento é de Actos dos Apóstolos, também escrito por Lucas. Ele é, de facto, um homem que escreve com minúcia. procurando narrar com detalhe o que sucedeu. Ele próprio refere essa preocupação logo no início do seu Evangelho: “Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;” (Lucas 1:3).

O Nome
Este livro poderia ter como título “Actos do Espírito Santo”. Contém cerca de 50 referências ao Espírito Santo. Talvez nesses dias não houvesse actas! Mas havia actos! É melhor actos sem actas do que actas sem actos!

A Estrutura
Lucas inicia o Evangelho com a vinda de Jesus ao mundo e inicia o livro de Actos com a vinda do Espírito Santo à Igreja. O Evangelho de Lucas finda com a palavra Amem. Tal significa que está completo e encerrado. Nada há a retirar ou a acrescentar. Actos finda com “pregando e ensinando” (Actos 28:31) pois há continuidade para além do texto. Tudo o que lemos em Actos pode e deve suceder até à segunda vinda de Jesus.
Actos conta-nos a acção contínua do Espírito Santo na Igreja, que era um corpo com Espírito. Sem Espírito o corpo estaria morto (Tiago 2:26).

Mais do que Escritor
Para além de escrever o livro, Lucas tornou-se cooperador de Paulo a partir de Actos 16:9, 10. Ele aparece incluído na equipa missionária (Actos 16:17).
Na atribulada viagem de Cesareia para Roma, Lucas encontrava-se também no barco (Actos 27:2,3,19 e 37; 28:2, 12 e 13). Ele foi um importante apoio para Paulo, que se refere a ele como o “médico amado” (Colossenses 4:14). Trata-se de uma amizade consistente e duradoura. Na sua última carta, Paulo escreveu: “Só Lucas está comigo” (II Timóteo 4:10,11). Lucas, que precioso cooperador!

As Ilhas
Ao lermos o livro de Actos notamos que Paulo iniciou o seu ministério numa ilha – Chipre. Seria porque Barnabé, companheiro de Paulo, era de Chipre? (Actos 4:36). É possível. Leia em Marcos 5:19.
Paulo terminou o seu ministério missionário numa outra ilha, segundo o livro de Actos. Foi na Ilha de Malta (Actos 28:1). Veja o que Isaías escreve acerca das ilhas (Isaías 42:4 e 12; 51:5). Em ambas as ilhas, Paulo teve sérios problemas quando ali chegou (Actos 13:6-11 e Actos 28:3-5). Após a luta vieram as vitórias! Em Malta, agora, já não havia doentes! Os médicos entraram de férias! (Actos 28:3-5).

Instrução e Dinheiro?
O grande sucesso na Igreja que notamos em Actos não sucedeu pela sabedoria secular dos apóstolos (Actos 4:13). E muito menos pelo dinheiro que possuíam (Actos 3:6). O segredo estava na acção do Espírito Santo.

O Poder do Espírito
Antes Pedro não tinha ousadia para falar de Jesus, nem sequer a uma criada (Mateus 26:69-71). Depois do Pentecostes, nada nem ninguém o podia fazer calar (Actos 4:5,6, 18-20). Que mudança! Em Isaías 2:4 e em Miqueias 4:3 lemos que nesses dias as espadas e as lanças se converterão em enxadões e em foices – não mais guerra. Será o Milénio! Contudo, em Joel, chamado o profeta pentecostal, lemos precisamente o contrário (Joel 3:10). Este é o tempo de peleja, do bom combate. “Diga o fraco, eu sou forte!” Compare Lucas 22:36 e Timóteo 2:3,4. Paulo exorta Timóteo a que seja um bom soldado.
Paulo bem conhecia o valor transformador do Evangelho (Romanos 1:16), até pela sua própria experiência (I Timóteo 1:13-16). Quem poderia imaginar que aquele Saulo, de quem lemos em Actos 7:58-60 e 9:1,2 iria escrever mais tarde o capítulo 13 da I Carta aos Coríntios, sobre a excelência do amor? Paulo poderia entoar o conhecido hino: “Grande mudança Cristo operou, na minha vida sim Ele entrou…”
Quando Paulo chegou a Éfeso “achou” ali 12 discípulos (Actos 19:1,7). O texto dá a entender que eles deviam estar muito apagados. Nada sabiam acerca do Espírito Santo. Viviam numa cidade tão carecida do Evangelho mas nada faziam para a sua conversão. Estavam inactivos. Era um pequeno corpo morto, sem espírito. Que mudança se operou neles ao serem cheios do Espírito Santo. Lembro aqui o que está escrito em Ezequiel 37:1-10. A Palavra e o Espírito transformaram um vale de ossos sequíssimos num grande exército!

Três Cidades
Atenas - Paulo esteve em Atenas, o centro luminoso da ciência, da literatura e das artes daquele tempo (Actos, capítulo 17). . Ele bem sabia que o evangelho de Cristo é para toda a criatura! É para os humildes pastores e para os sábios magos; para a desprezada samaritana e para Nicodemos, príncipe dos judeus e mestre de Israel.
Quando cheguei a Timor, um senhor administrador disse-me:”Vem de Coimbra pregar a este povo que, na sua maioria, nem ler sabe.” Respondi: “O Evangelho é para os doutores em Coimbra e para este humilde povo em Timor.”
Corinto - No capítulo 18 de Actos Paulo encontra-se em Corinto, uma cidade dada à luxúria e à licenciosidade. O que lemos em I de Coríntios 6:10,11 é prova disso. Pois foi exactamente nessa cidade que o Senhor disse a Paulo: “Fala e não te cales, tenho muito povo nesta cidade.” Naquela cidade tão pecaminosa nasceu uma igreja! É caso para dizer que no meio do “charco” nasceu uma linda flor!
Éfeso – No capítulo 19 Paulo chega a Éfeso, cidade onde estava o famoso templo da deusa Diana, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Naquele tempo cabiam 24.000 pessoas! Diana era uma deusa que toda a Ásia e o mundo veneravam (Actos 19:27,28). Paulo pregou naquela cidade durante dois anos (Actos 19:10). Ali, numa cidade tão entregue à idolatria e à bruxaria, nasceu uma grande igreja! (Actos 20:17, 36-38).

Três Conversões
Nos capítulos 8,9 e 10 do livro de Actos lemos acerca de três conversões notáveis: o eunuco, Saulo e Cornélio, descendentes de Cam (compare com Jeremias 13:23), Sem e Jafete, respectivamente (Génesis 6:10).
Para falar ao eunuco, Jesus usou Filipe; para falar a Cornélio, foi usado Pedro. Para falar a Paulo, foi o próprio Senhor Jesus. Para falar com um homem como Saulo, dada a violência que o caracterizava, teve que ser dessa maneira (compare Actos 9:13,14).
Estes três homens creram, foram baptizados nas águas e com o Espírito Santo. O eunuco, jubiloso, seguiu o seu caminho. Crê-se que foi missionário na Etiópia.

Três Ananias
Neste livro aparecem também três homens com o nome de Ananias.
O primeiro não é chamado discípulo. Quem faz o que ele fez, decerto que não é um discípulo (Actos 5:1).
O segundo é um sumo sacerdote que mandou que ferissem a Paulo na boca (Actos 23:2; 24:1). Seria discípulo? Não!
O terceiro é chamado discípulo e foi designado para falar com Saulo após a sua conversão (Actos 9:10).

Dois Jovens
Também é interessante reparar em dois jovens de que nos fala Actos.
Temos Timóteo, no capítulo 16, versos 1 e 2. Lucas diz-nos que era um discípulo. Paulo o convidou para ir com ele, tornando-se um pastor.
Eutico era outro jovem, que estava a dormir enquanto Paulo pregava (Actos20:9,10). Ele não é chamado discípulo, nem foi convidado por Paulo para o acompanhar. Quem dorme no culto não é discípulo. Paulo orou por ele para que tivesse vida!

Três fases de Moisés
No capítulo 7 de Actos temos a preciosa pregação de Estêvão. Ele refere as três fases da vida de Moisés, de 40 anos cada, tendo vivido 120 anos no toal (Deut. 24:7):
1ª Fase: Moisés na sua força (matou um egípcio) – Actos 7:23,24.
2ª Fase: Moisés na sua fraqueza (argumentou que não sabia falar) – Actos 7:29,30.
3ª Fase: Moisés na força do Senhor (liderou Israel na caminhada para a Terra Prometida) – Actos 7:36.

Termino por aqui esta breve meditação sobre o precioso livro de Actos. Tratam-se de 28 capítulos de grande riqueza e ensino para nós!