sábado, maio 31, 2008

Número 23 - O Senhor dá o crescimento!

Verdade Bíblica

Esta é uma sublime verdade que aprendemos através de toda a Bíblia. Vejamos alguns versículos:
- "Se o Senhor não edificar... e não guardar..." (Salmo127:1).
- "Não digas no teu coração: A minha força e fortaleza..." (Deuteronómio.8:17) Compare ainda com Zacarias.4:6.
- "Foi o Senhor que fez isto..." (Salmo.118:23).
- "Se não fora o Senhor..." (Salmo124:1).
- Quando João naquela manhã, viu uma multidão de peixes acabados de pescar (153 grandes peixes), exclamou: "É o Senhor!" (João 21:6,7,11). Talvez Pedro tenha dito o mesmo quando foram baptizadas quase 3000 pessoas (Actos 2:41).
- Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer." (João 15:5).
- É o Senhor Jesus que alimenta e sustenta a Sua Igreja (Efésios 5:24).
- O apóstolo Paulo, que foi tão usado nas mãos do Senhor, dizia:"Não eu, mas a graça de Deus, que está comigo." (I Coríntios 15:10). E ainda: "Ainda que nada sou" (II Coríntios12:11).
Poderíamos citar muitas mais passagens da Bíblia que provam esta verdade: "O SENHOR DÁ O CRESCIMENTO".

Cooperadores de Deus
Ao despedir-se da igreja que pastoreou durante uns sete anos, um pastor dizia: "O que sucedeu de bom nesta Igreja, durante o tempo que aqui estive, foi o Senhor que fez; o que não foi tão bom como devia ser, fui eu que fiz".
Somos cooperadores de Deus. Que grande privilégio! Podemos dizer como David: "Coube-nos uma formosa herança" (Salmo16:6)!
Vejamos o que nos compete fazer, à luz do livro de Actos, onde vemos a Igreja a crescer poderosamente.

1 – Semear a Palavra - A boa e preciosa semente. Actos (2:37); (4:18-20,31); (5:20,25,28, 42); (6:4,7 ); (8:4,5,14,25,34,35,40); (9:20, 27, 29); (10:43,44) "...sobre todos que ouviam a Palavra". Podíamos ver muitas mais citações em Actos, que nos falam da Palavra.
Lembro ainda que os Actos findam com o ensino da Palavra (Actos.28:31).
O Senhor garante que a Sua Palavra não voltará vazia... (Isaías.55:10,11).
Semeemos com paciência e com esperança (Tiago 5:7).
2 – Semear com Abundância - "O que semeia pouco, pouco também ceifará..." (II Coríntios 9:6). Estou certo que nos sete anos de grandes colheitas de trigo no Egipto, antes teriam havido grandes sementeiras. Havia "muitíssimo trigo...a mãos cheias...como a areia do mar... " (Génesis 41:47-49).
3 – Semear com Compaixão – Salmo 126:5,6 "O que semeia em lágrimas...o que leva a preciosa semente, andando e chorando... trará SEM DÚVIDA consigo os seus molhos." Aprendamos com o nosso Supremo Mestre (Lucas 19:41-44).
Lembro aqui o jovem militar João Coelho dos Anjos, que iniciou a Igreja Evangélica em Estremoz e que muitas vezes pregava chorando. Naquele tempo as pessoas diziam:"Vamos ouvir um homem que chora enquanto prega." Foi nesse tempo que muitos da família Coias se converteram ao evangelho.
Quando leio acerca das lágrimas de Timóteo, que enchiam Paulo de alegria, fico a pensar , qual a razão de tais lágrimas? Quando se despedia de Paulo? Revelavam amor fraterno. Seria quando orava? Revelavam consagração. Seria quando pregava? Revelavam compaixão pelos ouvintes .
4 – Semear a Tempo e Fora de Tempo -(II Timóteo 4:1,2) Compare ainda com Eclesiastes 11:4,6.

A Acção do Espírito Santo
No Livro de Actos há cerca de 50 referências à Pessoa do Espírito Santo.
Lembramos aqui o que está escrito em Ezequiel 37:1-10. Pela acção da Palavra e do Espírito, dum vale de ossos sequíssimos surgiu um exército grande em extremo.
Semeemos pois a Palavra de Deus, que é VIVA e EFICAZ. (Hebreus.4:12).

Semear e Colher
Quando estava em Timor, tive o prazer de ter a visita do pastor José Pessoa (de saudosa memória). Lembro que ele pregou num culto de baptismos na cidade de Díli, e que nessa pregação usou esta ilustração: "Se semearmos um Rolex (o relógio mais caro do mundo) não se desenvolverá e nada produzirá, mas se semearmos uma pequenina semente de mostarda, nascerá e crescerá, podendo tornar-se numa árvore (Mateus.13:31,32) porque essa semente tem vida".
Quando frequentava a escola primária, estava no livro de leitura esta lenda: Jesus ia com os seus apóstolos e passou por um homem que andava a semear o seu campo. Jesus perguntou; O que semeias? O semeador, mal humorado, respondeu: "Semeio pedras". Jesus disse-lhe: "Pois pedras colherá". Passado um certo tempo, todo o terreno estava cheio de pedras. Bem, a Biblia diz: O que o homem semear isso colherá". Semeemos a preciosa e boa semente - A PALAVRA de DEUS, e vejamos que colheita teremos!

Ide
Já temos ouvido nas Igrejas esta oração: "Oh Senhor, salva almas!" Não me parece muito correcta tal oração. O Senhor já completou perfeitamente a obra da salvação (Hebreus 7:25).
Jesus, orando ao Pai, dizia: "Eu glorifiquei-Te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer." (João17:4) E ao expirar, o Senhor Jesus disse:"Está consumado"
Agora é a nossa parte, de proclamar o Evangelho (Romanos 10:13-15).
Lembro um coro que se cantava na Escola Dominical, que dizia: "Vai buscar, vai buscar, vai buscar meus cordeirinhos vai. Vai buscar, vai buscar, trá-los para o Meu aprisco".
Também temos ouvido esta oração: "O Senhor, traz pessoas à Tua casa". Esta é a nossa parte, trazê-los.
IDE… vemos em Mateus.28:19 e em Marcos 15:15. Eis que o semeador SAIU a semear. (Mateus 13:3).
"SAI depressa pelas ruas e bairros da cidade..." (Lucas14:21,22).
"IAM por toda parte...anunciando a Palavra". (Actos 8:4).

Experiência Pessoal
Permitam-me que conte uma experiência pessoal. Em 1959 fui como missionário para a Ilha do Pico, Açores. Encontrei ali apenas um casal de crentes já de certa idade e ainda não baptizados. Gentilmente nos cederam a sua humilde casa e foram viver com um filho. Iniciámos os cultos naquela mesma casa. Eu tinha vindo duma Igreja com várias congregações, com muita actividade e pouco tempo disponível. No Pico sobrava-me o tempo.
No final de um certo dia, meditando no que tinha feito durante o dia, dividi o meu salário mensal por 30 dias e assim vi quanto estava a receber por dia e pensei, "O que estou fazendo durante o dia para receber esta salário"? Isto "mexeu" fortemente comigo. Decidi sair pelas ruas e falar de Jesus a tantos quantos fosse possível. Resultado: Ao fim de três anos e meio saí daquela Ilha onde ficou uma Igreja com 30 membros, muitas crianças na Escola Dominical e três congregações em volta da Ilha. Humildemente digo: A DEUS TODA A GLÓRIA!!!
Um pastor que foi para aquela Ilha depois de mim, dizia numa carta que me escreveu: "O irmão é aqui mais conhecido do que o Dr. Mário Soares, (nesse tempo primeiro ministro de Portugal), pois muitas pessoas perguntam por si".
Falando com as pessoa tornei conhecida a mensagem que tinha.

Manter ou Edificar?
Há uns anos atrás, falando com um pastor que ia mudar de campo e pastorear outra Igreja, disse-me ele, referindo-se à nova Igreja :"Deus me ajude a conservar o que já está feito."

Conservar é só uma parte do nosso ministério como pastores, mas há que cultivar e regar, e Deus dará o crescimento.
A Bíblia está cheia de exemplos que nos podem ajudar. Vejamos:
- Adão cultivava e guardava o jardim que recebera da parte do Senhor (Génesis 2:15).
- Os obreiros, no tempo de Neemias, com uma mão faziam a obra e na outra tinham as armas (Neemias 4:17).
- É o Senhor que edifica e guarda, mas em Suas mãos, somos Seus cooperadores d' Ele. (Salmo127:1). O nosso ministério é edificar e lutar (Lucas 14:28,31).
Paulo fala de Timóteo como bom soldado e lavrador (II Timóteo 2:3-6).

Pequeno Rebanho?
É verdade que está escrito: "Não temas, pequeno rebanho..." (Lucas 12:32). Todas as coisas quando nascem são pequenas, mas o natural é crescerem.
Em Actos 1:15, primeiro encontramos 120 pessoas, depois 3.000 (Actos,2:41} e mais tarde 5000 (Actos.4:4). Sempre aumentando… Este é o propósito do Senhor!

Despesas de Crescimento
O tesoureiro disse ao seu pastor: Acho que a Igreja está a ter muitas despesas.
O pastor respondeu-lhe com o seguinte exemplo:
Um marido disse à sua esposa: "Estamos a gastar muito dinheiro com o nosso filho".
"É natural", respondeu a esposa. "Ele está em crescimento…".
Cresce a Igreja... Crescem as responsabilidades.
Talvez passe a ser necessário mais um pastor, ou pode ser a hora de enviar um missionário ou
ou de ter uma Casa de Oração maior.

Agência Missionária!
Estou me lembrando do que disse um pastor africano que visitava uma Igreja em Portugal: "Os Irmãos aqui têm bancos a mais (só metade estavam ocupados) e nós lá em Africa temos bancos a menos, mandem estes bancos para lá…"
Invista na missão! A Igreja que assim fizer está de acordo com o plano de Deus e logo pode contar com a Sua bênção "O que regar também será regado." (Provérbios 11:25).
Das Igrejas portuguesas que conheço aqui nos USA, as três mais abençoadas e prósperas (até financeiramente), são as que têm maior espírito missionário.

A Igreja está na terra, não para ser uma agência bancária, mas sim como uma agência missionária!