terça-feira, março 27, 2007

Número 7 - Tempo de Páscoa

TEMPO DE PÁSCOA

Domingo de Ramos?
No próximo dia 1 de Abril teremos o chamado Domingo de Ramos.
Porquê de ramos? Terão os ramos representado o que de mais importante sucedeu nesse dia? Ao falar em ramos estamos a realçar o que os homens fizeram. Melhor seria chamar-lhe o Domingo das lágrimas de Jesus. Dessa forma lembrar-se-ia uma vez mais o amor do Senhor pelos pecadores, quando profetizava a destruição de Jerusalém, a Cidade Santa. Assim, lembremo-nos e exaltemos o que o Senhor Jesus fez por amor de todos nós. Os Apóstolos sempre realçaram o Amor de Jesus por eles e nunca o seu amor por Jesus. Esta atitude é clara em João 13:23; 19:26; 20:2; 21:20, e ainda em João 11:3; Efésios 2:4, 20; 5:2; Gálatas 2:20: I João 4:10, 19. Apocalipse 1:5. Muitas mais citações poderiam ser aqui referidas.
Já reparou que Lucas nem sequer fala em ramos? Conta-nos, sim, das lágrimas de Jesus, em Lucas 19:28-44.
Quanto cantamos “Oh quanto amo a Cristo…” devemos parar para pensar quanta verdade há nisso…. Será melhor dizer o que Pedro respondeu ao Senhor quando lhe perguntou: “Amas-me?” Pedro respondeu: “Senhor, tu sabes tudo…” (João 20:17).

O que Ele fez por nós
Lembremos um pouco do muito que o Senhor Jesus fez por nós:
1 – Fez-se criatura, sendo o Criador. Tomou a forma humana para nos tornar participantes da natureza divina. (João 1:14; II Pedro 1:4).
2 – Fez-se pobre para que pela Sua pobreza enriquecêssemos (II Coríntios 8:9).
3 – Fez-se menor do que os anjos, para que pela graça de Deus provasse a morte por todos (Hebreus, 2:7,9).
4 – Fez-se o mais indigno entre os homens para nos tornar dignos. (Isaías 53:3; Apocalipse 3:4).
5 – Fez-se maldito para que fossemos benditos. (Gálatas 3:13,14).
6 – Fez-se pecado para que n’Ele fossemos feitos justiça de Deus (II Coríntios 5:21).
Razão tinha Luís de Camões, o príncipe dos poetas portugueses, quando escreveu: “Jesus veio do céu à terra para nos levar da terra para o céu!”

O jumentinho
Este animal fez parte da história do Domingo de Ramos e vale a pena lembrá-lo aqui. É interessante reparar na sua situação antes de ser levado a Jesus. Estava preso, fora da porta, entre dois caminhos (Marcos 11:4). Que condição de vida! Depois, sim… solto, andando pelo caminho e sendo útil ao Senhor Jesus! Certamente o jumentinho quase não se via, coberto pelos vestidos. E parece que não recebeu nenhum louvor! Toda a atenção e os louvores eram para o Senhor Jesus.
Jesus fez daquele jumento, que nunca tinha sido montado, um jumento amansado! Lembremo-nos de Natanael e de Saulo, como ficaram “mansinhos” aos pés de Jesus! (João 1:43-51; Actos 7:58; 9:1-6).

O Cordeiro Sacrificado
- Um cordeiro foi sacrificado em lugar de uma pessoa, Isaque (Génesis 22:7-14).
- Um cordeiro foi sacrificado em lugar de uma família, livrando-a assim de morte, luto e lágrimas (Êxodo 12:1-3).
- Um animal seria sacrificado pelos pecados, transgressões e imundícias da nação de Israel (Levítico 16:15,16).
- O Cordeiro de Deus seria sacrificado por todo o mundo (João 1:29).Leia ainda em II Coríntios 3:19: João 4:42; I João 2:2; 4:14.

Existe Cura
Após a primeira Páscoa, no Egipto, vemos que não havia um só enfermo entre as suas 12 tribos (Salmo 105:37). Leia em Êxodo 12:37 e note quantos milhares de pessoas saíram do Egipto, cerca de 600.000, não contando os meninos!
Um certo pastor dizia que não é necessário orar pelos enfermos a seguir à Ceia do Senhor. A Ceia, em si mesma, é portadora de saúde, se for tomada dignamente (I Coríntios 11:29,30).

Um Páscoa Feliz para si!
Na última Páscoa que Jesus celebrou com os Apóstolos, aquele tempo de comunhão concluiu-se com um hino que cantaram juntos, alegres e abençoados! É isso que desejamos a todos os nossos caros leitores das “Folhas Soltas”, neste Tempo de Páscoa!

Sem comentários: