sábado, novembro 24, 2007

Número 15 - A Chamada de Deus

Neste estudo iremos lembrar como sucedeu e se consolidou a chamada de Deus na vida de três grandes homens: Moisés, Gedeão e Jeremias.


MOISÉS  

Respondeu à chamada de Deus dizendo: "Eis me aqui" mas... envia outro (Êxodo 3: 4,13).
Não disse como Isaías, mais tarde, que respondeu ao Senhor: "Eis me aqui, envia-me a mim."
Moisés, atentando para si mesmo e para as suas capacidades naturais, não se julgou apto para uma tão grande MISSÃO, para a qual o Senhor o estava a chamar. Argumentou: O povo de Israel não vai crer em mim, nem me vão ouvir. Não vão crer que tenho uma chamada de Deus. E não sou eloquente. Sou pesado  de boca e de língua (Êxodo 4:1,10) 
Moisés até era eloquente, em palavras e OBRAS (Actos 7:22), mas não se estribava nisso.
Não estava "inchado"! Compare Habacuque 2:4: ICor. 4:18,19; 5:2: 8:1; Col. 2:18.
Moisés aceita, finalmente, a chamada do Senhor para o grandioso ministério que lhe estava reservado.
40 anos pastor em Israel!
Perante os problemas que lhe surgiram, e não foram poucos, Moisés reclama o que o Senhor lhe tinha prometido: "E Tu disseste..." (Êxodo.33:12-15).
Lembro aqui Jacob, quando regressava a casa de seu pai Isaque. Perante as dificuldades que passou nessa viagem, dizia ao Senhor: " Tu disseste: Eu serei contigo" (Gén. 31:3:32:9,12 e ainda Neemias.1:8-10).
Quando a minha filha Bertina tinha uns 2 anos, ela gostava de me acompanhar quando eu saía.
Recordo que uma vez  lhe disse que ela  não iria comigo mas eu traria uma coisa para ela.
Nunca mais me lembrei da tal promessa. Ao chegar, ela estava a porta esperando por mim, ansiosa por receber  a promessa. “Esqueci-me.” disse-lhe eu. Respondeu ela: "Mas o pai disse!” 
Voltei à rua e comprei algo. Ela tinha crido na palavra do pai! Não poderia falhar.
Moisés bem sabia que, para desempenhar o seu ministério, era indispensável a presença do Senhor. Êxodo 33:14. Compare Salmo103:7.
Aos 120 anos, Moisés não perdera a VISÃO nem o VIGOR!  Assim seja com o meu amado Irmão pastor! (Zacarias 11:17)


GEDEÃO


Ao ouvir a chamada de Deus  para ser o homem usado para uma tão grande MISSÃO, disse ao Senhor: “O meu milheiro é o mais pobre, e  eu  o menor na casa de meu pai" (Juízes 6:15).
Lembramos aqui que David também era o menor (I Sam.16:11).
Naturalmente, Gedeão considerou que ele não seria a pessoa mais indicada para um tal ministério.
Ele desejava ardentemente  saber se era mesmo o Senhor que lhe estava falando.
Queria estar certíssimo de que o Senhor estaria com ele. Leia atentamente em Juízes 6:17,18, 36-40; 7:9-15.
O Senhor  estava garantindo ao Seu servo que estaria com ele numa tão grande e perigosa tarefa que o esperava. Aqui ressalta a paciência de Deus. É Deus de paciência (Rom.15:5) 
Quando o Senhor chamou Samuel para o ministério, ele confundiu a voz de Deus com a voz do sacerdote Eli. Também se pode dar o inverso: alguém julgar que é  Deus que lhe está falando e ser a voz do homem.
Há muitos anos, uma nossa Irmã foi a casa do pastor, anunciando-lhe que Deus lhe tinha dito que se fizesse um culto no largo principal da cidade. O pastor respondeu que ficava esperando que Deus lhe falasse também a ele. Tal culto nunca se realizou. Cuidado com  a expressão: "Deus falou-me…"
No caso de Gedeão não havia dúvida! O Senhor tinha-o chamado.
Finalmente, este "varão valoroso", como o Senhor lhe  chamou (Juízes 6:12,  vê-se rodeado de apenas 300 homens para enfrentar os midianitas e os amalequitas, que eram como gafanhotos, em tão grande multidão que não se podiam contar (Juízes 5:5: 7:12).
Reafirmo que é sumamente importante  que o obreiro tenha uma chamada de Deus.
Assim sendo, pode contar com o Senhor Jesus "todos os dias". Nos bons ou maus dias (Mateus, 28:19,20).
Gedeão foi revestido pelo Espírito do Senhor (Juízes 6:33,34). Compare com Zac, 4:6. Act.1:4,8.
Como bem sabemos, Gedeão alcançou um completa e estrondosa vitória!
Lembro ainda algo acerca do sucessor do rei David, Salomão, que foi o escolhido pelo Senhor para subir ao trono de seu pai. Porém, dois dos filhos de David, Absalão e Adonias, por sua própria vontade tentaram ocupar o trono de David. Ambos eram de grande formosura (II Samuel 14:25; I Reis 1:6)
 Não reinaram, e ambos tiveram uma morte trágica (II Samuel 18:14,15; I Reis 2:24,25)
 Pergunto: Será que se estribaram na sua aparência? O Senhor não olha a aparência ( I Samuel 16:7; João 7:24; II Cor. 5:12; 10:7e Gal.6:12).
 Gedeão consta na lista dos heróis da fé – Hebreus 11:32 


JEREMIAS

Ao ser chamado  pelo Senhor para ser profeta, Jeremias respondeu:"Eis que não sei falar; porque sou uma criança"  (Jer.1:4-6). O Senhor o anima a aceitar a chamada. (Jer.1:7-9). Lembramos aqui o que S. Paulo escreveu (I Cor, 1;27 – 31).
Quando, no princípio do meu ministério no Algarve, o conceituado e saudoso pastor João S. Hipólito me mandou a Silves para fazer o culto de ceia do Senhor, não me julguei apto para um tal serviço, e disse ao pastor: “Nunca  fiz um culto dessa natureza”. Respondeu o pastor:  "Se me dissesse que  era apto, não o mandaria, mas assim vai…”.
Algum tempo depois faleceu o Irmão Urbano, em Lagos. O pastor mandou-me fazer o funeral deste nosso amado Irmão. Nunca tinha feito um funeral, logo era um serviço novo para mim. Tentei recusar-me. O pastor disse-me o mesmo que tinha dito acerca do culto em Silves. Memórias  do nosso principio!......
Jeremias, aquela "criança que não sabia falar", profetizou mas de 40 anos! E escreveu o maior livro dos profetas ( o maior em número de páginas).
Jeremias foi o último profeta que Deus levantou antes de Judá ser levado para o cativeiro, onde permaneceu uns 70 anos. ( II Crónicas 36:21; Jeremias 29:10).
 Nos dias de Jeremias havia alguns pseudo- profetas, que não tinham sido enviados pelo Senhor, e por isso causaram problemas àquele grande homem de Deus. (Jeremias.14:14; 23:21; 28:15; 29:8,9).
Jeremias é chamado o profeta das lágrimas. Bem entendemos o porquê de tantas lágrimas! Judá seria levado cativo, e JERUSALÉM ( A cidade do grande Rei) seria destruída.
Neste dias, o Senhor ponha nos arautos do evangelho mesmo sentimento de que estava possuído Jeremias! AMÉM!

É possível que numa próxima Folha meditemos mais um pouco acerca da CHAMADA de DEUS lembrando, de um modo especial, o profeta Jonas.

Não me alongo mais.   Não desejo que os meus caros leitores comecem a bocejar enquanto lerem esta folha!
"Atenta para o ministério que recebeste no Senhor; para que o cumpras." (Col.4:17) 

6 comentários:

Milton Adones Vieira disse...

Pr Miguel Coias, graça e paz. Li seu comentário sobre chamada de Deus e gostei muito. Jesus continue le usando pra glória Dele. Amém. Tomei a liberdade de copiar e postar uns dias em meu blog, com seu nome, porém se isso não lhe agradar pode me comunicar que eu tiro novamente. Paz.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.