quarta-feira, janeiro 09, 2008

Número 17 - JONAS


A fuga


O Senhor disse a Jonas:" Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive." E Jonas se levantou… mas para fugir à chamada do Senhor (Jonas. 1:1-3,10) Pode alguém fugir de Deus? (Sal.139:7-12).

Na sua fuga notamos que Jonas foi descendo mais e mais. Desceu a Jope... desceu para dentro do barco...desceu ao porão...desceu até aos fundamentos dos montes (Jonas.1:3,5; 2:6). Quem está em desobediência ao Senhor, não pode subir. Compare com Prov.15:24. Um abismo chama outro abismo - (Salmo 42:7) Não desçamos, mas subamos… para Jerusalém. Compare com Lucas.10:30 e Marcos 10:32).

Lembramos que Pedro, também partiu de Jope mas em obediência ao Senhor, para pregar aos gentios, ao contrário do que Jonas fez.

Nínive era considerada a maior cidade gentílica daquele tempo, cheia de magnificência e de perversidade. Crê-se que teria um milhão de habitantes.

Se, por obedecermos ao Senhor, tivermos que passar por aflições, muitas mais iremos passar por lhe desobedecermos.

Notamos que parece que tudo corria bem a Jonas, na sua fuga. Tinha lugar no barco… tinha dinheiro para a passagem… ( Jonas.1:3). Lembro que quando estivemos em Timor, ao fim de três meses de ali chegarmos, o nosso filho faleceu tragicamente. No meio de tanta angústia chegámos a pensar em voltar a Portugal. Faltava-nos o ânimo para continuar. Mas onde tínhamos o dinheiro para a as viagens de regresso? Perante isto continuámos em Timor durante mais de cinco anos. Graças a Deus não tínhamos dinheiro para regressar a Portugal. Ali tivemos o tempo mais abençoado e frutífero no nosso ministério. Por vezes, é melhor não ter dinheiro!

A tempestade

A presença de Jonas no barco causou uma terrível tempestade.

Ao contrário, a presença de José na casa do seu senhor foi a razão do Senhor abençoar tudo que o egípcio tinha (Gen.39:2-5). Que a nossa presença seja de bênção, onde quer que estejamos, para aqueles que nos rodeiam.

Jonas conta-nos o que passou quando a sua vida "bateu no fundo". "Quando desfalecia em mim a minha alma, então me lembrei do Senhor" (Jonas.2:7).

Lembramos o que está escrito no Salmo.119:67,71, 75: "Antes de ser afligido andava errado", "Foi-me bom ter sido afligido…" "… em Tua fidelidade me afligiste".

Lembramos ainda o filho pródigo. Quando foi afligido regressou a casa do pai.

A segunda oportunidade

O Senhor deu a Jonas uma segunda oportunidade (Jonas 3:1,2). Reparemos também em outros casos: Pedro (João.21:15-17) e João Marcos (Actos.15:35-37). Compare com IITimóteo.4:11 e Mateus.21:28,29. Veja ainda Jeremias.18:1-4.

A violência

O pecado mais realçado na cidade de Nínive foi a violência.(Jonas.3:8) Nos dias de Noé a terra se encheu de violência (Gén. 4:8, 23; 6:11-13 e Mateus 24:27). O Senhor detesta a violência (Salmo.11:5). Durante o milénio, toda a violência será banida da terra, até mesmo entre os animais ferozes ( Isaias.11:6-9).

O fruto

A mensagem de Jonas deu o seu fruto (Jonas. 3:5-10) A Palavra não voltou vazia (Isaias.55:11). Os anjos de Deus no Céu se alegraram (Luc. 15:7,10). Somente o mensageiro se desgostou extremamente pelo resultado da sua pregação ( Jonas.4:3,6).

Parece que Jonas amava mais o conforto duma sombra do que a conversão de milhares de pessoas a Deus. Ficou EXTREMAMENTE desgostoso…. e EXTREMAMENTE alegre…

Me parece que por vezes e preciso ter cuidado com os "EXTREMOS".

A misericórdia

Não pode ser arauto da justiça de Deus entre as nações quem não for também um arauto da Sua misericórdia, de que Deus é riquíssimo (Efésios. 2:4).

Parece que, segundo o livro de Jonas, ele pregou apenas a justiça de Deus. Alguém disse que pode suceder que as pessoas vão à Igreja cansadas e saiam de lá oprimidas.

Reparemos neste exemplo: Apoc.3:15-20.

O Senhor Jesus mostrava o triste estado espiritual de alguém, mas logo a seguir apresentava a total solução para sarar tal situação. Deus não tem prazer na morte do ímpio; deseja antes que se converta dos seus maus caminhos, e viva ( Ezequiel.18:23,32; 33:11).

Ele é "Pai das misericórdias." (2 Cor.1:3).Não esqueçamos que EVANGELHO significa BOAS NOVAS!

A compaixão

Compaixão é o sentimento de que cada obreiro deve estar possuído : Moisés (Êxodo 32:30, 31), Paulo (Romanos.9:1-3) e ainda Jeremias,18:7,8: Oseias.11:9.

Sirvamos o Senhor, por amor d'Ele e por amor dos outros. "Deus amou" (João 3:16} .... e por isso enviou o Missionário Supremo. " Jesus nos ama" (Apo. 1:5) por isso se entregou a Si mesmo por nós. O amor de Cristo nos constrange. (II Cor. 5:14).
Em Lucas.9:54,56 lemos que Tiago e João, neste tempo, ainda não sabiam de que espírito eram . Quando lemos o Evangelho de João e as suas 3 epístolas entendemos então como é exaltado o grande amor do Senhor pelos pecadores. Ex: João 3:16; I João 3:16.

Um enviado do Senhor tem que ser alguém que actua movido de compaixão. Foi assim com o ENVIADO (Mat.9:36;14:14; Luc.7:11_15) Só não teve compaixão de Si mesmo. (Mat.16:21-23).

Outros dados

O livro de Jonas tem apenas uma folha e meia. Aconselho a ler de novo este livro ao mesmo tempo que ler esta folha.

Jonas, na sua desobediência, esteve três dias e três noites no ventre dum peixe. O Senhor Jesus, na Sua obediência, esteve três dias e três noites no seio da terra (Mat.12:40; Rom.5:19: Fili2:8; Heb.5:8)

Foi um peixe que engoliu Jonas. A baleia não e um peixe mas um mamífero.

Jonas viveu no tempo de Jereboão (II Reis.14:25).

Jonas era natural de Gate-Hefer na Galiléia, uma aldeia a 5 Km de Nazaré, onde existe o túmulo de Jonas, disputado também por outro lugar, ao lado da antiga Nínive,

Parece que afinal tinha havido um profeta da Galileia. (João 7:52).

*******

Mal-entendidos


Ao ler as Escrituras devemos ser muito cuidadosos na sua interpretação. Certifiquemo-nos de que aquilo que ensinamos está absolutamente correcto e devidamente fundamentado. Eis alguns exemplos de erros comuns e a sua correcção:

* O profeta Jonas não era o pai do apóstolo Simão Pedro (João.21:15-17).

* Naturalmente que José, de quem lemos em Génesis.37:1, 2 não era o mesmo José que encontramos em Mateus.1:16, embora o pai de ambos se chamasse Jacob e ambos tivessem vivido no Egipto um certo tempo (Gén. 39:1; Mat.2 :14).

* Alguém, comentando o que está escrito em Lucas 7:40-46, disse que o Senhor Jesus dizia a Simão Pedro que não lhe tinha dado água nem óleo. Ora, sabemos que o Senhor Jesus disse isso, mas não a Simão Pedro o apóstolo. Disse-o a Simão, o fariseu, dono da casa onde estava como convidado.

* Alguém comentando o que está escrito em II Reis 17:6, onde nos fala acerca da cidade dos medos, dizia que nós não devemos ter medo. Porque estás escrito "Porque Deus não nos deu espírito de temor,,," (II Tim.1:7) Mas Medos são os naturais ou habitantes da Media, não tem nada que ver com medos.

* No meio da tempestade de que nos fala em Marcos.4:35-37, alguém, comentando, dizia que talvez Paulo falasse com Pedro acerca do perigo em que se encontravam. Se Paulo estivesse ali, o que faria seria dar ordem de prisão a Pedro! Naqueles dias, Paulo prendia os cristãos, nem sequer era crente (Actos 9:1,2).

______________________________________________________________________________

* Numa aula o professor perguntou a uma menina se ela acreditava que um peixe tivesse engolido Jonas. Ela, aluna da escola dominical, disse que sim.

Mas o professor disse: "Não creias nisso!"

A menina então disse: "Quando eu chegar ao céu vou perguntar a Jonas."

"E se ele estiver no inferno?" disse o professor.

Resposta da menina: "Se assim for, pergunta-lhe o senhor professor!"

Sem comentários: