quarta-feira, agosto 20, 2008

Número 26 - A Fé é!


Definição de fé

"Ora, a Fé é....o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1)

Exemplos de fé

Vejamos alguns exemplos dessa fé, através da Bíblia:

1 - Abraão - Saiu da sua terra e da sua parentela sem saber para onde ia, obedecendo à chamada do Senhor (Génesis 12:1; Hebreus 11:18). Nos dias da sua velhice, foi lhe prometido pelo Senhor que, de Sara, sua mulher, nasceria um filho (Génesis15:4; Romanos 4:18-21).

Por ordem do Senhor, Abraão esteve pronto a imolar o seu único e amado filho, Isaque (Génesis.22:10-12; Hebreus11:17,18), considerando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. Abraão foi um notável homem de fé mas não é chamado o pai da fé. É, sim, chamado o pai dos crentes (Romanos 4:11,16). O Senhor Jesus é que é o único autor e consumador da fé (Hebreus 12:2).

2 – Ana - Creu nas palavras do sacerdote Eli, e a partir dai já não era mais aquela mulher triste, chorando e não tendo vontade de comer (1 Samuel 1:7,8). Lembro o que está escrito em Salmo 42:3.

3 –Sadraque, Mesaque e Abednego - Os três amigos de Daniel (Daniel 3:15-17).

4 - Daniel - "Crera no seu Deus..." (Daniel 6:6-10 e 23; Hebreus 11:33).

5 – Moisés - Ficou firme nas promessas de Deus, como vendo o invisível (Hebreus 11:27).

6 – Josué e Calebe - Mostraram uma fé inabalável! (Números, 14:6-9).

7 – Job - Nos dias da sua grande provação, dizia:"Porque eu sei que o meu Redentor vive...verei a Deus... vê-lo-ei por mim mesmo" (Job 19;25-27).

8 - O régulo - Creu, depositando toda a confiança nas palavras do Senhor Jesus.

Note que aquele homem só chegou a sua casa no dia seguinte. Fez uma longa viagem. Talvez se tenha travado nele uma luta entre a fé e a dúvida. A dúvida teria sido vencida com as palavras de Jesus: " o teu filho vive!" (João 4:46-53). Deus não pode mentir (Tito1:2).

E muitos mais haverá, sobre quem se poderá dizer: " A fé dos quais imitai..." (Hebreus.13:7).

"E que mais direi? Faltar-me ia o tempo…" (Hebreus 11:32).

Uma petição

De algumas petições curtas que os apóstolos fizeram ao Senhor Jesus, destaco duas: "Senhor, acrescenta-nos a fé"(Lucas 17:5) e "Senhor ensina-nos a orar..." (Lucas11:1).

Não pediram para serem ensinados a pregar. Quem ora também recebe a unção para pregar.

Crer no céu

Na Bíblia lemos algumas vezes que Deus criou a terra, o mar e o céu e tudo o que neles há. (II Reis 19:15; Neemias 9:6; Apocalipse 10:6; 14:7).Quando contemplamos a beleza e a riqueza que existe na terra e no mar, ficamos extasiados! Somos levados e exclamar como o salmista:"Oh Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das Tuas riquezas!" Agora quanto ao céu, aqui tem que entrar a fé, que é "a prova das coisas que se não vêem" ( Hebreus 11:1). Existe tanto o céu, como existe a terra e existe o mar. Há seres marinhos, seres terrenos e seres celestiais. Disto nos fala a Bíblia inúmeras vezes.

S. Paulo conta-nos que foi arrebatado ao céu. Ficou maravillhado! Não tinha palavras para contar essa maravilhosa experiência! II Coríntios 12:1-4).

O Apostolo João quando esteve desterrado na Ilha de Patmos, foi arrebatado ao céu, onde lhe foi mostrado um pouco do céu e dos seres celestiais. Que lugar aprazível! Um paraíso! (Apocalipse.4:1-4).

Quando me converti a Cristo, ofereceram-me um Novo Testamento e nessa mesma noite fui ler como esse livro findava. Não teria percebido muito, mas nunca esqueci que me falava do céu.

Lembro aqui as palavras dum cântico: "Então verei o que a fé previu. Um paraíso onde irei receber, a paz eterna e o gozo que ali reina e livre serei em todo o meu ser!"

Quanta fé temos?

O Senhor Jesus, que conhece quanta e que espécie de fé nós temos, falou de "muita fé e pouca fé".

- "Homens de pouca fé" (Mateus.6:30). "Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé" (Mateus.6:10).

- "Porque temeis, homens de pouca fé?" (Mateus 8:26)".

- "Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mateus14:31) (Mateus 16:8).

"Por causa da vossa pouca fé" (Mateus 17:20).

"E Jesus estava admirado da incredulidade deles." (Marcos 6:6).

Lemos em 1 de Joao.5:9,10 Que "se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior" Acrescentando " quem a Deus não crê mentiroso o fez".

Sabemos que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos10:17).

Que tipo de fé temos?

A Bíblia fala-nos de "fé fingida"(I Timóteo 1:5; II Timóteo 1:5).

Também nos fala de amor fingido (Romanos.12:9; 2 Coríntios.6:6).

Há dias estava a ver na TV uma entrevista com um tele-evangelista, na qual ele dizia que era verdade, que nas suas campanhas havia pessoas que fingiam estar paralíticas, em cadeiras de rodas, e que em dada altura se levantavam correndo pelas coxias manifestando assim que tinham sido curadas naquele momento. Disse que fazia isto para aumentar a fé aos que verdadeiramente estavam enfermos. É uma prática que nem merece comentários. Fingir fé?!

O prezado pastor João Hipólito, (de quem guardo gratas recordações) contava a seguinte ilustração para mostrar qual é, por vezes, a nossa espécie de fé.

Um homem, equilibrista, ia passar um rio, duma margem para a outra, caminhando por cima de uma corda e levando apenas uma vara nas suas mãos. O público que o observava estava na expectativa do que iria suceder. Seria ele capaz de concretizar com sucesso aquele percurso tão arriscado? Finalmente ele conseguiu e foi aplaudido por todos os presentes. De seguida volta a passar sobre o rio, equilibrando-se na corda, a empurrar um carro de mão.

Mais aplausos! Então perguntou se acreditavam que ele poderia voltar a fazer aquele trajecto sobre a corda levando uma pessoa sentada dentro do carro de mão. Todos disseram que sim! Afinal ele já provara ser um grande equilibrista. Claro que seria capaz! Vendo tanta certeza na resposta das pessoas que o haviam observado, perguntou, então: "Qual de vós vem para o carro?" Nem um se prontificou! Tratou-se de uma convicção que, ao ser testada, caiu por terra.

Também li algures que há muitos anos uns jovens crentes chegaram a uma ribeira que levava muita água. Lembraram-se que Pedro andara sobre as águas. E disseram entre si: "Se o Senhor de Pedro é o mesmo em que cremos, passaremos a ribeira andando como fez Pedro." Contudo, ao tentar passar quase se afogaram. Notemos que Pedro avançou sobre as águas sob a ordem do Senhor Jesus: "VEM!" (Mateus 14:28,29).

Lembramos ainda que o povo de Israel entrou nas águas do Mar Vermelho por ordem do Senhor. "Dize aos filhos de Israel que marchem" (Exodo.14:15,16). A verdadeira fé assenta na ordem dada por Deus.

Expressões bíblicas acerca da fé

1 - "Sem fé é impossível agradar a Deus..." (Hebreus 11:6)

2 - Disse Jesus:"Tende fé em Deus" (Marcos 4:40)

3 - " A fé se não tiver as obras é morta" (Tiago 2:17,26)

4 - S. Paulo no fim de sua vida, dizia: "Guardei a fé" (II Timóteo 4:7)

5 - "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé!" (I João 5:4)

6 - A fé pode ser provada (I Pedro.1:6,7). Que o diga Abraão! Leia em Génesis 22:1,12; Hebreus 11:17.

Conclusão

Findo com as palavras dum coro que diz:" Senhor aumente a minha fé, sim aumenta a minha fé, e qualquer inimigo vencerei!" Façamos delas a nossa oração diária!

Sem comentários: