terça-feira, outubro 07, 2008

Número 29 - Os outros

OS OUTROS!...


1 - Jesus

O nosso supremo Mestre, a quem devemos imitar, viveu para os outros e morreu pelos outros. Deixou-nos o exemplo, para que sigamos as Suas pisadas (I Pedro 2:21).

Fez-se tudo por amor dos outros:

- Fez-se carne ( João.1:14; Filipenses.2:6-8).

- Fez-se servo (Filipenses.2:7).

- Fez-se pecado (2 Corintios.5:21).

- Fez-se pobre (2 Corintios.8:9).

- Fez-se maldito. ( Galatas.3:13).

- Fez-se menor do que os anjos. (Hebreus.2:9)

E muito mais se podia citar.

Quando lemos aquilo a que Jesus Se fez, note que foi "para que...", acrescenta a Escritura.

Foi dito a Jesus, quando estava na cruz: "Salvou os outros e a Si mesmo não se pode salvar"( Lucas.23:35-37).

Como sabemos, Jesus chorou, mas não por Si, mas pelos outros (Lucas.19:41; Joao.11:33-35).

No ministério do Senhor Jesus, ressalta a grande compaixão pelos outros (Mateus.9:36; 14;14; 20:34; Lucas.7:13). Só não teve compaixão de Si mesmo (Mateus 16:21-23).

Sejamos como o samaritano, que foi movido de intima compaixão pelo caído junto ao caminho, despojado, espancado, semi-morto.

Um pensamento que li algures: "Quem não vive para servir, não serve para viver."



2 - Moisés

Ele deveria ter uns 80 anos naquela altura (Actos 7:23,30). A sua vida tinha-se estruturado de novo, depois de uma fase difícil em que tivera de fugir para não morrer nas mãos de Faraó. Casado, era pai de um filho, Gerson (Êxodo 2:22). Mais tarde lemos também acerca de um outro filho, de nome Eliézer( Êxodo18:2-4). Moisés apascentava as ovelhas de seu sogro, desfrutando a paz e o sossego duma vida pastoril (já andei a guardar ovelhas, conheço isso por experiência).

É nesta altura que o Senhor chama Moisés para ser o homem usado na libertação de Israel, povo que vivia no Egipto em grande aflição (Êxodo 3:1-10). Era uma missão que não se apresentava nada fácil.

A princípio, Moisés argumenta com Deus, procurando escapar a uma tal missão. Leia em Êxodo 3:11; 4:1,10, 13. Finalmente Moisés obedece ao Senhor e por amor dos outros. Assim, deixando tudo e todos, vai para o Egipto ( Êxodo.4:18-20).

Como bem sabemos hoje, que grande sucesso teve Moisés no seu longo (40 anos) e tão abençoado ministério! Ele pôs os outros acima de tudo na sua vida.

É um exemplo entre muitos que podíamos citar. Leia em Êxodo 32:30-32; Deuteronómio 9:16-20.

Moisés, libertador, estadista, historiador, poeta, moralista, legislador hebreu, foi o maior vulto do Antigo Testamento. Deus o usou para formar de uma raça de escravos egípcios e sob as maiores dificuldades, uma nação agressiva e poderosa que alterou completamente o curso da humanidade. E acrescento: porque um dia, obedecendo ao Senhor, pôs os outros acima de tudo na sua vida.



3 - Os Quatro Leprosos

Eles pensaram que estava a chegar o seu fim. Iriam morrer de fome.

Inesperada e milagrosamente encontraram grande abundância de comida. Naturalmente, comeram e beberam (II Reis 7:3, 4).

Também ali encontraram prata, ouro e vestidos. Que bênção, terão dito uns aos outros.

A primeira ideia foi esconder, guardando o que tinham encontrado, como lemos no v 8.

Só estavam a pensar em si mesmos. Porém... temos o v 9 a seguir. Os ricamente abençoados lembraram-se dos outros, dizendo:"Não fazemos bem; este é o dia de boas novas, e nos calamos...” Não esperemos, vamos e anunciemos aos famintos, que estão a morrer de fome, dentro da cidade de Samaria, que hoje é o dia de Boas Novas (Evangelho).

Isto, porque quatro homens pensaram nos outros! (2 Reis.7:10.16,17). Compare com Provérbios 11:24-26.

Um dia o meu filho, quando era ainda criança, estava à mesa mas não estava a gostar muito do que comia. Para o encorajar a valorizara refeição, disse-lhe: “Há muitas pessoas, em certos países, que se tivessem esse alimento o comeriam sofregamente”.

Ele ficou a pensar e depois perguntou-me: “Pai, como é que eu posso fazer chegar esta comida a casa dessas pessoas?” Uma boa pergunta…

Talvez o meu caro irmão não possa ir, mas pode enviar, por amor aos outros. Estou pensando na obra missionária (Romanos 10:14,15).



4 – Neemias

Este nome significa: "Jeová conforta", Tratava-se de um homem que, como sabemos, era um judeu cativo no império persa. Vamos encontrá-lo aqui como copeiro do rei, oficio muito honroso no Oriente, só exercido por homens de grande confiança.

Neemias devia gozar de alto conceito no palácio. Sacrificou tudo isso, até a vida tranquila do palácio, ao saber da vida miserável em que se encontravam os judeus em Jerusalém. (Neemias 1:2,3).

Reparemos qual foi a reacção de Neemias ao saber da situação em que os outros se encontravam: "Chorei, jejuei, orei". Até o seu rosto ficou diferente (Neemias1:4-11; 2:1-3). Mas não ficou por aqui.

Pediu ao rei para ser enviado como obreiro, para um campo que não se apresentava nada fácil nem atraente (Neemias.2:5). No seu frutuoso ministério, é de notar que o intrépido Neemias não se conformou nem se intimidou com os inimigos de fora, nem com pecado de dentro. Tudo foi feito por amor aos outros!!!



5 – Ester

Uma particularidade do livro de Ester, que não se encontra em qualquer outro livro da Bíblia, é a ausência do nome de Deus. Porém, não existe outro livro em que a acção de Deus seja mais evidente.

Antes de sair o édito real que condenava à morte todos os judeus no império de Assuero, já Ester era rainha na Pérsia. Foi a "salvadora" dos judeus naqueles dias.

Lembramos que quando grassava a fome por toda a terra, já antes José era o governador do Egipto, sendo chamado 'salvador do mundo' (Zafenate -Paneia) (Génesis 41:45). "O que ele vos disser, fazei" (Génesis 41:55. Compare com João 2:5).

Antes que o pecado entrasse no mundo, já o plano de salvação estava estabelecido (Apocalipse.13:8).

Voltemos de novo a Ester (o seu nome persa era Hadassa – Ester 2:7). Ester significa Estrela. Compare com Filipenses 2:15.

Ester era uma jovem bela e formosa à vista, notando-se a sua simplicidade (Ester 2:7,13,15). Era orfã de pai e mãe, sendo criada pelo seu primo Mardoqueu.

Saiu então o édito real onde era anunciada a destruição de todos os judeus que havia no reino de Assuero (Ester 3:6).

Ester arrisca a sua própria vida para que os outros sejam salvos. (Ester 4:15-17). Lembramos Moisés (Êxodo32:31,32) e Paulo (Romanos.9:1-3).

O livramento veio porque uma mulher amou os outros acima da sua vida.

Paz e fidelidade para todos os judeus (Ester 9:30) e para nos também, cristãos!

O livro de Ester é lido solene e anualmente nas sinagogas, na festa de Purim

Aí, quando se lê o livro de Ester, ao chegar a palavra Hama, o povo clama:"Seja apagado seu nome!", "Pereça o nome dos perversos!". Ao acabar a leitura o povo exclama:"Maldito seja Hama; bendito seja Mardoqueu; maldita seja Zeres (mulher de Hama); bendita seja Ester; malditos sejam os idólatras; benditos sejam todos os israelitas, e bendito seja Harbona que enforcou a Hama." Ao findar este culto na sinagoga o povo entrega-se a folgar. Há um provérbio entre os judeus que diz: "O Templo pode cair, mas nunca a festa de Purim."



6 – Pedro

Incansável, ia por toda a parte, (Actos 9:32) por amor aos outros. Esteve em Lida, em casa de Eneias (Actos 9:32), em Jope, em casa de Dorcas (Actos 9:36-42), em Cesareia, em casa de Cornélio (Actos10:1,24).



7 – Paulo

O grande imitador do Senhor Jesus (I Coríntios11:1), fez-se tudo por amor dos outros (I Coríntios 9:19-22).

Paulo, como sabemos, muitas vezes chorou, mas à semelhança do Senhor Jesus, nunca chorou por si mesmo mas pelos outros. Nem queria que chorassem por ele (Lucas 23:28; Actos 21:13). De muita boa vontade gastava e se deixava gastar pelos outros. (II Coríntios12:15).

Todo o ministério de Paulo foi pautado pelo seu amor ao Senhor e pelo o amor aos outros. (Romanos 9:1-3; II Timóteo 2:10-12).



Conclusão

É tempo de parar para pensar: o que significam os outros para nós? È o amor por eles que nos move?

Lembro o que disse Pedro no monte da transfiguração: "Bom é estarmos aqui.."

Mas, e os outros que se debatiam com um problema sério no sopé do monte!? (Mateus 17:4,14-18). Importava ir ter com eles.

A primitiva Igreja, em Jerusalém, passava por um poderoso avivamento, conforme lemos nos primeiros capítulos de Actos. Porém, a ordem do Senhor Jesus tinha sido:"Ficai em Jerusalém até que...”. Não ficariam ali para sempre. Deveriam sair por todo o mundo, pregando o Evangelho a toda a criatura (Lucas 24:49; Marcos16:15).

Foi necessária uma grande perseguição à Igreja (Actos 8:1,4; 11:19-21).

Não podemos esquecer os outros que ainda estão assentados em trevas na região e sombra da morte, aguardando a grande luz - JESUS!

Sem comentários: