quinta-feira, janeiro 07, 2010

Número 47 - Sono bom e sono mau

Algumas vezes tenho ouvido dizer que existe o colesterol bom e o colesterol mau. Um parece ser bem-vindo enquanto que o outro se pode tornar perigoso. Pois em relação ao sono poderemos dizer o mesmo. Na Bíblia encontramos o sono bom e o sono mau. Vamos meditar acerca de cada um deles.


O sono bom

O sono bom é aquele que vem do Senhor. “… pois assim dá Ele aos Seus amados o sono." (Salmo 127:2). Na verdade, tudo aquilo que é bom, toda a boa dádiva, vem do Senhor (Tiago 1:16,17).


Esse sono resulta da confiança no Senhor. “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. “(Salmo 3:5,6); “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança” (Salmo 4:8) Lembro que quando me casei, tinha um quadro com este versículo, no nosso quarto.


Jesus dormiu no meio de uma grande tempestade (Mateus 8:23-26).Tal é possível descansando no Senhor que pode acalmar tempestades.


Actos 12:1-8 Pedro dormia na prisão, acorrentado e colocado entre dois soldados. Um sono profundo! Nem a presença de um anjo com o seu resplendor o acordaram, foi necessário o anjo despertá-lo. Pedro estava confiado como o filho do leão (Provérbios 28:1). Neste caso, e melhor dizendo, como filho de Deus!


O sono mau

Eis alguns casos referidos na Bíblia que exemplificam o sono mau:


A -Jonas dormindo na sua desobediência ao Senhor e sob uma grande tempestade no mar ( Jonas 1:3-5). A angústia era grande dentro daquele barco. Era tempo de clamar ao Senhor ( Salmo 50:15), porém ele não o fazia. O profeta de Deus dormia um profundo sono no porão. Uma outra tradução diz que o mestre do navio ouviu Jonas a ressonar.

O percurso de Jonas, na sua desobediência, foi sempre a descer. Desceu a Jope (1:3), desceu para dentro do navio (1:5), desceu aos lugares do porão (2:6), desceu até aos fundamentos dos montes. Ali o Senhor lhe deu livramento, na Sua misericórdia, ouvindo a oração do profeta (2:7-10)!


B- A ordenança do Senhor aos seus discípulos era “vigiai e orai”. Em vez disso, os discípulos dormiam. Disse-lhes Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:36). Aquele sono poderia levá-los a cair em tentação.


C – O sono durante a sementeira facilitará a presença do joio. “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” (Mateus 13:24,25). Semeemos e cuidemos da sementeira, porque há um inimigo que tentará semear "joio". Vigiemos, pois,e não durmamos.


D - Um jovem dormindo durante o culto? (Actos 20:7-10). Note que Eutico não é chamado de discípulo. Ananias, que foi designado pelo Senhor para ser o primeiro cristão a falar com Saulo, é chamado de discípulo (Actos 9:10). Já Ananias de que fala o C. 5 de Actos não é chamado de discípulo. Bem sabemos porquê. Timóteo é chamado de discípulo (16:1-3). Só os discípulos o Senhor pode usar, não os sonolentos. Alguém me dizia que quando o sono não vem, vai ler Bíblia, dai a pouco esta a dormir! Usar a Bíblia para dormir? É algo estranho. Há um adágio que diz: "Quem muito dorme pouco aprende".


E - “O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Provérbios 10:5). Ainda é tempo de sega. Por quanto tempo? Não é tempo de dormir, é tempo de segar. Não sejamos filhos que envergonham.


Hino 224 - "Vem e vê, os campos brancos já estão/ Aguardando braços que os segarão/ Irmão, desperta, faz-te pronto e alerta,/ Queiras logo responder: Eis-me aqui Senhor./ Olha que a seara bem madura está/ Que colheita gloriosa não será/ Irmão, desperta, faz-te pronto e alerta!/ Poucos dias são que restam para o segador!


É tempo de despertar

Oh preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.” (Provérbios 6:9-11).


Creio que estes versículos não se aplicam aos pastores e meus caros colegas, que estão no activo, mas estão nas Sagradas Escrituras. Então importa lê-los e meditar.


Leiamos um pouco mais: “A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.” (Provérbios 19:15); “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão.” (Provérbios 20:13).


Provérbios 24:30-34 - Em que estado desolador se encontrava esta vinha! Onde estava o vinhateiro? Dormindo. Enquanto a vinha se ia arruinando, o vinhateiro dormia, de braços cruzados. Quando o Senhor, o nosso Pai, nos chama para a Sua vinha, é para TRABALHAR. "Filho , vai TRABALHAR hoje na minha vinha." (Mateus 21:28-31).


Cantares 2:15 Cuidado com as raposas e as "raposinhas"! Causam mal às vinhas.


O Senhor pôs Adão no Seu Jardim para que, naturalmente, desfrutasse de toda a beleza e riqueza que o mesmo oferecia. Mas está escrito que Adão foi ali posto para o lavrar e guardar... TRABALHAR!


O amado pastor José Pessoa, de saudosa memória, contou-me que uma vez foi convidado para falar numa certa Igreja. Sentiu falar sobre o dízimo. No fim do culto, o pastor local falou à Igreja, dizendo: "Desculpem a mensagem de hoje, mas para a outra vez será melhor".


Não vou dizer que desculpem o conteúdo desta "folha", mas a próxima será melhor. O meu desejo é partilhar convosco os princípios bíblicos, a vontade de Deus para cada um de nós e para o nosso ministério. É tempo de ceifar, não nos deixando tentar pelo “sono mau”.


Disse Jesus: “ É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9:4). Cumpramos a vontade do Senhor, para que não sejamos “como vinagre para os dentes ou como fumo para os olhos".


Como vinagre para os dentes e fumo para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.” (Provérbios 10:26).

Sem comentários: