quinta-feira, janeiro 28, 2010

Número 48 - Sublinhados e Anotações da Bíblia

Quando o Senhor me salvou, em 1951, adquiri uma Bíblia. De facto, foi a única que comprei pois, a partir de então, e ao longo dos 55 anos que tenho servido a Deus como pastor, foram-me oferecidas umas dez Bíblias! Estas ofertas são expressão da grande generosidade dos irmãos que têm estado próximos de mim ao longo dos anos de ministério!

Ainda possuo esta Bíblia e tem sido a mais utilizada para estudo pessoal. Está cheia de sublinhados e anotações, que relembro frequentemente quando a folheio e que conservam muito valor para mim.

Assim, nesta Folha Solta, venho partilhar com os irmãos alguns desses apontamentos presentes na minha Bíblia. Desejo que sejam de bênção para cada um de vós!


1 - Achando…

O que desejamos achar no dia de hoje? Para se achar é preciso procurar (João 1:41-45). Tanto o pastor que saiu em busca da ovelha perdida como a mulher que perdeu uma das suas moedas, acharam porque procuraram. Compare com Lucas 15:3-9.

Por vezes ouve-se esta oração: "Senhor traz pessoas aos cultos" O Senhor responderá "Vai buscá-las". É o nosso dever e privilégio.

Jesus promete: "Quem busca acha” (Lucas 11:10).


2 - Crescer no Conhecimento

Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. (II Pedro 3:18).

Como crescer no conhecimento? Pela proximidade, pelo convívio. Convivendo, cresce o conhecimento. Vejamos dois exemplos:

1 A samaritana – Inicialmente via apenas em Jesus um judeu – João 4:9; depois já via em Jesus um profeta – João 4:19; finalmente viu n'Ele o Cristo – João 4:29.

2 O cego - Falando de Jesus dizia: Um homem – João 9:11; depois disse d’Ele que era profeta 9:17; finalmente creu que Jesus era o Filho de Deus - 9:35-38. Importa ainda ler em Oséias 4:1;6:3,6.

Depois de passarem um dia com Jesus, os discípulos disseram: Achámos o Cristo! (João 1:38-41).

Um filho dizia: “Tenho um pai diferente, ele é um crente na Igreja , mas é outro em casa”. O pai que o levava à igreja não correspondia ao mesmo com quem ele convivia em casa, certamente pelo mau exemplo que dava.


3 - Onde está a nossa luz?

JESUS é a luz do mundo (João 12:46). Nós somos candeias (João 5:33-35; Mateus.5:15,16;25:6-10). Se nos faltar o azeite ( Espírito Santo) não teremos mais luz. Seremos candeias inúteis.

Não escondamos a nossa luz! Debaixo do alqueire (negócios desta vida) a luz irá apagar-se. S. Paulo nos alerta para isso (II Timóteo 2:4). Ainda somos ensinados a não colocar a luz debaixo da cama - Marcos 4:21. O sono é uma bênção. Mas "o que é demais, não presta" como se costuma dizer.


4 - Só o Amor de Deus deve ser exaltado

João quando fala de si mesmo nunca cita o seu nome, seja no Evangelho, nas três cartas que escreveu ou no Apocalipse. Diz, sim: "Aquele discípulo a quem Jesus amava" (João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7,20).

E ainda em João 11:3, quando fala de Lázaro, escreve: "Lazaro, aquele que Tu (Jesus) amas." João exalta o amor de Jesus por nós, não o nosso amor por Jesus.

Havia um coro que cantávamos e que dizia: "Oh quanto eu amo a Cristo!" Será esse o amor que devemos exaltar? Quando cantávamos, pensava no que disse Pedro, quando Jesus lhe perguntou se O amava; "Senhor, Tu sabes tudo"(João 21:17). O amor de Deus por nós é que é digno de ser exaltado.


5 - Porque seguimos Jesus?

Havia alguns que O seguiam porque viam os sinais que Ele fazia (João 6:2). Outros porque comeram do pão e se saciaram (6:26,27). Mas também muitos O seguiam porque desejavam aprender mais d’Ele e conhecê-lO melhor (João 1:36,37; 6:67-69).


6 - Para que…

Na oração sacerdotal no cap.17 de S. João, Jesus refere diversos propósitos que se deverão cumprir em nós, como filhos seus. Nesse sentido, repare em todas as vezes que surge a expressão "PARA QUE..."

“PARA QUE também o teu Filho te glorifique a Ti."(v.1) ...

“PARA QUE dê a vida eterna..." (v.2).

“PARA QUE sejam um..." (v.11).

“PARA QUE a Escritura se cumprisse" (v.12)

“PARA QUE tenham a minha alegria" (v.13)

“PARA QUE também eles sejam santificados..." (v.19).

“PARA QUE o mundo creia que Tu me enviaste.." (v. 21).

“PARA QUE sejam um..."(v.22).

“PARA QUE eles sejam perfeitos em unidade" e

“PARA QUE o mundo conheça que Tu me enviaste..."(v. 23).

“PARA QUE vejam a minha glória..."(v. 24).

“PARA QUE o amor com que me tens amado esteja neles e Eu neles esteja." (v.26)

7 - Cuidado com o engodo

Na passagem bíblica em Tiago 1:14 somos alertados para o perigo do engodo.

Vejamos alguns exemplos de que a Biblia nos fala, para que fiquemos atentos a tal perigo:

- Balaque, que significa "seco, esgotado", pede auxilio a Balaão que significa "devorador". O conselho de Balaão a Balaque causou tão grande estrago ao povo de Israel! Leia em Números 25:1-3, 9; 31:14-16; II Pedro 2:14,15; Judas v.11; Apocalipse 2:14.

Balaão foi morto no dias de Josué (Josué 13:22).

- Sansão significa: "Pequeno sol". Dalila significa: "Delicada, débil". É caso para dizer que a débil apagou o pequeno sol Juizes 16:4,5,15-22. A partir do seu pecado, Sansão perdeu a visão e o vigor, com o engodo proposto pelos filisteus.

Moisés, pelo contrário, aos 120 anos de idade ainda mantinha o vigor e a visão. (Deuteronómio 34:7). Lembro que quando era rapaz procurava apanhar os pássaros com um laço, uma armadilha, Antes, porém, eu tinha que saber primeiro o que é que os pássaros mais gostavam de comer. Se estamos a ficar "enlaçados", atraídos por um engodo, peçamos ao Senhor que o "laço" se quebre e nós escaparemos (Salmo 91:3). Então diremos: "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado..." (Salmo 124).


Estes são alguns dos sublinhados e das anotações da minha primeira Bíblia. Confio no Senhor de que terão sido de edificação .


Bênçãos abundantes para cada um de vós e para o vosso ministério.


Miguel Francisco Coias

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Número 47 - Sono bom e sono mau

Algumas vezes tenho ouvido dizer que existe o colesterol bom e o colesterol mau. Um parece ser bem-vindo enquanto que o outro se pode tornar perigoso. Pois em relação ao sono poderemos dizer o mesmo. Na Bíblia encontramos o sono bom e o sono mau. Vamos meditar acerca de cada um deles.


O sono bom

O sono bom é aquele que vem do Senhor. “… pois assim dá Ele aos Seus amados o sono." (Salmo 127:2). Na verdade, tudo aquilo que é bom, toda a boa dádiva, vem do Senhor (Tiago 1:16,17).


Esse sono resulta da confiança no Senhor. “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. “(Salmo 3:5,6); “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança” (Salmo 4:8) Lembro que quando me casei, tinha um quadro com este versículo, no nosso quarto.


Jesus dormiu no meio de uma grande tempestade (Mateus 8:23-26).Tal é possível descansando no Senhor que pode acalmar tempestades.


Actos 12:1-8 Pedro dormia na prisão, acorrentado e colocado entre dois soldados. Um sono profundo! Nem a presença de um anjo com o seu resplendor o acordaram, foi necessário o anjo despertá-lo. Pedro estava confiado como o filho do leão (Provérbios 28:1). Neste caso, e melhor dizendo, como filho de Deus!


O sono mau

Eis alguns casos referidos na Bíblia que exemplificam o sono mau:


A -Jonas dormindo na sua desobediência ao Senhor e sob uma grande tempestade no mar ( Jonas 1:3-5). A angústia era grande dentro daquele barco. Era tempo de clamar ao Senhor ( Salmo 50:15), porém ele não o fazia. O profeta de Deus dormia um profundo sono no porão. Uma outra tradução diz que o mestre do navio ouviu Jonas a ressonar.

O percurso de Jonas, na sua desobediência, foi sempre a descer. Desceu a Jope (1:3), desceu para dentro do navio (1:5), desceu aos lugares do porão (2:6), desceu até aos fundamentos dos montes. Ali o Senhor lhe deu livramento, na Sua misericórdia, ouvindo a oração do profeta (2:7-10)!


B- A ordenança do Senhor aos seus discípulos era “vigiai e orai”. Em vez disso, os discípulos dormiam. Disse-lhes Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:36). Aquele sono poderia levá-los a cair em tentação.


C – O sono durante a sementeira facilitará a presença do joio. “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” (Mateus 13:24,25). Semeemos e cuidemos da sementeira, porque há um inimigo que tentará semear "joio". Vigiemos, pois,e não durmamos.


D - Um jovem dormindo durante o culto? (Actos 20:7-10). Note que Eutico não é chamado de discípulo. Ananias, que foi designado pelo Senhor para ser o primeiro cristão a falar com Saulo, é chamado de discípulo (Actos 9:10). Já Ananias de que fala o C. 5 de Actos não é chamado de discípulo. Bem sabemos porquê. Timóteo é chamado de discípulo (16:1-3). Só os discípulos o Senhor pode usar, não os sonolentos. Alguém me dizia que quando o sono não vem, vai ler Bíblia, dai a pouco esta a dormir! Usar a Bíblia para dormir? É algo estranho. Há um adágio que diz: "Quem muito dorme pouco aprende".


E - “O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Provérbios 10:5). Ainda é tempo de sega. Por quanto tempo? Não é tempo de dormir, é tempo de segar. Não sejamos filhos que envergonham.


Hino 224 - "Vem e vê, os campos brancos já estão/ Aguardando braços que os segarão/ Irmão, desperta, faz-te pronto e alerta,/ Queiras logo responder: Eis-me aqui Senhor./ Olha que a seara bem madura está/ Que colheita gloriosa não será/ Irmão, desperta, faz-te pronto e alerta!/ Poucos dias são que restam para o segador!


É tempo de despertar

Oh preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.” (Provérbios 6:9-11).


Creio que estes versículos não se aplicam aos pastores e meus caros colegas, que estão no activo, mas estão nas Sagradas Escrituras. Então importa lê-los e meditar.


Leiamos um pouco mais: “A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.” (Provérbios 19:15); “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão.” (Provérbios 20:13).


Provérbios 24:30-34 - Em que estado desolador se encontrava esta vinha! Onde estava o vinhateiro? Dormindo. Enquanto a vinha se ia arruinando, o vinhateiro dormia, de braços cruzados. Quando o Senhor, o nosso Pai, nos chama para a Sua vinha, é para TRABALHAR. "Filho , vai TRABALHAR hoje na minha vinha." (Mateus 21:28-31).


Cantares 2:15 Cuidado com as raposas e as "raposinhas"! Causam mal às vinhas.


O Senhor pôs Adão no Seu Jardim para que, naturalmente, desfrutasse de toda a beleza e riqueza que o mesmo oferecia. Mas está escrito que Adão foi ali posto para o lavrar e guardar... TRABALHAR!


O amado pastor José Pessoa, de saudosa memória, contou-me que uma vez foi convidado para falar numa certa Igreja. Sentiu falar sobre o dízimo. No fim do culto, o pastor local falou à Igreja, dizendo: "Desculpem a mensagem de hoje, mas para a outra vez será melhor".


Não vou dizer que desculpem o conteúdo desta "folha", mas a próxima será melhor. O meu desejo é partilhar convosco os princípios bíblicos, a vontade de Deus para cada um de nós e para o nosso ministério. É tempo de ceifar, não nos deixando tentar pelo “sono mau”.


Disse Jesus: “ É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9:4). Cumpramos a vontade do Senhor, para que não sejamos “como vinagre para os dentes ou como fumo para os olhos".


Como vinagre para os dentes e fumo para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.” (Provérbios 10:26).