terça-feira, junho 05, 2012

Número 79 - Não te deixarei nem te desampararei

NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI
O sentimento de ter sido abandonado é dos mais dolorosos pelo qual alguém poderá passar. Deus criou-nos e sabe disso. Por isso, assegura-nos repetida e enfaticamente que nunca nos deixará nem desamparará.


Deus não me deixará
Vejamos passagens bíblicas que nos trazem essa promessa:
"Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis... porque o Senhor teu Deus e o que vai contigo. NÃO TE DEIXARÁ NEM TE DESAMPARARÁ. O Senhor é pois Aquele vai diante de ti"; "Ele será contigo NÃO TE DEIXARÁ, NEM TE DESAMPARARÁ. Não temas, nem te espantes". (Deuteronómio 31:6,8)
"Como fui com Moisés, assim serei contigo; NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI." (Josué 1:5)
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI.” (Hebreus 13:5).
O Senhor promete a Jacob: "E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores..." Jacob reclama essa promessa: "E Tu disseste, certamente te farei bem..." (Génesis 28:15; 32:12).


Mas sinto-me inquieto…
Em tempo de crise ou de adversidade, ansiamos por ver a resposta de Deus, que nos assegura a Sua presença bem perto de nós. Se não vem rapidamente, ficamos ansiosos. O que fazer?
Primeiramente, temos que entender que os tempos difíceis de hoje já estavam previstos na Bíblia: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (II Timóteo 3:1)
Depois, há que aquietar o nosso coração sabendo que quem nos guarda é um Grande Deus. Então, confiantes, descansemos n’Ele:
"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; ESTAI QUIETOS, e vede o livramento do Senhor..." (Êxodo 14:13).
"Não andeis pois INQUIETOS, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?... Mas buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).
" vos INQUIETEIS pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34).
"Não estejais INQUIETOS por coisa alguma: antes as vossas petições seja em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com acção de graças." (Filipenses 4:6).
"Lançando sobre Ele toda a vossa ANSIEDADE, porque Ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)
"Confiai n’ELE, ó povo, em todos os tempos; Deus é o nosso refúgio. (Salmo 62:8).


Será verdade?
Em momentos mais difíceis, em que nos sentimos particularmente sós, pode assaltar-nos a dúvida: será que Ele não nos deixa nem desampara mesmo?
A resposta encontra-se também na Bíblia:
"Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura diria Ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria"? (Números 23:19).
"Deus é a verdade." (Deuteronómio 32:4).
"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos." (Tito 1:2).
Como os discípulos no tempo de Jesus, peçamos: "SENHOR ACRESCENTA-NOS A FÉ! (Lucas 17:5)

"Para concluir esta "Folha Solta", escolhi uma oração e um hino.


Oração
"Duas coisas Te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: mantém-me o pão da minha porção acostumada. Para que porventura de farto Te não negue, e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e lance mão do nome de Deus." (Provérbios 30:7-9).


Hino
"CÂNTICOS de ALEGRIA" nº 58
1
"Não temas! Contigo, Eu sempre estarei"
Oh! rica promessa do bondoso Rei;
Qual estrela que brilha, lá na escuridão
Esta linda promessa brilha no meu coração.
CORO
Comigo estar! Comigo estar!
Sim, Jesus me promete,
Sempre comigo estar.
2
Os lírios mais alvos, ei-los murchos estão!
Os dias mais belos, quão depressa vão!
Cristo, o Lírio dos vales, nunca mudará;
Cristo, a Luz celeste, sempre comigo estará!
3
E, se pela águas tiver de passar,
Seus braços eternos hão de me guardar,
Sim, mesmo no fogo, que vem me provar,
Meu Senhor me promete sempre comigo estar!
Fraternais saudações aos amados leitores de "Folhas Soltas".
Vosso conservo no serviço do Senhor
Miguel F. Coias

Sem comentários: