domingo, agosto 12, 2012

Número 81 - Tempo de Trabalhar

A Bíblia ensina que há um tempo designado para todo o propósito. Há tempo de descansar e tempo de trabalhar. O amado e saudoso pastor José de Oliveira Pessoa, dizia: "É preferível o obreiro morrer cansado, do que morrer "enferrujado".

Foi assim desde o princípio. Deus colocou Adão no jardim no Éden, para nele TRABALHAR: "E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o LAVRAR e o GUARDAR." (Génesis 2:15).

Estando determinados em trabalhar para o Senhor, há alguns aspectos a ter em conta. Vamos lembrá-los aqui: 

A presença divina  

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te Josué filho de Jeozadaque, sumo sacerdote e esforçai-vos todo o povo da terra, diz o Senhor, e TRABALHAI; porque Eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2:4).

Tal como foi prometido a Zorobabel e a Josué, Deus  est á connosco quando estamos a trabalhar para Ele. A sua presença e a sua ajuda  est ão asseguradas. 

O tempo 

"Convém que Eu faca as obras d'Aquele que me enviou, enquanto e dia; a noite vem, quando ninguém pode TRABALHAR." (João 9:4).

Notamos em Jesus um sentido de urgência, sabendo que não teria o tempo todo para fazer as obras do Pai. Que essa percepção também nos faça correr para o trabalho a ser feito. 

A utilidade

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso TRABALHO não é vão no Senhor." (I Coríntios 15:58).

Mesmo que não vejamos logo resultados do trabalho feito, não deveremos desanimar, pois nunca será em vão! 

A eternidade 

"E ouvi uma voz do céu que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos, que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que dos seus TRABALHOS, e as suas OBRAS os sigam." Apocalipse 14:13).

Aquilo que fizermos tem um sentido eterno, pois seguir-nos-á. Que certeza animadora e gloriosa!

Concluo com um hino que nos encoraja a trabalhar, o Hino 115 de "Cânticos de Alegria".
 
"TRABALHAI E ORAI"    

                         1
Eu quero TRABALHAR p'ra meu Senhor,
Levando a Palavra com amor;
Quero cantar e orar,
E ocupado sempre estar
Sim na vinha do Senhor

                  CORO
TRABALHAI e orai,
Na seara e na vinha do Senhor;
Meu desejo e orar, e ocupado sempre estar.
Sim, na vinha do Senhor.

                       2
Eu quero cada dia TRABAJHAR;
Escravos do pecado libertar;
Conduzi-los a Jesus, nosso Guia, nossa Luz,
Sim, na vinha do Senhor.

                       3
Eu quero ser obreiro de valor,
Confiando no poder do Salvador;
Se quiseres TRABALHAR, acharas também lugar,
Sim, na vinha do Senhor.
 
Vosso irmão e conservo no serviço do Senhor
                         - Miguel F. Coias

Sem comentários: