O que hei-de fazer?
Quantos de nós já fizemos esta pergunta a nós mesmos? Pode não ter sido de forma audível, mas dentro de nós ansiámos por uma direcção definida para a nossa vida. Precisámos de ter um plano mas não soubemos como, onde, quando ou porquê.
Talvez pensámos seguir por este ou por aquele caminho, mas inquietava-nos o facto de não saber onde é que aquela decisão nos iria levar. E ficávamos indecisos. Seria uma boa opção? Ou mais tarde iríamos arrepender-nos dela?
O exemplo de David
Naquele dia, sucedia o mesmo com David. Não sabia o que fazer. Nessa indecisão, pôs-se a caminho da cidade de Mispá, no reino de Moabe, com um objectivo em mente: "E foi-se David dali a Mispá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas; Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, ATE QUE EU SAIBA o que Deus há-de fazer de mim." (I Samuel 22:3.)
Mais do que saber o que fazer, ele queria entender o que é que Deus queria fazer dele. Sabia que era Deus quem guiava os seus passos. Foi nessa certeza que escreveu: "" O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos. GUIA-ME mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; GUIA-ME pelas veredas da justiça, por amor do Seu Nome."(Salmo 23:1-3). Essa era, e ainda é hoje, a perspectiva correcta.
De imediato Deus usou o profeta Gade para lhe indicar para onde deveria ir – para o bosque de Herete. E seguiram-se vitórias e protecção de Deus sobre a sua vida, como consta no texto bíblico.
O exemplo de Moisés
Do mesmo modo, Deus revelou-se a Moisés de uma forma clara: "Fez notórios os Seus caminhos a Moisés..." (Salmo 103:7).
Os salmistas
Não há quem guie a nossa vida como o Senhor. O Seu olhar é mais elevado que o nosso. Alcança cenários de vida a que ainda não chegámos e, por isso, sabe conduzir os nossos passos com segurança. Por isso lemos que os salmistas pediam e confiavam na direcção deDeus:
"Senhor, GUIA-ME na Tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o Teu caminho." (Salmo 5:8).
"GUIA-ME na Tua verdade, e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação; por Ti estou esperando todo o dia. GUIARÁ os mansos rectamente, e aos mansos ensinará o Seu caminho. Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher." (Salmo 25:5,9,12)
" Porque Tu és a minha rocha, e a minha fortaleza; pelo que, por amor do Teu Nome, GUIA-ME e ENCAMINHA-ME." (Salmo 31:3).
"Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; Ele será nosso GUIA até à morte." (Salmo 48:14).
"GUIAR-ME-ÁS com o Teu conselho, e depois me receberás em glória." (Salmo 73:24).
As aparências
Não façamos como foi feito nos dias de Josué. Confiaram nas aparências: "Então aqueles tomaram da sua provisão, e não pediram conselho ao Senhor." (Josué 9:14). "
Disse Jesus: Não julgueis segundo a aparência, mas segundo a recta justiça." (João 7:24),
Deus promete guiar os Seus filhos:
"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que e útil, e te GUIA pelo caminho em que deves andar." (Isaías 48:17).
"E o Senhor te GUIARÁ continuamente..." (Isaías 58:11).
Jesus prometeu a direcção do Espírito Santo sobre as nossas vidas:
"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos GUIARÁ em toda a verdade: porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará porque há-de receber do que é Meu, e vo-lo há-de anunciar." (João 16:13,14).
De facto, essa é uma condição inerente aos filhos de Deus:
" Porque todos os que são GUIADOS pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus." (Romanos 8:14).
Hoje mesmo, Deus quer ser o Guia das nossas vidas. Firmemo-nos nessa verdade e busquemos d'Ele a direcção certa e segura para o nosso caminho.
Hino 141 de "Cânticos de Alegria"
1- Aonde guiar-me, meu Senhor,
Eu seguirei, por Seu amor;
E Sua mão que me conduz,
Por mim ferida sobre a cruz.
Coro
Guia-me sempre, meu Senhor,
Guia meus passos, Salvador;
Tu me compraste sobre a cruz;
Rege-me em tudo, meu Jesus.
2 - Acho prazer em Te seguir,
Descanso e paz faz-me sentir;
Doce é em mim o Teu querer,
Gozo me traz Te obedecer.
3 - Sigo sem medo o meu Senhor,
Que me encheu do Seu amor;
Sentindo perto a Sua mão,
Posso cantar na escuridão.
4 - Para Seu reino me conduz,
Pelo jardim e pela cruz;
Lá ficou morto o velho eu,
Lá meu espírito reviveu.
Cordiais saudações deste vosso irmão em Cristo,
Miguel F, Coias
Sem comentários:
Enviar um comentário