quinta-feira, setembro 13, 2012

Nº 83 - Guia-me Sempre, Meu Senhor

O que hei-de fazer?

Quantos de nós já fizemos esta pergunta a nós mesmos? Pode não ter sido de forma audível, mas dentro de nós ansiámos por uma direcção definida para a nossa vida. Precisámos de ter um plano mas não soubemos como, onde, quando ou porquê.

Talvez pensámos seguir por este ou por aquele caminho, mas inquietava-nos o facto de não saber onde é que aquela decisão nos iria levar. E ficávamos indecisos. Seria uma boa opção? Ou mais tarde iríamos arrepender-nos dela?

O exemplo de David

Naquele dia, sucedia o mesmo com David. Não sabia o que fazer. Nessa indecisão, pôs-se a caminho da cidade de Mispá, no reino de Moabe, com um objectivo em mente: "E  foi-se David dali a Mispá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas; Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, ATE QUE EU SAIBA o que Deus há-de fazer de mim." (I Samuel 22:3.)

Mais do que saber o que fazer, ele queria entender o que é que Deus queria fazer dele. Sabia que era Deus quem guiava os seus passos. Foi nessa certeza que escreveu: "" O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos. GUIA-ME mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; GUIA-ME pelas veredas da justiça, por amor do Seu Nome."(Salmo 23:1-3). Essa era, e ainda é hoje, a perspectiva correcta.

De imediato Deus usou o profeta Gade para lhe indicar para onde deveria ir – para o bosque de Herete. E seguiram-se vitórias e protecção de Deus sobre a sua vida, como consta no texto bíblico.

O exemplo de Moisés

Do mesmo modo, Deus revelou-se a Moisés de uma forma clara: "Fez notórios os Seus caminhos a Moisés..." (Salmo 103:7).

Os salmistas

Não há quem guie a nossa vida como o Senhor. O Seu olhar é mais elevado que o nosso. Alcança cenários de vida a que ainda não chegámos e, por isso, sabe conduzir os nossos passos com segurança. Por isso lemos que os salmistas pediam e confiavam na direcção deDeus:

"Senhor, GUIA-ME na Tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o Teu caminho." (Salmo 5:8).

"GUIA-ME na Tua verdade, e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação; por Ti estou esperando todo o dia. GUIARÁ os mansos rectamente, e aos mansos ensinará o Seu caminho. Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher." (Salmo 25:5,9,12)

" Porque Tu és  a  minha rocha, e a minha fortaleza; pelo que, por amor do Teu Nome, GUIA-ME e ENCAMINHA-ME." (Salmo 31:3).

"Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; Ele será nosso GUIA até à morte." (Salmo 48:14).

"GUIAR-ME-ÁS com o Teu conselho, e depois me receberás em glória." (Salmo 73:24).

As aparências

Não façamos como foi feito nos dias de Josué. Confiaram nas aparências: "Então aqueles tomaram da sua provisão, e não pediram conselho ao Senhor." (Josué 9:14). "

Disse Jesus: Não julgueis segundo a aparência, mas segundo a recta justiça." (João 7:24),

Deus promete guiar os Seus filhos:

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que e útil, e te GUIA pelo caminho em que deves andar." (Isaías 48:17).

 "E o Senhor te GUIARÁ continuamente..." (Isaías 58:11).

Jesus prometeu a direcção do Espírito Santo sobre as nossas vidas:

"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos GUIARÁ em toda a verdade: porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará porque há-de receber do que é Meu, e vo-lo há-de anunciar." (João 16:13,14).

De facto, essa é uma condição inerente aos filhos de Deus:

 " Porque todos os que são GUIADOS pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus." (Romanos 8:14).

Hoje mesmo, Deus quer ser o Guia das nossas vidas. Firmemo-nos nessa verdade e busquemos d'Ele a direcção certa e segura para o nosso caminho.

 

Hino 141 de "Cânticos de Alegria"

 

1- Aonde guiar-me, meu Senhor,

    Eu seguirei, por Seu amor;

    E Sua mão que me conduz,

    Por mim ferida sobre a cruz.

 

                  Coro

   Guia-me sempre, meu Senhor,

   Guia meus passos, Salvador;

    Tu me compraste sobre a cruz;

    Rege-me em tudo, meu Jesus.

 

2 - Acho prazer em Te seguir,

     Descanso e paz  faz-me sentir;

     Doce é em mim o Teu querer,

     Gozo me traz Te obedecer.

 

3 - Sigo sem medo o meu Senhor,

     Que me encheu do Seu amor;

     Sentindo perto a Sua mão,

     Posso cantar na escuridão.

 

4 - Para Seu reino me conduz,

     Pelo jardim e pela cruz;

     Lá ficou morto o velho eu,

     Lá meu espírito reviveu.

 

Cordiais saudações deste vosso irmão em Cristo,

 Miguel F, Coias

 

Sem comentários: