domingo, agosto 12, 2007

Número 12 - Eliseu, homem de Deus

Eliseu

A chamada de Deus
Encontramo-lo pela primeira vez a lavrar com uma junta de bois (I Reis19:19) e foi ali que teve a chamada para ser profeta.
O Senhor não chama ociosos para O servir. Lembremo-nos de que Gedeão malhava o trigo, Amós era boieiro, Pedro era pescador e outros mais exemplos se poderiam dar de gente ocupada que foi chamada para servir a Deus.
Perante tal chamada, Eliseu "tomou a junta de bois e os matou, e com os aparelhos cozeu as carnes e as deu ao povo, e comeram" (I Reis19:21). Assim mostrou que jamais voltaria atrás. Um certo dia, Pedro voltou à faina da pesca, quando o Senhor Jesus lhe tinha dito que seria pescador mas de homens. Pedro não teve sucesso nessa pescaria, graças a Deus!!! Assim foi recuperado pelo Bom Mestre. Lembremos o filho pródigo. Ninguém lhe dava nada e quase morria de fome junto aos porcos, e assim voltou ao pai. Lembremos ainda Jonas, tinha dinheiro para pagar a passagem, seria melhor se não tivesse.
Desde agora Eliseu está com Elias, servindo-o (I Reis,19:21; II Reis 3:11). O mesmo se passou entre Moisés e Josué, Josué servia a Moisés (Êxodo 24:13; Josué 1:1). "Os que servirem bem..." (ITim.3:12,13)

O Homem de Deus
Eliseu foi chamado cerca de 30 vezes o "Homem de Deus". Que bênção foi este profeta para tantos em particular, e para toda a nação de Israel!
II Reis.2:19-21 As águas na cidade de Jericó foram saradas.
II Reis 3:8-18 As águas abundantes no deserto evitaram assim que os soldados e os seus cavalos morressem de sede, dando-lhe ainda uma completa vitória sobre os seus inimigos.
II Reis 4:1-7 Solucionou o problema de uma viúva em grande aflição. Repare que não faltou azeite, o que faltaram foram os vasos… "Deixa encher teu vaso, até transbordar....." diz um cântico.

O Hóspede
Vejamos um pouco mais do que está escrito no capítulo 4. Aqui aparece um casal que recebia em sua casa o homem de Deus, quando por ali passava.
Dizia a mulher a seu marido: "Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus" (II Reis.4:9). Compare com as passagens bíblicas de Gén. 26:28 e Luc.14:1. Tenha em mente que nós estamos a ser observados.
Ainda neste capítulo lemos que aquele casal hospitaleiro, fez um "pequeno" quarto (II Reis 4:10) para Eliseu. Diz que o quarto tinha apenas a mobília indispensável. Este homem de Deus não buscava comodidade. Compare com as passagens de Juizes.17:7-9; 18:18- 20.
Lembro também que o profeta Elias disse a uma pobre viúva: Faz para mim um bolo "pequeno".
Ainda neste mesmo capitulo 4, lemos que Eliseu mandou chamar a mulher que lhe preparou um quarto, para lhe anunciar que ela abraçaria um filho como recompensa pela sua hospitalidade (ela não tinha filhos), mas repare que ela não entrou no quarto, ficou à porta."Abstende-vos de toda a aparência do mal" (I Tess. 5:22); "Mas tu o homem de Deus, foge destas coisas…" (I Tim. 6:11).

Da Morte à Vida
II Reis 4:31 Agora encontramos no quarto o menino prometido, mas sem vida. Alguém disse que naquele quarto estavam agora três "mortos": o menino, Geazi e o bordão do profeta. Com a chegada do homem de Deus, tudo mudou! Aleluia!
II Reis 4:39-41 Havia morte na panela, mas pela intervenção do homem de Deus o que estava causando morte tornou-se em vida. Que bênção um tal homem!

Abundância de alimento
II Reis.4:42-44 Aqui vemos que havia pouco pão para uma centena de homens, mas o homem de Deus estava presente e disse: "Dá esse pão ao povo, porque assim diz o Senhor, comer-se-á e sobejará." Naturalmente, este facto faz-nos lembrar o milagre que o Senhor Jesus fez no deserto onde, com apenas cinco pães e dois peixes, ficaram saciados quase cinco mil homens, além das mulheres e das crianças, sobejando ainda 12 alcofas cheias (Mat.14:15-21).
Em II Reis 7:1 encontramos abundância de viveres para todos os famintos.

O que buscar?
II Reis.5:1 - 16 Naamã é curado da lepra. A sua carne é purificada, tornando-se como a de um menino. O homem de Deus nada aceita de Naamã. Note-se que esta homem trazia consigo prata, ouro e vestidos (5:5). Nada disso o homem de Deus desejou. Ele não buscava bens terrenos, mas sim bens espirituais. Foi o que ele pediu a Elias: "Porção dobrada do teu espírito Col.3:1,2) "Pensai e buscai o que é de cima..." Compare com o que fizeram Samuel e Paulo (I Samuel 12:34; Actos.20:33). Moisés também disse: "Nem um só jumento tomei para mim… (Num.16:15)
II Reis. 6:4-7 Aqui vemos Eliseu recuperando o que se tinha perdido. E note que o machado era emprestado! O que oferecermos ou emprestarmos para o serviço do Senhor, não ficará perdido…

Homem de visão
II Reis.6:14-16 A cidade onde Eliseu e Geazi se encontravam, estava agora cercada por cavalos, carros e um grande exército.
Geazi apavorado disse: "Ai, meu senhor! que faremos"? Mas o homem de Deus disse-lhe: "Não temas; porque mais são os que estão connosco do que os que estão com eles."
Eliseu era um homem de visão, muito confiante (Prov. 28:1).

Amar os inimigos
Note como Eliseu tratou os que vinham para o prender ( 6:21-23) "Apresentou -lhes um grande banquete". Um conselho de Abraão Lincoln: "Queres vencer um inimigo? Torna-te seu amigo".
Depois desse banquete, não entraram mais as tropas dos sírios na terra de Israel
Certamente lembramos como o Senhor Jesus tratou um homem que vinha para O prender.
O apóstolo João diz que se chamava Malco mas o médico Lucas diz que o Senhor o curou.
Importa ainda ler em Prov.25:21,22 e em Rom.12:20, 21.

Grandes Obras
Eliseu foi um homem de grandes obras (II Reis 8:4). As obras é que contam para o Senhor.
A fé sem obras é morta (Tiago 3:26). Depois da nossa partida são só as obras que nos seguem (Apoc.14:13)

Deus é Salvação!
Quando Elias se separou de Eliseu, sendo trasladado ao céu, a sua capa caiu e Eliseu é que a tomou. Quando Eliseu estava junto ao rio Jordão para o passar, não confiou na capa (não tinha virtude alguma), nem clamou por Elias (já não vivia), Invocou sim o Deus de Elias!.
Só o Senhor nos pode ajudar! (Salmo 50:15)
O nome Eliseu significa DEUS E SALVACAO! E o profeta bem sabia isso.

Milagre depois de Morto
Julgo que Eliseu foi o único profeta que ainda depois de morto fez um milagre, ressuscitando um homem! (II Reis.13:20,21). Ouvi algures que a razão disso foi porque tinha pedido porção dobrada do espírito de Elias e quando Eliseu morreu faltava um milagre para serem o dobro dos que fez Elias. Será essa a razão? Talvez… não sei!

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito deste sermão.

Dav Vicente disse...

Boas

Gostei muito do conteudo do seu site.
Parabens!

Deus te abençoe
David

http://www.jovem-jovem.blogspot.com/