quarta-feira, setembro 19, 2007
Número 13 - O Senhor - Deus dos montes e Deus dos vales
Onde é que Deus opera?
I Reis 20: 23-30 Os siros não sabiam que o Deus de Israel tanto opera nos montes como nos vales. Eles pensavam que Deus só operava nos montes por isso afirmaram: “”Seus deuses são deuses dos montes; por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso e por certo veremos se não somos mais fortes do que eles!” (v. 23) Naquele dia ficaram a saber que a vitória de Deus não depende do lugar. Através de toda a Bíblia reparamos que Deus tanto pode actuar no monte como no vale.
Embora a nossa vida cristã não seja um vale de lágrimas, pois somos filhos de Deus, temos que reconhecer que, por vezes, no nosso ministério passamos por “vales”. Porém, o que diz o Salmo 23? “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque Tu estás comigo” (v. 4). Não estamos sozinhos no vale. Aleluia!
Perto ou longe
Também lemos em Jer. 23: 23, 24 que o Senhor é Deus de perto e Deus de longe. Lembro ainda o que me disse um Irmão quando, em 1969, saí de Coimbra com a família, rumando até Timor. "Os irmãos vão para tão longe!... ". Respondi-lhe: ”Longe para si, mas para o Senhor não. Para Ele não existe o longe.”
Uma Irmã, falando o seu pastor, disse: “Sinto o Senhor longe de mim”. O pastor respondeu: “Quem se teria afastado, o Senhor ou a Irmã?” “Perto está o Senhor de todos os que o invocam” (Salmo 145:18).
Tanto em casa do seu senhor como na prisão, lemos que o Senhor estava com José (Gén. 39:2, 21). Isto só era possível porque José estava como Senhor. Estou com a minha mulher há quase 50 anos. Isto porque,,, ela está comigo. A Bíblia diz: "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós.3:3).
No vale ou no monte
Vejamos alguns heróis da Bíblia que passaram por "vales" e observemos como o Senhor os colocou de novo no "monte".
JACOB – Estava no cimo do monte. Quão feliz e abençoado se sentia! (Gén. 30:43; 31:3,17,18). Contudo, mais um pouco, e Jacob encontrou-se no vale, no baixio ou vau, em grande angústia e até com lágrimas, segundo Oséias 12:4. (Gén. 32:6,7, 11, 12, 22-26) Mas o Deus de Jacob é o Deus dos "vales". Ele estava com o Seu servo no baixio! Por vezes ouve-se dizer: "ando muito em baixo" Não esqueçamos, o Senhor está connosco no baixio!
MOISÉS - Que experiência, no cume do monte com Deus! (Êxodo,19:20; 34:29,30)
Moisés no "vale" do desalento, do desespero. (Num, 11:11-15; 16:1-4)
Quando lemos acerca dos 40 anos do ministério de Moisés, reparamos que esse valoroso homem de Deus passou muitas vezes por "vales" (Deut.1:12) mas o Senhor estava com ele!
JOB - Ei-lo no "monte" com todo o bem -estar! (Job.1:1-3; 2:8-10) Tinha uma linda família, saúde, alegria e prosperidade! Mas, como bem sabemos, mais tarde passou por um "vale" tão longo e profundo! (Job.3:1-16) O Senhor esteve com o Seu servo naquele "vale". No tempo de Deus, Ele levantou Job do vale e colocou-o de novo no "monte" (Job 42:10-17). Grande é a Tua fidelidade! (Lamentações 3:23). "Não te deixarei nem te desampararei" (Josué1:5; Hebreus.13:5).
Uma vez perguntei a um missionário porque teria o Senhor dado a Job o dobro de todos os gados, e não deu o dobro dos seus filhos? Respondeu-me: “Job também ficou com o dobro dos filhos. Primeiro tinha dez, depois ficou com vinte; dez no céu e dez na terra. Os filhos não se perdem ao morrerem, somente mudam de lugar!” Fiquei esclarecido!
JOSÉ - Este jovem passou por um tão longo e profundo "vale” que durou 13 anos.(Compare Gen.37:2; 41:46). Contudo, em todo esse tempo o Senhor estava com José (Gén. 39:2,3, 21-23)
José podia cantar "Senhor, estás comigo em todo o tempo! / fazendo-me feliz no sofrimento" (hino 262) ou "E, se pelas águas tiver de passar/ Seus braços eternos hão-de me guardar/ Sim, mesmo no fogo, que vem me provar/ meu Senhor me promete, sempre comigo estar!" (hino 58). Segundo lemos em Gen.41:1, José esteve prisioneiro na cova mais de dois anos. Finalmente José saiu da cova, do "vale"( Gén. 40:15; 41:14) e foi levado ao cume do monte! (Gén. 41:38-43)
DAVID - Quando lemos os Salmos de David verificamos quão grandes "vales" ele passou.
Por exemplo, no Salmo 130:1 ele diz: "Das profundezas, a Ti clamo,,,"
Aprecio muito o Salmo 13. Repare como começa e como finda, Que diferença! "Até quando...?" por quatro vezes! Mas por fim, depois de um aflito clamor, David está no "monte" confiando em Deus, alegrando-se e cantando com gratidão pelo muito que o Senhor lhe tinha feito
DANIEL - Em Daniel.2:48, encontramo-lo no mais alto cume do "monte"!
Mas, dai a pouco, vamos encontrá-lo num profundo "vale". Encontrava-se no fundo da cova, rodeado de leões esfaimados. Porém... ali estava um anjo enviado por Deus, fechando as bocas dos leões! (Daniel.6:21-23) Ele é o Senhor dos vales!
ELIAS - No monte Carmelo. que confiado e vitorioso se sentia! (I Reis.18:27 -39) Elias estava no "monte"!
No capitulo a seguir, encontramos o mesmo valoroso profeta Elias caído no vale do desânimo.
Nem sentia mais força para continuar a viver, quanto mais para continuar o seu ministério.
O trabalho para Deus tinha acabado, pensava ele. Elias estava no "vale" do desespero! Mas o que vemos? O Senhor que tinha estado no monte com Elias, estava também com ele no "vale" (19:4 - 7) O Senhor é o Deus dos montes e dos vales!
Verifica-se que quando Elias orava o Senhor lhe respondia (I Reis.17:21 - 23). Orou e o menino reviveu! (I Reis18: 37,38) Orou e o fogo caiu! (I Reis,18:44,45) Orou e a chuva veio abundantemente!
Contudo, quando Elias pediu a morte, Deus não respondeu à petição do seu servo.
Afinal o Senhor tinha um plano muito melhor para Elias. Foi levado ao céu sem provar a morte (II Reis.2:11)
Uma certa Irmã estava a ler a sua Bíblia, antes de se deitar, quando se deparou com o versículo em S, Mateus.17:20, que diz: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte passa daqui para acolá - e há-de passar..." Ela tinha um monte na frente de sua casa e nessa noite abriu a janela do quarto e disse ao monte: “Passa daqui para acolá.” De manhã abriu a janela e lá estava o monte. Então disse: "Foi exactamente como eu pensei,,,,"
A fé que Elias manifestava não era assim. "Acrescenta-nos a fé" (Luc.17:5).
PEDRO - No monte, que feliz ele se sentia (Marcos,9:4,5). E que força! (Marcos.14:27 - 31)
Mas agora Pedro passa pelo "vale", ele está em baixo (Marcos.14:66 - 72).
Passou pelo vale da humilhação, à semelhança do peregrino, no conhecido livro cristão “O Peregrino”. No entanto, Jesus não o abandonou (Marcos 16:6,7 e João 21:15-17). Agora sim, Pedro estava em boa "têmpera" para ser usado pelo Senhor!
Três Fases
Tanto Moisés como Pedro passaram por três fases na sua vida:
1 - Na sua força (Moisés matou um egípcio e Pedro cortou a orelha a outro).
2 - Na sua fraqueza ( Moisés disse que não sabia falar e Pedro não era capaz de testemunhar a sua fé nem a uma criada).
3 - Na força do Senhor! (Moisés foi um líder incomparável e Pedro foi o mais destacado dos 12 apóstolos).
Não esqueçamos: O SENHOR é Deus dos montes e Deus dos vales!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário