Porque não hoje?
Em Êxodo 8:1- 6 lemos acerca da praga das rãs, que cobriram toda a terra do Egipto. Perante tão grande praga, Faraó manda chamar Moisés e Aarão e disse-lhes: “Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo”. Moisés perguntou ao rei Faraó: “Quando orarei por ti?” Resposta do rei: “AMANHÃ!” (Êxodo 8:9, 10). Amanhã? Porque não HOJE? Pergunto eu. Hoje é o nosso tempo. O ontem já passou e o amanhã é condicional, é incerto.
Outros exemplos bíblicos
Toda a Bíblia nos alerta para essa realidade. Vejamos:
* Mateus 5:25 - "Concilia-te depressa com o teu adversário, ENQUANTO estás no caminho…"
* João 9:4 - "ENQUANTO é dia…"
* Gal. 6:10 - “Então, ENQUANTO temos tempo, façamos bem a todos.”
* É ordenado a Moisés, pelo Senhor, que construa um tabernáculo no deserto. Moisés apela a todo o povo que faça ofertas voluntárias para esse fim. O povo responde a um tal apelo, de tal maneira que Moisés tem que proibir que ofereçam mais. Talvez alguns que não se apressaram a contribuir na devida altura, perderam essa oportunidade e privilégio. (Exodo.35:20-24; 36:6,7)
* I Crónicas 29:2-5 "…Quem pois está disposto a encher a mão para oferecer HOJE voluntariamente ao Senhor?"
* Marcos 16:1,6 Estas mulheres chegaram tarde com os aromas que tinham comprado. Um anjo lhes disse: "Jesus já ressuscitou! Não está aqui". Em Marcos.14:3 - 9 lemos de certa mulher que usou os aromas comprados, no tempo próprio.
* Mateus 25:1-13 As cinco virgens loucas não se prepararam em tempo oportuno. Talvez diriam: "AMANHÃ temos que comprar azeite".
* Provérbios.27:1 “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que te produzirá o dia.”
* Hebreus.3:13 "…durante o tempo que se chama HOJE…"
* S. Paulo bem conhecia a incerteza do AMANHÃ (Actos18:20,21; I Cor. 4:19; Hebreus. 6:3 ( se foi Paulo quem escreveu esta carta).
* Tiago 4:13-15 “Não sabeis o que sucederá amanhã”.
* II Reis 7:8,9 Aqui encontramos quatro leprosos que entenderam que aquele era o DIA de boas novas! Não podiam esperar pelo amanhã, reconhecendo que algum mal lhes poderia sobrevir.
* Jeremias 8:20 Pela bondade e a paciência de Deus a sega ainda não passou, nem findou o verão ( II Pedro 3:8,9). Ainda é tempo de ceifar (Actos.9:37,38. Não sejamos filhos que envergonhem (Provérbios.10:5).
Ilustrações
Há quase 70 anos, li a seguinte história, num livro na escola primária:
À noite, um grupo de macacos ia para cima de uma árvore, procurando estar bem juntos para se aquecerem pois as noites eram frias. Perante tal situação diziam uns para os outros: “Amanhã vamos construir uma casa”. Quando o sol nascia, desciam rapidamente da árvore e passavam o dia a brincar. A noite voltava e lá estavam a dizer, de novo: “Amanhã vamos construir uma casa”. Tal casa nunca chegou a ser construída. Ficava sempre para AMANHÃ!
***
Numa pequena mercearia que existia na minha aldeia estava um anúncio que dizia o seguinte: "Hoje não, mas AMANHÃ vendemos fiado" Esse AMANHÃ nunca se tornava HOJE como podemos depreender!
***
Quando estive em Timor conheci ali um funcionário público natural de Cabo Verde. Um dia, falando com ele, contou-me que era também crente evangélico e que em Cabo Verde era bastante activo no serviço do Senhor. Contudo, em Timor nunca assistia aos cultos, nem se mostrou como crente ( Lembramos o José de Arimatéia, em João19:38) Este funcionário público disse-me que quando se reformasse voltaria à sua terra e iria ser de novo um crente activo. Não se chegou a reformar nem voltou a Cabo Verde. Morreu em Timor. "Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje", diz o povo com muita razão.
***
Um conhecido hino lembra-nos esta verdade preciosa: “Meu amigo, hoje tu tens a escolha/ Vida ou morte, qual vais aceitar?/ Amanhã pode ser muito tarde/ Hoje Cristo te quer libertar.” (Hino nº 256 de “Cânticos de Alegria”)
***
Certo dia estava sentado no jardim e um grupo de jovens corria por ali. Fiquei pensando: “O meu tempo de correr passou! Já pertence ao ONTEM.”
Meu caro pastor jovem, aproveita a força que ainda possuis hoje para correr. Hebreus12:1; I Coríntios 9:24,25.
Gratidão
Desejo patentear a minha gratidão pelas amistosas e animadoras palavras que alguns leitores destas folhas me têm dirigido.
Estamos no Outono, dias em que o solo esta pejado de folhas secas. O meu desejo é que estas folhas soltas não se tornem folhas secas! E anseio também que no meio destas folhas haja algum fruto, fruto viçoso, não "bichoso"(Salmo 92:14), que possa ser saboreado pelos amados leitores!
A todos Deus abençoe ricamente!
1 comentário:
Continue irmão, pois os seus estudos são maravilhosos.
Enviar um comentário