quinta-feira, março 06, 2008

Número 20 - Meditando nas Escrituras

Introdução

A Bíblia encoraja-nos a ler. Contudo, convida-nos muito mais vezes a meditar. Eis alguns exemplos: Josué 1:8; Salmo 1:2; 93:3; 104:34; 119:15,48,78,99,148; I Timóteo 4:14,15. 
Comparo o acto de meditar ao de remoer. Ao meditar, estamos de novo a saborear o que já ouvimos ou lemos. Lemos no A. T. (Levítico11:1-3) que o animal limpo seria aquele  que remoesse e que tivesse a unha fendida em duas, o que nos fala acerca de meditação e de firmeza.
Meditar significa submeter a um exame interior; pensar, reflectir com calma e cuidado.
Não confundamos meditar com maquinar, que quer dizer: preparar trama.
Convido-vos, então, a meditar comigo em alguns ensinos da Palavra de Deus.


1 - Salvação e Boas Obras (Carta de S. Paulo a Tito)

A salvação foi-nos concedida pela graça de Deus (Tito 2:11) e também pela Sua benignidade, a Sua caridade e a Sua misericórdia (Tito 3:4,5). Não foi por obras de justiça que tivéssemos feito.
Importa ler em Efésios 2:8-10. Somos salvos, não pelas nossas obras, mas pela obra do Senhor Jesus. Compare com João17:4 e Apocalipse 5:9,10.
Em Mateus 19:21 lemos que Jesus disse a um  homem rico: " Vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu". Jesus não disse: “e terás a salvação da tua alma”. Juntemos tesouros no céu, sendo filantrópicos. A salvação genuína produzirá boas obras, mas as boas obras não produzem salvação, produzem sim, galardão (Apocalipse 22:12).
As boas obras na vida do cristão, devem acontecer naturalmente. Tiago, o primeiro pastor em Jerusalém, ensinava: "A fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma" (Tiago 2:17,26).
Jesus disse "pela fruto se conhece a árvore" (Mateus 7:16-21).
Notemos a ênfase que S. Paulo dá às boas obras nesta mesma carta a Tito:
Tito 1:16 ( BOAS OBRAS são a prova de nossa fidelidade ao Senhor).
Tito 2:7 "em tudo te dá por exemplo de BOAS OBRAS".
Tito 2:14 " Um povo especial, zeloso de BOAS OBRAS 
Tito 3:1 "Estejam preparados para toda a BOA OBRA"
Tito 3:14 "Aprendam também a  aplicar-se às BOAS OBRAS”.

2 – Para que…

Ao ler e MEDITAR na I Carta de Pedro, notamos que ele usa várias vezes a expressão "PARA QUE..."
I Pedro1:6,7 "PARA QUE a prova da vossa fé".
I Pedro1:21 "PARA QUE a vossa fé e esperança estivessem em Deus";
I Pedro 2:2 "PARA QUE por ele vades crescendo"
I Pedro 2:12 "PARA QUE naquilo em que falam mal de vos..."
I Pedro 2:24 "PARA QUE mortos para os pecados..."; 
I Pedro 3:1 "PARA QUE também...;”
I Pedro 3:7 "PARA QUE não sejam impedidas as vossas orações." ;
I Pedro 3:16 "PARA QUE naquilo em que falam mal de vos...";
I Pedro 4:1,2 “PARA QUE, no tempo que vos resta na carne..."
I Pedro 4:6 "PARA QUE na verdade...";
I Pedro 4:11 "PARA QUE  em tudo Deus seja glorificado..."
I Pedro.4:13 "PARA QUE também na revelação da Sua glória....."
I Pedro.5:6 "PARA QUE a seu tempo vos exalte..."
Tudo aquilo que ele recomendava tinha objectivos. Não dizia por dizer, havia alvos a alcançar!


3 - JOSUÉ - O grande conquistador da terra prometida – CANAÃ

A razão das suas grandes vitórias:
1 - O Senhor estava com ele (Josué 1:5, 9; 10:14, 42); 
2 - "Todo o povo de Israel estava  com Josué (o que me parece também de muita importância) 
Leiamos em Josué 8:1, 3, 11; 10:7, 15, 29, 31,34, 36, 38; 11:7; 12: 7.  Josué podia cantar o Salmo 124 " Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado, ora diga Israel… " 
Para termos sucesso no nosso ministério, é necessário estarmos certos de que nos encontramos na vontade do Senhor, e sob as Suas ordens. É mostrar  ao povo do Senhor  que estamos no plano para o qual Ele nos tem chamado.
Permitam-me que mais um vez fale em Timor. Claramente, Deus nos tinha chamado para aquela longínqua terra. Estávamos certíssimos disso, mas precisávamos do apoio do povo do Senhor. Estávamos na década de 60, com tão poucas Igrejas e de tão poucos recursos… Mas várias Igrejas se aprontaram a dar auxílio para a nossa longa e dispendiosa viagem e para o nosso sustento ( éramos 5 pessoas}. Tenho em mente o que está escrito em Lucas 22:35. Jesus perguntou: "Quando vos mandei sem bolsa, alforge, ou alparcas porventura faltou-vos alguma coisa? Eles responderam: Nada!" E foi assim connosco também.
Ainda tenho em meu poder o rol das igrejas  que bondosamente decidiram  ajudar a obra missionária em Timor. As ofertas mensais eram de 50 a 1.000 escudos. O total era de uns 5.000 escudos. NADA nos faltou! ALELUIA! 
A este propósito, gostaria ainda de partilhar convosco a minha experiência em Coimbra, na compra da Casa de Oração. Quando era ali pastor surgiu a venda de um prédio no centro da cidade, onde havia dois armazéns.
 Fui "espiar a terra" e pareceu-me que tal imóvel seria o ideal para a futura Casa de Oração.
Um certo domingo, depois do culto, convidei toda a Igreja a visitar o dito edifício. Importava saber o que a Igreja pensaria de uma tal compra, cujo  preço seria de uns milhares de contos (moeda antiga).
Graças a Deus, houve plena unanimidade entre o povo do Senhor! Lembro-me ainda o que um nosso amado Irmão, presbítero da Igreja, me disse: "Tenho um carro, e estou pronto a vendê-lo, sendo esse dinheiro oferecido para a compra deste prédio". A Igreja estava comigo neste empreendimento! Podia avançar! Comprámos o imóvel e efectuámos profundas obras de adaptação. Ao fim de poucos anos estava tudo pago. Louvado seja Deus!
 É natural que apareçam os "velhos do Restelo". Notamos a presença deles no tempo de Josué (Números 13:27, 28,31-33) e ainda no tempo de Neemias (Neemias 4: 1-3). O Senhor tem poder para converter tais pessoas em "Josués" e "Calebes" (Números 14: 6 - 9).

4 – Conhecer o Senhor

"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..." (Oséias 6:3).
Consequências de não se conhecer o Senhor: Oseias.4:1, 6, 14; 5:4 Lembremos que o profeta Oséias foi contemporâneo de  Isaías. Compare Isaías1:3. Nesse tempo. o povo não tinha conhecimento do Senhor.
Como conhecer o Senhor? Convivendo com Ele.
Alguns exemplos:
* A Samaritana cresceu no conhecimento do Senhor. Viu Jesus como um judeu apenas; depois como profeta e mais tarde como o Cristo (João 4:9, 19, 29).
* O cego falou de Jesus como o homem, depois como um profeta e mais tarde como o  Filho de Deus (João 9:11,17,35-37).
* Os apóstolos, após o Senhor acalmar a tempestade, disseram: "Que homem é este?..." (Mateus 8:37). Mais tarde concluíram:  “És verdadeiramente o Filho de Deus!” (Mateus14:33).
Ninguém me conhece melhor do que a minha mulher. Porquê? Porque convive comigo  há mais de 50 anos!
Conta-se que uma criança que via o mar pela primeira vez, exclamou: “Já conheço o mar!!!” Um velho pescador que estava ali perto, olhando a criança, disse: Eu também conheço o mar...” Tinha passado muitos anos a conviver com o mar! 
Quando em 1952, fui para casa do saudoso pastor João S. Hipólito  reparei que toda a família, pai, mãe, filho e filha, liam toda a Bíblia durante um ano. Era uma maratona na qual também entrei, claro. Conheça a Bíblia!
É verdade que há pessoas que quanto mais as conhecemos menos confiamos nelas. Mas com Jesus dar-se-á o contrário. Quanto mais O conhecermos mais confiaremos n' Ele. Prossiga pois em conhecer a PALAVRA e o SENHOR da PALAVRA.

5 – Sequências Bíblicas

O Salmo 22 apresenta-nos Jesus  como SALVADOR;
O Salmo 23  apresenta-nos Jesus com PASTOR;
O Salmo 24 apresenta-nos Jesus como REI.

Génesis cap.22. - O filho amado no monte do sacrifício
Génesis cap.23  - A morte de Sara ( Israel, como nação, deixou de existir)
Génesis cap.24 - A noiva  do filho, entra na tenda de Sara

Isaías cap.53 - O Messias efectuando a Salvação
Isaías cap.54 - Surge a Igreja, como resultado do capitulo anterior
Isaías cap.55 - Segue-se a obra evangelizadora.
Ecoa a nova por todo o mundo "Ó vós TODOS os que tendes sede, vinde as águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" (Isaías 55:1)
 
6 - Grande, Sumo e Bom Pastor

O Senhor Jesus é chamado:
O GRANDE PASTOR (Hebreus 13:20)
O SUMO PASTOR (I Pedro 5:4)
O BOM PASTOR (João 10:11)

* GRANDE PASTOR - Nós, como Seus discípulos, devemos procurar imitar o MESTRE, mas não na Sua grandeza. Só Ele é GRANDE!!! Muitas vezes o Senhor ensinou os Seus que não deviam querer ser grandes, nem os maiores (Mateus18:1-4; Marcos 9:33-36; 10:42-45)  
Só Jesus é PASTOR com maiúscula.
* SUMO PASTOR - É um título que pertence unicamente ao Senhor  Jesus. Diótrefes não entendia isto. Procurava ter entre os outros o primado (III João v9).
* BOM PASTOR - Bons pastores, todos devemos procurar ser. Ainda que de um modo relativo, claro. BOM só há um, que é Deus (Mateus19:16,17). Infelizmente, no tempo de S. Paulo havia maus obreiros (Filipenses 3:2). Quando lemos as cartas de S, Paulo a Timóteo, verificamos as muitas vezes que o apóstolo fala de coisas boas na vida do obreiro
Se tem paciência para ler, recomendo que leia em I Timóteo.3:6;4;6; 5:4,10,25; 6:12,13,18, 19. II Tim.1:14; 2:3, 21; 3:17; 4:7.
 

7 – Portas Abertas e Portas Fechadas

Porta que Deus abre, ninguém pode fechar. Porta que Deus fecha, ninguém pode abrir. (Apocalipse 3:8).
Pedro enfrentou uma séria dificuldade ao sair da prisão. Apanhou pela frente uma porta de ferro! Todo o esforço humano de nada valeria. Porém, o Senhor estava com Pedro e a porta de ferro abriu-se por si mesma.
"Senhor, contigo entrei no meio dum esquadrão, com o meu Deus saltei uma muralha" (Actos12:10). Compare com o Salmo18:29; Salmo107:16;Isaías 45:2. 
Amado pastor, se um dia apanhar pela frente uma porta de ferro, não tente abri-la; deixe que O Senhor, no Seu tempo, a abra.
O Senhor abre portas! I Coríntios16:9  (mesmo assim sendo, podemos ter que enfrentar adversários, mas se Deus é por nós…) Leia ainda em II Coríntios 2:12,13; Col.4:2,3
Mas lembremo-nos também que porta que Deus fechar, ninguém a tente abrir (Génesis 7:16; 19:9 -11; Mateus 25:10).

8 – A Partida de Paulo

Ao escrever acerca da sua morte, Paulo não usava a palavra "MORTE".
Morte significa “cessação definitiva da vida” (Dicionário).
Paulo utilizava a palavra "PARTIDA" (Actos 20:29; Filipenses1:23; 2 Timóteo 4:6).
Talvez alguns dos leitores ainda se lembrem que há anos atrás quando o comboio chegava a uma estação, após  alguns passageiros descerem e outros subirem, ouvia-se uma voz que dizia PARTIIIIIIIIIIIIIIIDA!!! Isso indicava que a viagem continuava.
Assim é com a partida do cristão. A nossa viagem não finda com a morte. Importa ler: Provérbios14:32; Eclesiastes12:7; Lucas 16:19 - 25;.23:42,43; Actos 7:59,60; I Tess.4:13,14; 
O famoso e tão conceituado  evangelista Billy Graham disse há poucos dias: "Quando eu partir, não fiquem tristes, porque somente vou mudar de morada" (João14:2).

Sem comentários: