terça-feira, fevereiro 03, 2009

Número 34 - Somos obreiros do Senhor

A honra de servir

Fomos chamados para servir e somos obreiros do Senhor! Nos hinos 132 e 140 somos também chamados “Trabalhadores do Evangelho".

Que honra e que privilégio o Senhor nos concedeu! O ministério que Ele nos entregou, nem os anjos podem desempenhar. Cabe-nos a nós tal honra! Louvado seja Deus! Compare com I Pedro1:12 e Actos 10:3-6.


A responsabilidade de servir

Contudo, grande é também a responsabilidade nos foi designada! O Senhor disse "para que vades...e deis fruto" (João15:16).

O que é um obreiro? Vejamos o que diz o dicionário:"Aquele que trabalha, trabalhador, operário". Obreira: “Operária, mulher serviçal”. Menciona ainda abelhas e formigas obreiras que, como sabemos, trabalham incansavelmente. Compare Proverbios.6:6-9: 30:25. A Bíblia diz: Digno é o obreiro do seu salário (I Timóteo 5:18).


O primeiro obreiro

Quem terá sido o primeiro obreiro? Foi o primeiro homem. À luz da Bíblia, sabemos que Adão foi o primeiro obreiro que o Senhor pôs no "Seu jardim". Não para se sentar "à sombra das árvores " mas para lavrar e guardar o jardim (Génesis 2:15).


Quem é escolhido?

Vemos, através da Bíblia, que o Senhor chamou para O servir homens que estavam ocupados. Eles já trabalhavam. Eis alguns exemplos:

Moisés apascentava ovelhas (Êxodo 3:1).

Gedeão malhava o trigo (Juízes 6:11,12).

Eliseu lavrava com uma junta de bois (I Reis 19:19-21).

Amós era boieiro e plantador de sicómoros (Amós 7:14,15).

David apascentava ovelhas. (I Samuel16:11).

Mateus era funcionário público (Mateus 9:9).

Pedro, André, Tiago e João eram pescadores (Mateus 4:18:21).

O saudoso e tão conceituado missionário sueco Tage Stahlberg dizia: “Quando tiver que pedir a um irmão para o ajudar a fazer algo, peça a quem já esteja a trabalhar e não a quem estiver inactivo”. Inércia gera inércia.


Urge trabalhar

Obreiro, como sabemos, é uma palavra derivada de obras. O livro que nos conta acerca da primitiva Igreja não se chama Palavras dos Apóstolos mas Actos dos Apóstolos. Ver Lucas 24:19; Actos 7:22.

Como os apóstolos trabalhavam! Nem tinham tempo para comer. O Senhor os convida a repousar (Marcos 6:30,31).

Este é o nosso dia. Trabalhai enquanto é dia (João 9:4). Este é o tempo da ceifa (João 4:35). Não sejamos filhos que envergonham. (Provérbios10:5;22:13; Eclesiastes11:6).

E ainda (Jeremias 8:20): “Passou o tempo... e nós não estamos salvos."

Um relógio que não trabalha, diz-se que está "avariado". Em inglês, diz-se que está “fora de ordem" (out of order). Porém, alguém escreveu que pelo menos esse relógio avariado está certo duas vezes por dia!


No tempo de férias, ia trabalhar para a casa de uns tios meus. Era época da ceifa, de muito trabalho! Quando me levantava ainda se viam algumas estrelas e quando deixava o trabalho já se viam algumas estrelas.

As minhas primas, que eram crentes, cantavam: "Trabalhai e orai na seara e na vinha do Senhor.." Eu, que ainda não era crente, ouvia-as e pensava, intrigado:”Mas Deus também tem searas e vinhas?” Mais tarde entendi o que isso significava e foi com entusiasmo que me vi recrutado para esse trabalho e envolvido nele ao longo destes anos, tal como tem sucedido com cada um dos irmãos.

Rogai pois ao Senhor da seara que envie obreiros...(Lucas 10:2).

"Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha" (Mateus 21:28).

"A vossa obra tem uma recompensa." (II Crónicas 15:7).


Maneje bem a Palavra

Um obreiro é alguém que maneja bem a Palavra da Verdade (II Timóteo 2:15).

Quando estive em Timor, certa noite, estava presente numa reunião um nosso irmão que era soldado da chamada "segunda linha". Ele trazia uma espingarda nas mãos. Falando com esse irmão, disse-me que estava de serviço por isso trazia a arma consigo. Disse ainda, que nunca tinha dado um tiro, nem sabia como a espingarda funcionava.

Um soldado que não sabia manejar a arma?! Fiquei surpreendido, naturalmente.

Somos soldados de Jesus, saibamos manejar a Palavra - a espada do Espírito.

Estou a lembrar-me da pregação do diácono Estêvão, que se encontra em Actos 7:2-54.

Como ele conhecia a Palavra!


Conclusão

Somos obreiros do Senhor! Façamos a obra!

Antigamente cantávamos um coro que, julgo, ser sempre actual:

"Se todos trabalharmos unidos, unidos/ Se todos trabalharmos, que bênção será/ Meu trabalho, teu trabalho, o trabalho é de Deus/ Se todos trabalharmos que bênção será."

Como sabem, quem escreve estas folhas é um obreiro reformado, mas que não deseja sentir-se "arrumado".

Com muito amor e consideração por todos vós, meus amados

Miguel F. Coias


Sem comentários: