segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Número 35 - Os pobres sempre os tendes convosco

A Bíblia contém informação abundante relativamente aos pobres. Nesta Folha Solta proponho-me destacar apenas alguns aspectos do muito que há a reflectir sobre tão vasto e oportuno tema.


Os Pobres no Velho Testamento

A lei judaica era cuidadosa acerca dos pobres e conferia-lhes direitos especiais. Em relação à alimentação, por exemplo, eles tinham o direito de apanhar o que se deixava ficar no campo depois da ceifa, depois da vindima ou depois da colheita da azeitona (Levitico 19:9,10; Deuteronómio 24:19-22; Rute 2:2,3).Quanto aos agasalhos se, face a uma dívida de alguém em necessidade, a sua roupa fosse tomada como penhor, teria de ser restituída antes de o sol se pôr” Porque aquela é a sua cobertura, e o vestido da sua pele; em que se deitaria?” (Êxodo 22:27).

Os livros de Salmos e Provérbios contêm inúmeras referências ao zelo de Deus pelos pobres e às bênçãos prometidas a quem os ajude.


Os Pobres no Novo Testamento

O Senhor Jesus ensinou repetidas vezes acerca da atitude a ter para com os pobres. Leia em Mateus 10:42; 25:34-36; Lucas 3:10,11; 11:41; 12:33,34; 14:13,14.

A igreja primitiva acolheu e viveu esses princípios com convicção e verdadeira determinação. De tal modo foi que chegou ao ponto de não se encontrar no seio da igreja alguém necessitado, como lemos: "Não havia entre eles necessitado algum..." (Actos 4;34,35).

Servir os outros era considerada uma tarefa de grande importância. Por esse motivo, os apóstolos decidiram designar sete homens para assumirem tal responsabilidade, seleccionados segundo critérios rigorosos. Teriam de ser pessoas “de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria”. Porquê? Porque servir os necessitados era um “importante negócio”(Actos 6:1-3).

Dentro deste espírito encontramos o exemplo de Dorcas, uma discípula que “estava cheia de boas obras e esmolas que fazia”Actos 9:36). Em Cornélio temos outro belo exemplo. Tratava-se de um centurião da corte italiana que era “Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e que de contínuo orava a Deus.” (Actos 10:2).

O acto de ajudar revestia um sentido prioritário, de urgência, como lemos:”E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.” (Actos 11:29).


Existem muitas outras referências a este tema:

Actos 20:34,35.

Romanos 12:13; 16:26,27.

II Coríntios, capítulos 8 e 9 falam-nos de ajudar os pobres (8:1-4; 9;12).Repare também no título que encabeça estes capítulos.

Gálatas 2:9,10 "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos POBRES; o que também procurei fazer com diligência."

Galatas.6:9,10 "E não nos cansemos de fazer bem...façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."

Efesios.4:28 "...para que tenha que repartir com o que tiver necessidade."

Tiago.4:17"Aquele pois que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado."

1 João 3:17,18. "... não amemos de palavra nem de língua, mas por OBRA e em verdade."

Apocalipse 14:13 "...e as suas obra os sigam."


Sempre presentes

Sabemos que haverá pobres em todo o tempo. Já em Deuteronómio lemos que assim será: “Pois nunca cessará o pobre do meio da terra…” e Jesus também nos assegura esse facto: “Pois os pobres sempre os tendes convosco” (S. João 12:8). Contudo, o que se passa nestes dias acerca da pobreza na terra, é assustador. Li hoje num jornal o que disse um político português: "Não sabemos mais o que fazer perante esta crise mundial." Lembrei-me do que está escrito em Mateus 24:7, em que são anunciadas fomes para os últimos dias.

O que nos cabe fazer? "Abrirás de todo a tua mão a favor do necessitado" (Deuteronómio 15:7,8). Como já referimos, há bênçãos prometidas para aquele que atende para os pobres (Salmo 41:1-3, Salmo 112:5-9).

Ao Senhor empresta, o que se compadece do pobre..." (Provérbios 28:27).


Nada levaremos

Conta-se que um homem bastante rico mandou fazer uma urna para ele, quando morresse. Contudo, essa urna teria dois buracos aos lados para que as mãos do morto ficassem de fora, a fim de que todos vissem que ele nada levava do muito que possuía. Só as nossas obras nos seguirão. Dizia Job: "Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei..." (Jó 1:21)

S. Paulo escreveu:"Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto e que nada podemos levar dele." (I Timóteo 6:7-11)

Façamos o bem, enriqueçamo-nos em boas obras, repartindo, como está escrito em I Timóteo 6:18,19.


Referências bíblicas

Reparo que esta "Folha Solta" tem muitas chamadas bíblicas, mas esse facto só a enriquece pois julgo que o mais importante nestas "Folhas" é a Palavra de Deus. Se os meus caros leitores só lerem o que eu escrevo, estarão a perder o melhor.

"Buscai no Livro do Senhor e lede" (Isaías 34:16).

Sejamos semelhantes aos Irmãos em Bereia, que examinavam as Escrituras para confirmar se “estas coisas eram assim” (Actos 17:10,11).

Lembro que estava a ler a Biblia e o meu filho, de oito anos, perguntou-me: O pai já leu a Bíblia toda? “Sim.” respondi. Diz ele: “E está a lê-la outra vez?” A pergunta dele fazia todo o sentido considerando os livros na sua generalidade. Todavia, com as Escrituras é diferente. A Biblia é para se ler SEMPRE!


Sem comentários: