quinta-feira, setembro 03, 2009

Número 43 - Quando JESUS estendeu a Sua mão para mim

1 – Um Hino

I

A minha alma estava longe do caminho do céu

Eu era pobre, perdido pecador,

Mas Jesus transformou minhas trevas em Luz

Quando Ele estendeu a Sua mão para mim!

Coro

Quando Jesus estendeu a Sua mão

Quando Ele estendeu a Sua mão para mim,

Eu era pobre, perdido, sem Deus, sem Jesus,

Quando Ele estendeu a Sua mão para mim!

II

Agora me regozijo desde que O aceitei

E na tempestade eu posso descansar

Pois com Ele estou liberto do perigo e do mal

Desde que estendeu a Sua mão para mim!


Faz já alguns anos que ouvi este cântico, entoado por uma nossa Irmã. Quanto apreciei! Recordou-me vivamente o dia 29 de Janeiro de 1951. Foi o dia da minha decisão para Cristo. Ele estendeu Sua mão para mim!


2 - Exemplos do Evangelho

No texto bíblico, muitas vezes vemos o Senhor estendendo a Sua mão.

- Em Lucas 5:15 encontramos um homem "cheio de lepra". Ninguém se aproximava de tal pessoa, muito menos lhe tocaria. Contudo, o Senhor Jesus estendeu a Sua mão! Aquele toque mudou completamente a vida do leproso! Agora ele poderia cantar: "Quando Jesus estendeu a Sua mão..." É possível que outras mãos já se tivessem estendido para ele, mas para o afastar ou denunciar o seu triste estado. As mãos de Jesus operaram o milagre!

- Em Mateus 8:14,15 vemos o Senhor Jesus estendendo a Sua mão..."Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente." (Romanos 10:21). O amor de Deus por nós!

- Em Mateus14:30,31 temos Pedro a afundar-se no mar, com vento forte e ele cheio de dúvidas. Jesus, estendendo a mão, segurou-o. Pedro podia cantar: "Quando Ele estendeu a Sua mão para mim..."

- Em Lucas 7:13-15 Jesus tocou e esquife, com a Sua mão estendida, e o jovem ressuscitou!

- Em Lucas 13:10-13 vemos as mãos estendidas do Senhor Jesus, dando saúde a uma mulher enferma e curvada havia 18 anos.

- Lucas 22:50,51 O homem estende a mão empunhando uma espada, ferindo o seu semelhante. Hoje dizemos que falou "com duas pedras na mão", quando alguém se expressa de um modo mais violento. Mas o Senhor Jesus estende a Sua mão com a cura. Malco com a sua orelha reposta pelo Senhor , com muita gratidão, poderia cantar: "Quando Jesus estendeu Sua mão para mim...”


3- As Nossas Mãos

E nós, o que temos na mão? Quando estendemos as mãos na direcção de alguém, qual é a nossa intenção? O que transmitimos? Nós somos discípulos do Senhor Jesus! Então, aprendamos com os muitos exemplos que nos deixou no Evangelho, já referidos.

Lembro aqui que Saul usava na sua mão uma lança. David (homem segundo o coração de Deus) usava nas suas mãos uma harpa. Ele transmitia uma melodia que acalmava o ouvinte. (I Samuel 19:9,10).


4 – As Suas Mãos e a Nossa Dor

Gostaria de partilhar convosco uma das mais enriquecedoras experiências que tive no ministério. Havia um ano que tinha saído da minha terra e da minha parentela, para servir o Senhor. Tudo decorria muito bem até que... entrou em mim, inexplicavelmente, um profundo desânimo, muita tristeza. Foi um tempo verdadeiramente difícil.

Certo dia, estava sozinho na Casa de Oração, orando e chorando. Não sei (II Coríntios 12:1-3) se ouvi, ou se senti no meu íntimo, mas a verdade é que veio até mim esta consoladora promessa do Senhor: " Não te deixarei nem te desampararei" Que refrigério senti com estas palavras! Não mais desânimo, não mais tristeza! Nasceu em mim uma nova coragem para prosseguir!

Conto-vos isto apenas com o desejo de ajudar algum obreiro que esteja a passar por uma experiência semelhante. Mais tarde vim a ler esta promessa. Antes não tinha feito reparo dela (Deut.31:6; Josué 1:5,9; Hebreus 13:5). Lembro o que está escrito em II Coríntios1:3-6. Quem não passar por tribulações não saberá consolar os atribulados.

Quando era ainda solteiro assisti a um funeral dum bebé. Havia grande pranto na família, naturalmente. Na altura, sendo jovem, não compreendi. Pensei para mim próprio: tanto pranto por um bebé? Quando estava em Timor, um meu filho, ainda bebé, faleceu. Tanta angústia e tantas lágrimas no nosso lar! Aí compreendi bem essa dor, porque a vivi. Anos mais tarde fiz o funeral de um bebé. Chorei com os que choravam (Romanos12:15).

Muitas vezes as experiências difíceis, embora nunca desejadas, vêm a ser recursos para melhor entendermos a dor de outros e sermos de verdadeira ajuda.


Conclusão

Deus estende a Sua mão para nós e dá-nos alegria, conforto e segurança. Ele sabe como mudar circunstâncias da nossa vida, abrir-nos um novo caminho. A Bíblia testemunha esse facto e a nossa experiência também.

Deus espera que sejamos também canais do Seu amor, estendo mãos de conforto uns aos outros. Sejamos sensíveis ao sofrimento dos outros, tenhamos nós vivido algo semelhante ou não. Ele espera isso de cada um de nós. “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo” (Gálatas. 6:2).

Sem comentários: