segunda-feira, setembro 28, 2009

Número 44 - A eleiçao e os deveres de um rei


Deuteronómio 17:14-20

1 – Quem seria o Rei?

Qual era o grande requisito para ser designado rei? Era um único e estava absolutamente a cargo de Deus: ser escolhido por Ele. "Será rei aquele que escolher o Senhor teu Deus". Deuteronómio 17:14-20.

O rei não se escolhia a si mesmo. Lembro Adonias e Absalão. Ambos tentaram ser reis. Adonias até conseguiu apoio militar e religioso, mas nenhum deles foi rei, tendo perecido ambos de mortes trágicas. A Bíblia diz que somos embaixadores. Um embaixador não se nomeia a si mesmo. Moisés, ao findar o seu ministério pediu ao Senhor que pusesse um homem escolhido por Ele para ser líder do povo de Israel. Lembramos que Moisés tinha dois filhos, mas o sucessor escolhido pelo Senhor foi Josué, servo de Moisés (Josué 1:1). Lembramos também o profeta Amós. Não era filho de profeta, mas boieiro! Mas foi o chamado pelo Senhor (Amós7:14,15).

Os apóstolos não se escolheram a si mesmos (Coríntios 12:28; Efésios 4:11 e ainda Lucas 6:12,13). Note-se que já eram discípulos. Só um discípulo poderia vir a ser apóstolo (designação que significa “enviado”). João, o apóstolo, considerava-se sempre discípulo (ver Evangelho de João).

Do mesmo modo, Pastor tem que ser alguém a quem o Senhor escolheu (João 15:16).


2 – Quais os deveres do Rei?

  1. Não poderia multiplicar para si cavalos

“Não multiplicará para si cavalos…” Deuteronómio 17: 16

No Salmo 20, que é uma oração pelo rei, lemos no verso 7 que “uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor.” Podemos considerar "cavalos"como força natural, mas não é pela força nem pela violência, mas pelo espírito do Senhor que teremos vitória no nosso ministério (Zacarias 4:6). Quais são os nossos cavalos hoje? O nosso entendimento pode ser um "cavalo" no qual nos estribamos (Provérbios 3:5-7). A experiência pode ser um "cavalo" no qual confiamos (Lucas 5:5; João 31:3) e o resultado será nulo. Leiamos em Salmo 33:15-18; 118:8,9; 127:1, Provérbios 21:31: Jeremias 9:23,24.Paulo deitou fora todos os "cavalos" pondo assim a sua confiança no Senhor. I Coríntios 2:2-5; 15:10; Filipenses.3:4-7. Ler ainda Isaías 30:1-3; 31:1,3; Ezequiel 17:15. Como bem sabemos, Salomão falhou nesta ordenança I Reis 10:28; II Crónicas 1:14, 16,17; 9:28.

  1. Não poderia multiplicar para si mulheres

“ Tão pouco para si multiplicará mulheres…” (Deuteronómio 17: 17a)

A mulher é uma dádiva de Deus para o homem (Génesis 2:18: Provérbios 18:22; 19:14). É o plano de Deus que cada homem tenha a sua própria mulher. É verdade que no Antigo Testamento temos homens com mais de uma mulher mas este não era, nem é, o plano de Deus (I Timóteo 3:2; Tito 1:6). Tal prática, está provado, não traz felicidade, mas sim tragédia. À luz da Bíblia, foi um descendente de Caim o primeiro a tomar duas mulheres (Génesis 4:19,23,24).

Salomão, também neste aspecto falhou, fazendo precisamente o contrário do que Deus lhe ordenara (I Reis 11:1-6; II Crónicas 8:11). Sob este tema, a Bíblia está cheia de avisos, como bem sabemos.

  1. Não poderia multiplicar para si ouro ou prata

“Nem prata nem ouro multiplicará para si…” (Deuteronómio 17:17b)

Certo dia, Pedro disse a um pedinte: "Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou..." (Actos.3:6-9) O que Pedro possuía é o que cada obreiro precisa no seu ministério.

Conta-se que um dia alguém visitava o Vaticano. Perante a opulência ali presente, o cicerone que guiava esse visitante referiu: “Hoje S.Pedro não poderia dizer: “Não tenho prata nem ouro”. O visitante respondeu: “E também não teria poder para dizer a um coxo: “Levanta-te e anda”.”

Lembro os queridos Irmãos em Timor. Muitos deles, nem tinham móveis nas suas palhotas, mas cantavam com tanta alegria: "Estou contente, com minha palhota! Ouro e prata não tenho aqui. Mas lá na glória, terei um palácio de ouro puro guardado para mim..."

A passagem bíblica de Provérbios 30:7-9 fala-nos do perigo de se ter muito ou de se ter pouco. O Senhor manda-nos pedir "o pão de cada dia".

S. Paulo dizia que estava instruído neste assunto de dinheiro (Filipenses.4:11-13; 1 Timoteo.6:7-11). Estejamos nós também instruídos.

d) Deveria ler a Palavra de Deus todos os dias da sua vida

“E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida…” Deuteronómio 17: 19

E porquê? “Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel. (v. 20)

O Espírito Santo só pode usar a Palavra que cada um tiver na sua "despensa" ( I Coríntios 4:1,2;Ezequiel 3:1-4). Persista em ler para poder exortar e ensinar (I Timóteo 4;13). Importa ler ainda em Josué 1:8 Salmos 1:1-3; 19:7-11;119:9-11,97-100,105; Romanos 10;17; 15:4,11,12; Colossenses 3:16;Tito 1:9.

Quanto mais se poderia escrever acerca do valor da Palavra! Mas fiquemos por aqui.


Conhecemos a Palavra de Deus?

Duas ilustrações

- Quando estudava na Escola Bíblica, um professor contou algo acerca de um pregador que nunca mais esqueci . Falava acerca de Paulo e Silas na prisão, em Filipos. Dizia ele "Era meia noite, Paulo e sua esposa Silas na prisão! Os seus filhos Tito e Timóteo chorando, em casa sozinhos... sem saber onde estavam os seus pais!”

- Num outro caso, o pregador estava a ler em Génesis acerca da criação do homem. Distraído, ao procurar passar uma folha da Bíblia, passou duas folhas, então leu que “… tinha 300 côvados de comprimento e 50 côvados de largura.” Os ouvintes riam... O pregador afirmava com veemência: “Está escrito! Não duvidem!” O pregador estava agora ler acerca da arca de Noé!

Conheçamos a Bíblia. Partilhemos os seus ensinos com rigor, em toda a sua pureza e verdade. É a Palavra de Deus!

Sem comentários: