O amor de Jesus pela igreja é imenso, maior do que seremos capazes de imaginar. De tal modo a ama que lhe deu uma oferta preciosa. Qual? A maior que poderia dar: Ele entregou-se a Si mesmo por ela (Efésios 5:25).
Para explicar o sentido útil, harmonioso e valioso da igreja, encontramos na Bíblia algumas definições daquilo que a igreja é. Vamos reflectir sobre elas.
Corpo de Cristo
Em I Coríntios 12:12-31 S. Paulo fala da Igreja como o Corpo de Cristo. Que vasto e precioso ensino temos nestes versículos! A Igreja é referida como um Corpo harmonioso, funcionando sob as ordens da Cabeça - Cristo. É numa Igreja assim que Deus ordena a bênção e a vida para sempre (Salmo 133:3).
Fui pastor numa Igreja, onde alguns Irmãos quando oravam diziam: “Senhor, é bom estar na Tua casa, porque aqui é que Tu ordenas a bênção e a vida para sempre." Eu pensava para mim mesmo: “Sim, se os irmãos viverem em união. Tal bênção e tal vida não virão automaticamente apenas pelo facto de os irmãos estarem na Casa de Oração.”
A este propósito, estou a lembrar-me de um coro que se cantava e que lembrava esta grande verdade: " Tudo vai bem, quando existe união e há amor em cada coração, mas se o inimigo audaz, essa união desfaz, a graça de Deus não vem e nada vai bem.”
Estalagem
Em S. Lucas 10:30-37 vemos a igreja como uma estalagem. A igreja é um lugar de paz, de amor, de conforto, onde o compassivo "Samaritano" coloca os que "descem" pelo caminho (Provérbios 15:24), os "roubados", os "espancados," os "meio mortos". É um lugar de cura, onde se restaura a vida.
E diz ao estalajadeiro (pastor): “Cuida dele”. É a hora do estalajadeiro manifestar o seu cuidado pelo recém-chegado à "estalagem".O Samaritano promete que tudo pagará, quando voltar, por tudo aquilo que o estalajadeiro fizer em favor do necessitado.
Que ninguém diga, com razão, "ninguém cuidou da minha alma" (Salmo 142:4). Pastor, “ põe o teu coração sobre o rebanho."(Provérbios 27:23). Sejamos semelhantes a Timóteo (Filipenses 2:19,20).
No Alentejo, onde nasci, muitas vezes vi o pastor levando no seu colo um cordeirinho, porque não conseguia acompanhar o rebanho. É o cuidado de um bom pastor!
Oásis
Neste deserto( mundo) em que peregrinamos, caminhando para "Canaã" (Êxodo 15:23-27).
O "lenho" (a mensagem da cruz) tornou o amargo doce! Que lugar aprazível os cansados no deserto enfim encontraram! Assim deve ser a Igreja, um lugar de paz, de refrigério!
Na Igreja em Coríntio havia contendas (I Coríntios 1:11). Que coisa triste! Importa ler em Génesis 13:8; 45;24; Marcos 9:33-35.
Fui pastor numa Igreja que junto à casa de oração havia um quintal onde abundavam gatos. Por vezes, enquanto estávamos no culto, ouvíamos os gatos a brigar, assanhados, em miados insistentes e agressivos. Aquele ruído era um exemplo claro de contenda. Num desses cultos comentei com os irmãos: “Graças a Deus não somos comparados a gatos, mas a ovelhas! As ovelhas apreciam verdes pastos e águas tranquilas.”
Ao ler em Isaías 57:20, 21; 66:12 notamos diferença que existe os ímpios e os que são do Senhor. A Igreja deve ser a antecâmara do Céu!
Lugar de trabalho
Logo que foi salvo, S. Paulo perguntou: “Senhor, que queres que eu faça?” Ele ficou imediatamente disponível para servir o Senhor, fazendo aquilo que Ele quisesse.
A Igreja é comparável a um barco de pesca, não de passageiros ou de recreio. Por isso quando o Senhor nos salva é para nos usar ao Seu serviço. Vejamos isso através da Bíblia:
- No Velho Testamento:
"Quando houverdes tirado este povo do Egipto, SERVIREIS a Deus neste monte". (Êxodo 3:12)
"Deixa ir o meu filho, para que Me SIRVA..." (Êxodo 4:23)
"Deixa ir o meu povo para que me SIRVA. (Êxodo 7:16; 10:3,24-26).
" ...e o SIRVAIS com todo o vosso o coração e com toda a vossa alma." (Josué 22:5)
"Porem, eu e a minha casa SERVIREMOS ao Senhor. “ (Josué 24:14,15)
"Preparai o vosso coração ao Senhor e SERVI a ELE só..." (I Samuel 7:3,4)
" Deus a quem continuamente SERVES" (Daniel 6:16,20)
"Vereis então a diferença entre o que SERVE a Deus e o que não O SERVE" (Malaquias 3:18).
- No Novo Testamento:
Jesus - O nosso bom Mestre, "não veio para ser servido mas para SERVIR." (Mateus 20:26-28).
"...o seguiam e o SERVIAM..." (Marcos 15:41).
"...e muitas outras que O SERVIAM" (Lucas 8:3).
" O SERVIRIAMOS sem temor" (Lucas 1:74).
"Ana, com quase 84 anos, SERVINDO a Deus" (Lucas 2:36,38).
Disse Jesus:"E alguém Me SERVIR, meu Pai o honrará" (João 12:26).
"Assim SIRVO a Deus" (Actos 24:14).
"Deus, de quem sou e a quem SIRVO..." (Actos 27:23).
"...Porque a Cristo, o Senhor, SERVIS" (Colossenses 3:24).
"...para SERVIRDES ao Deus vivo" (Hebreus 9:14).
Alguém disse: "Quem não vive para servir, não serve para viver"
Concluo com este belo hino, que nos encoraja a servir a Deus. Se não formos nós a servir, quem o fará? “Só tu, oh crente, o poderás fazer!”
HÁ TRABALHO PRONTO
1
Há trabalho pronto para ti, cristão,
Que demanda toda a tua devoção;
Vem, alegremente, a Cristo obedecer,
Pois só tu oh crente, o poderás fazer
Côro
Por Jesus a trabalhar,
Prontamente, fielmente, trabalhar!
Em servi-Lo, que prazer!
E só tu, oh crente, o poderás fazer.
2
Para cada crente o Mestre preparou
Um trabalho certo, quando o resgatou.
O trabalho a que Jesus te chama aqui
Como será feito, se o não for por ti?
3
Pode ser humilde, mas se for para Deus
Ele é contemplado lá dos altos céus.
E o esforço feito, não será em vão,
Se tiver, de Cristo, plena aprovação!
4
Quantos há perdidos, sem a salvação!
Quantos que precisam de consolação!
Como Cristo os ama, fá-los entender,
Pois só tu, oh crente, o poderás fazer.
(Hino número 93 de "CÂNTICOS DE ALEGRIA")
Que o Senhor use o amado irmão em cada dia para que, na localidade onde vive, a Igreja seja sempre Corpo de Cristo, Estalagem, Oásis e Lugar de Trabalho, servindo os necessitados e trazendo glória ao Seu Nome!
Saudações no amor de Cristo,
Pr. Miguel F. Coias
Sem comentários:
Enviar um comentário