segunda-feira, julho 12, 2010

Número 51 - Ensinos de Neemias

O livro de Neemias é extremamente rico em ensino. Nesta Folha Solta iremos considerar alguns princípios essenciais da vida cristã que se evidenciam neste livro.

Missão

Neemias sacrificou a sua vida sossegada do palácio para servir o seu povo aflito. Um verdadeiro missionário! O que sucedeu quando Neemias soube do estado em que se encontrava o povo judeu? Chorou, lamentou, jejuou, orou perante o Deus dos céus (1:3-5). Ele tinha uma chamada de Deus. Ele pensava: "Os outros, Senhor!"

União

Neemias conhecia o valor da união. Os obreiros trabalhavam "ao lado uns dos outros" (Neemias 3:1-19). Servimos a Deus lado a lado ou de modo disperso? Longe uns dos outros, não funciona(4:19). É de realçar aqui as filhas de Salum. Obreiras ao lado do seu pai (3:12). Lembramos aqui as filhas de Filipe. Que alegria sentiria aquele pai, tendo quatro filhas que profetizavam (Actos 21:8,9)! Unidos conseguimos fazer muito mais para o Senhor. Eu não faria as "Folhas Soltas" sem a preciosa colaboração das minhas três preciosas filhas.

Nobreza

Não sejamos “nobres” como aqueles que lemos em Neemias 3:5; 13:17. Eles não foram um bom exemplo. Sejamos, sim, como os nobres referidos em Actos 17:10,11.

Homem de Deus

No livro de Neemias, David é chamado "Homem de Deus" 12:24,36. Compare ainda com I Samuel 13:14. Também em I Timóteo 6:11; II Timóteo 3:17 nos fala do "homem de Deus". Mas quem foi chamado cerca de 30 vezes "homem de Deus" foi o profeta Eliseu. Importa que sejamos conhecidos como "homens de Deus"

Oração

Em Neemias, temos oração mais longa da Biblia 9:6-37. E também temos as orações mais curtas: 5:19; 13:14,22,31.

O amado e saudoso missionário Tage Stalberg ensinava acerca da oração:

- A oração no culto público deve ser como um "telegrama" - breve;

- A oração no culto de oração, e um "postal" – um pouco mais detalhada mas ainda assim breve.

- A oração em nossa casa, é como uma "carta", pode ser longa e é só entre nós e Deus.

Na sua longa oração, Neemias, exalta a bondade e a misericórdia de Deus (Neemias 9:17,19,25,27,28,30,31).

Beneficência

Em Neemias 8:10 lemos: "Comamos as gorduras e bebamos as doçuras, mas não esqueçamos aqueles que não têm nada preparado para si..." E nestes dias difíceis, há muitos que não têm nada preparado para si. Foi recomendado a Paulo que se lembrasse dos pobres, o que procurou fazer com diligência (Gálatas 2:10).

Exemplo

Consideremos a reacção de Esdras e a de Neemias perante o pecado do povo. Repare na diferença, lendo em Esdras 9:1-4 e em Neemias 13:23-25. Esdras arrancou os cabelos da sua cabeça e da sua barba; Neemias espancou os transgressores e arrancou-lhes os cabelos.

Lembremo-nos de que Esdras era sacerdote e Neemias era governador (Neemias 8:9). Os pastores são sacerdotes, não são governadores. Imitemos Esdras. "Não e pela força nem pela violência..." (Zacarias 4:6).

Esdras orando e chorando (primeiro) e depois todo o povo chorava com ele em grande choro (Esdras.10:1-4). Ele deu o exemplo. "Em tudo te dá por exemplo" (Tito 2:7).


Fugir?

"Um homem como eu fugiria"?(Neemias 6:11) O verdadeiro pastor enfrenta o leão e o urso, por amor das suas ovelhas (I Samuel.17:34,35). O mercenário foge porque não tem cuidado das ovelhas (João 10:11-13).

Não fujamos das lutas que temos que enfrentar no nosso ministério; fujamos sim, de tudo que possa arruinar o nosso ministério pastoral.

O Senhor nos abençoe!

Vosso no amor do Senhor Jesus, O BOM PASTOR!

Miguel F. Coias

Sem comentários: