segunda-feira, julho 12, 2010

Número 52 - Subamos


Alguém disse que mais importante que o local onde estamos é a direcção para onde estamos a caminhar. Na verdade, é o sentido que damos à nossa caminhada que irá decidir onde estaremos num futuro próximo.


Firmeza

Nestes dias, o terreno que pisamos é muito escorregadio. Temos que dar particular atenção onde colocamos os nossos pés, observar cada passo que damos e entender para onde nos estamos a dirigir. S. Paulo adverte-nos: “Sede firmes e constantes…” (I Coríntios 15:58) e “fundados e firmes na fé” (Colossenses 1:23). Também Moisés é lembrado pela sua firmeza “Ficou firme como vendo o invisível” (Hebreus 11:27). O Apóstolo Pedro exorta-nos igualmente a ser firmes: “… ao qual resisti, firmes na fé.” (I Pedro 5:9).


Descer?

Precisamos também de entender qual é o caminho. Descer ou subir?

O profeta Jonas escolheu o seu próprio caminho. Em desobediência ao Senhor, ele começou a descer e só parou no abismo. Vejamos:

1 - Desceu a Jope

2 - Desceu ao navio

3 - Desceu ao porão

4 - Desceu aos fundamentos dos montes (Jonas 1:3-5;2:5,6).

Não é de surpreender esta descida vertiginosa. A Bíblia alerta-nos: “Um abismo chama outro abismo.” (Salmo 42:7)

Lembremos o que sucedeu a um homem, na sua descida (Lucas 10:30-35). Saiu de Jerusalém - a cidade do grande Rei, a cidade santa, a cidade da paz, DESCENDO a Jericó - a cidade reedificada sob maldição (Josué 6:26; I Reis 16:34). Nessa descida o homem foi apanhado pelos salteadores, que o roubaram, o espancaram, deixando-o meio morto. Salvou-lhe vida o bondoso e compassivo samaritano.

Aprendamos com Neemias: quando os seus inimigos o convidaram a descer ao vale, pois intentavam fazer-lhe mal, eis a sua resposta:"Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer." (Neemias 6:1-3).

Está a fazer uma grande obra, servindo a Deus? Não permita que outros o levem a descer!


Subir!

Diz a Bíblia que "Para o entendido, o caminho da vida é para cima..." (Provérbios 15:24).

Aprecio o elucidativo quadro que temos em Marcos 10:32. Os discípulos iam no CAMINHO, SUBINDO para JERUSALÉM; e Jesus - o BOM PASTOR ia adiante deles (João 10:4).

SUBAMOS... com Jesus ao alto monte da transfiguração. Que maravilhosa e inesquecível experiência tiveram os apóstolos! Pedro disse: "Bom é estarmos aqui!" (Mateus 17:1-4; II Pedro 1:17,18).

SUBAMOS... ao cenáculo onde desceu Espírito Santo (Actos 1:13,14).

SUBAMOS... ao templo à hora da oração (Actos 3:1).

SUBAMOS ao monte do Senhor (Isaías 2:3).

Descer e fácil, SUBIR requer esforço!


Somos Palmeiras

No Salmo 92 lemos acerca do ímpio, comparando-o a erva; e o justo é comparado à palmeira. Que diferença!

A palmeira pode dar fruto durante 100 a 200 anos."Na velhice ainda darão frutos..." v.14.

A palmeira pode SUBIR até 30 metros de altura. Lembro estas palavras do hino 402: "Minha alma ,oh, sobe p'ra o alto! Ali ouvirás o falar d’ Aquele a quem eu exalto..."

A palmeira, dificilmente é levada pelo vento. (Efésios 4:14) Sejamos como palmeiras! Amém!


Finalizo com um hino que resume todo o ensino contido nesta meditação bíblica:

“Cristo manda que subamos mais, que subamos mais

Olhando para o mundo, desceremos mais, desceremos mais

Porque subindo e descendo nunca chegaremos

Subamos, subamos, olhando para Cristo, cada dia mais, cada dia mais.”

Sem comentários: