segunda-feira, julho 12, 2010

Número 53 - A Partida

Introdução

Recentemente estive internado no Hospital . Lembro que quando tinha 15 anos fiquei no Hospital durante 20 dias. Contudo, desta vez foram 30 dias! Aproveitei esse tempo para ler a minha querida Bíblia e me alegrar. Li um pouco do muito que ela fala acerca da nossa partida deste mundo. E foi no hospital que elaborei esta Folha.


A Partida

Desde sempre, tive pavor ao reflectir sobre a morte.Muitas vezes pensava: "Porque nasci eu? Afinal era melhor não ter nascido.” Aos 20 anos de idade, aceitei Jesus como meu Salvador. O assunto do temor da morte foi banido! Mas... a morte não deixou de ser morte para mim. Contudo, nestes dias tenho reflectido sobre a forma como S. Paulo se referia ao final da sua carreira. Ele não utiliza a palavra “morte” mas sim “partida”.

“Porque eu sei que depois da minha partida…” (Actos 20:29)

“… tendo desejo de partir porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:21-23)

“… e o tempo da minha partida está próximo.” (II Timóteo 4:6)

Lembro ainda o que escreveu S. Pedro: “Sabendo que brevemente hei-de deixar este meu tabernáculo…” (II Pedro 1:14, 15)

A palavra “partida” faz-me recordar algo curioso. Quando eu vivia no Algarve, ainda solteiro, muitas vezes me deslocava de Portimão para Lagos, de combóio. Era uma viagem com paragens em várias estações. Depois de uns minutos em que o comboio ficava imobilizado nos carris, para deixar e receber passageiros, o funcionário de cada estação gritava “Partida!”E o comboio entrava, de novo, em marcha, em direcção à estação seguinte. Só quando chegávamos ao destino final, em Lagos, é que mais ninguém falaria em partida. A linha terminava ali.

Ao referir ao momento de falecer, a Bíblia fala em Partida. Porquê? Porque a viagem não termina com a morte. Há um destino a alcançar a partir dali, não é o fim do percurso. Há uma nova estação.


A Próxima Estação

A Bíblia é abundante em referências à eternidade com Cristo, referindo a beleza e a satisfação daquele novo lugar. Eis algumas:

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal também há corpo espiritual.'' (I Coríntios 15:42-49).

"Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor." (II Coríntios 5:6-8)

"Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso..." (Filipenses 3:21).

"Guiar-me- ás com o Teu conselho, e depois me receberás em glória." (Salmo 73:24)

" Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos seus santos." (Salmo 116:15).

" Tenho desejo de partir e estar com Cristo porque isto é ainda muito melhor." (Filipenses 1:23)

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos homens" (I Coríntios 15:19)

" Quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:8)

" ...e isto que é mortal se revista da imortalidade" (I Coríntios 15:53-55).

" Escreve: Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim diz o Espirito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." (Apocalipse 14: 13).

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer temos de Deus um edificio, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Coríntios 5:10).


Conclusão

O Senhor trouxe-me à mente esta reflexão enquanto estive no hospital. De facto, Ele fala connosco e nos traz certeza e convicção em momentos difíceis, no Seu imenso amor e cuidado por cada um de nós. Deixo convosco uma estrofe do hino 126, de “Cânticos de Alegria” que traduz esta minha experiência recente:

" Quando aqui as flores já fenecem,/ as do Céu começam a brilhar,/ Quando as esperanças desvanecem,/ o aflito crente vai orar;/ os mais belos hinos e poesias/ foram escritos em tribulação,/ e do Céu, as lindas melodias,/ se ouviram na escuridão."

Sinto-me muito grato pelas orações que têm feito em meu favor.

Tenho outras Folhas Soltas preparadas para vos enviar brevemente. Até lá , desejo a cada um dos meus irmãos as mais ricas bênçãos do Senhor!


Miguel F. Coias

Sem comentários: