"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Para que nenhuma carne se glorie perante Ele" (I Coríntios 1: 27-29).
Permitam-me que vos conte duas experiências pessoais, que me sucederam quando andava a estudar:
1- Estávamos numa de aula de Moral, quando o professor me mandou rezar uma oração. Devido ao meu problema de gaguez, a reza saiu muito complicada! Os meus colegas riram-se do sucedido.O professor supôs que eu estivesse a gaguejar de propósito, fazendo da reza uma... brincadeira. Resultado: fui expulso da aula!
2- Estávamos numa aula de Português. No final da aula, o professor, que se tinha apercebido do meu problema, quis falar comigo. Contou-me, então, que um dos filósofos-oradores gregos mais famosos, DEMÓSTENES, era gago. Porém, apesar dessa limitação, não deixou de se tornar um dos mais conhecidos oradores. Com este exemplo, procurou animar-me a não desistir, apesar do problema de gaguez.
O professor de Português teve a sensibilidade de entender a minha dificuldade. Setenta anos depois, ainda me recordo da coragem que ele me instilou e do seu nome completo: José António Pinto Ribeiro! Se temos complexos devidos àquilo que consideramos limitações pessoais, ignoremos a insensibilidade do professor de Moral e demos ouvidos, ainda hoje, a voz animadora do meu professor de Português!
Na Bíblia, encontramos homens que Deus escolheu e capacitou, apesar das suas limitações! Lembremos alguns:
MOISÉS - "Então disse Moisés: Ah Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem ontem nem de anteontem nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."
(Êxodo 4:10-12).
JEREMIAS - "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque eu sou uma criança. Mas o Senhor me disse: porque aonde quer que Eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás." (Jeremias1:6,7).
AMÓS - " E respondeu e disse a Amasias: Eu não era profeta nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicómoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel." (Amós 7:14,115)
ELISEU - Partiu pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando, e ele estava com doze juntas adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: "Vai, e volta, que te tenho eu feito?" (I Reis 19:19-21).
SIMÃO PEDRO, e ANDRÉ, seu irmão, eram pescadores quando Senhor os chamou para o ministério: "E Jesus, nadando junto ao mar da Galiléia viu a dois irmãos Simão Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixando logo as redes, seguiram-No.(Mateus 4:18,19).
" E adiantado-se dali, viu outros dois irmãos TIAGO, filho de Zebedeu, JOÃO, seu irmão, num barco, com seu pai Zebedeu consertando as redes, e chamou-os; E eles deixando tudo seguiram-No." (Mateus 4:21,22).
Neste Novo Ano que se avizinha, sirvamos o Senhor tanto com o que "somos" e com o que "temos" como com o que não somos e com o que não temos. O Senhor, ao chamar-nos para a Sua seara, responsabilizou-Se pelo nosso ministério, aquele para o qual nos tem chamado: "CONFIEMOS NO SENHOR." Temos tantas vezes na Bíblia, esta animadora e consoladora promessa! AMÉM!!!
Cordiais saudações deste vosso irmão e companheiro no serviço do Senhor,
Miguel F. Coias
Sem comentários:
Enviar um comentário