domingo, dezembro 02, 2012

Nº 89 - Não a nós

Não a nós

 

O homem passava os dias sentado junto ao templo. Deficiente motor desde que nascera, vira na mendicidade a (única) forma de prover recursos. Observava cada pessoa que ali entrava na expectativa de alguma oferta, por pequena que fosse. Lá vinham dois homens, e o pedido costumeiro saiu-lhe dos lábios. Responderam de um modo pouco comum. Ao invés de procurar nos bolsos uma moeda, os apóstolos Pedro e João pediram-lhe que olhasse para eles. Observou-os expectante. Depois de lhe contar que não possuíam prata nem ouro, declararam cura sobre o seu corpo, em nome de Jesus, ordenando-lhe que andasse. E, de imediato, começou a andar por si mesmo. Em torno deles, a multidão observava, estupefacta. Pedro, esclareceu, de imediato:  "Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?" (Actos 3:12,13). Não fora a virtude de qualquer um deles, fora o poder de Deus! O mesmo princípio foi reconhecido por outros personagens bíblicos:

 

José

Barbeado e de roupa mudada, sai da prisão, onde foi colocado injustamente. Apresenta-se perante o rei Faraó, que o chamou expressamente, dizendo: "Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas." (Génesis 41:15) De imediato, José remete para Deus a capacidade de identificar o significado do sonho. "Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó." (Génesis 41:16).

 

Daniel

Ao desvendar o segredo ao rei da Babilónia, Daniel explica que tal não sucede por mérito seu. "E a mim me foi revelado este segredo, não porque haja em mim mais sabedoria do que todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que. entendesses os pensamentos do teu coração."(Daniel 2:30) Já antes ele louvara a Deus por tamanha revelação: "Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;"  (Daniel 2:19-20)

 

Os Salmistas

Ao compor os seus hinos, lembram que só por Deus se alcançam vitórias:  

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela." (Salmo 127:1).

"Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado, ora diga Israel: Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nos. Eles então nos teriam engolidos vivos..."(Salmo 124:1-3)

 

Miquéias

Este profeta anuncia a posição humilde que cabe e todo o ser humano, diante de Deus:

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência e andes humildemente com o teu Deus?" (Miquéias 6:8).

 

Paulo

A vida do apóstolo Paulo caracteriza-se por um evangelismo vasto, num esforço diário por divulgar a mensagem de Cristo. Porém, ele faz questão de esclarecer: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta, e alguma coisa nem o que rega, mas Deus que da o crescimento." (I Coríntios 3:6,7).

 

Deus afirma que a glória só ao Seu nome é devida e ninguém deverá tentar apropriar-se dela. "Eu sou o Senhor, este é o meu Nome; a minha glória pois a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Isaías 42:8).

De igual modo, disse Jesus:"Eu sou a videira, vós as varas, quem está em Mim, e Eu nele, esse da muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer". (João 15:5). Em dias de procura de reconhecimento, de corrida aos títulos e a lugares de honra, que em cada dia nos invada a determinação expressa no Salmo 115:1 :

  "Não a nós, Senhor, não a nós mas ao Teu nome dá glória, por amor da Tua benignidade e da Tua verdade."

 

                                                       A DEUS TODA A GLÓRIA!

 

Cordiais saudações aos meus amados irmãos, leitores de "Folhas Soltas".

 

Vosso no Senhor


Miguel F. Coias

Sem comentários: