quinta-feira, novembro 22, 2012

Nº 88 - Os "Velhos" na Bíblia

 

Nas Escrituras encontramos algumas pessoas em idade avançada mas ainda com uma vida activa. Vejamos como vivenciam essa sua condição e o que refere a Bíblia sobre esta fase da vida.

 

 1 – Personagens bíblicos idosos

 

Calebe

Ele tinha 85 anos mas sentia as suas forças renovadas. E afirmou, ousadamente: "...O Senhor me conservou em vida, como disse: quarenta e cinco anos anos há agora, desde que o Senhor falou  esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que já  hoje estou da idade de OITENTA E CINCO ANOS. E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual minha força então era, tal e agora a minha força, para sair e para entrar." (Josué14:10,11)

 

Paulo

Ao escrever a Filemon, Paulo considera-se a si mesmo velho.

 "Todavia peço-te antes por caridade, sendo eu tal como sou, Paulo o VELHO..." ( Filemom.v.9).

 

Samuel

Quanto a este profeta, não foi ele mas sim os anciãos de Israel que o consideraram VELHO. Ele sentiu-se magoado com essa forma de o tratar.

"Eis que já estás VELHO...Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel..." (I Samuel.8:4-6).

 

Um profeta

Trata-se de um homem cujo nome não é referido na Bíblia. É um exemplo muito triste de um homem de Deus que se deixou guiar pelas palavras dele e o fim foi trágico. (I Reis13:11-24). Nem sempre o conselho de uma pessoa idosa é sábio ou dirigido pelo Senhor, por muita experiência de vida que tenha. Embora respeitemos as palavras dos velhos, não devemos nos deixar guiar pelas suas palavras.

"Lâmpada para os meus pés e a Tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmo119:105)

 

 

2 - O que diz a Bíblia acerca dos idosos?

 

- Darão fruto, serão viçosos e florescentes

"Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão  nos átrios do nosso Deus. Na VELHICE ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, Para anunciarem que o Senhor é recto.  Ele é a minha rocha, e n'Ele não há injustiça." (SALMO 92:13-15).

 

- Deverão ser sóbrios e prudentes

"Os VELHOS que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade, e na paciência;  As mulheres IDOSAS, semelhantemente, que sejam sérias, no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, nem dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, amarem seus maridos, amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, afim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:2-5).

 

- Sonharão sonhos

Haverá neles revelação de Deus.

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; ... vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;"(Joel 2:28)

- Não deverão ser repreendidos asperamente

"Não repreendas asperamente os ANCIÃOS, mas admoesta-os como a pais...As mulheres IDOSAS como  a mães..." (I Timóteo 5:1,2).

 

 

3 – A oração de um idoso

 

O salmista idoso expressava assim os seus anseios diante do Senhor:

  "Não me rejeites no tempo da VELHICE; não me desampares, quando me for acabando a minha força." (Salmo 71:9)

"Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as Tuas maravilhas. Agora também, quando estou VELHO e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a Tua força a esta geração, e o Teu poder a todos os vindouros." (Salmo 71:17,18).

 

Esta "Folha" é dedicada aos VELHOS, e a todos os que para lá estão caminhando!...

 

Fraternais saudações deste vosso irmão, que vos ama em Cristo,

 

Miguel Francisco Coias  (com 82 anos de idade) 

 

Sem comentários: