quarta-feira, novembro 14, 2012

Nº 87 - A Provisão de Deus

 

Um bolo

Ela preparava o bolo, com empenho. Enquanto misturava delicadamente um punhado de farinha com um pouco de azeite que ainda lhe restava, pensava neste alimento como algo especial. Afinal, fora o profeta a ordenar-lhe que fizesse aquele bolo pequeno, para ele.

Enviuvara e não era fácil providenciar o sustento para si e para o seu filho. Tempos difíceis. Já não tinha mais comida em sua casa. Mas o profeta dera-lhe uma palavra de grande conforto: "Não temas."

Acendeu o lume, ateando os dois cavacos que ainda possuía e colocou cuidadosamente o bolo no forno, a cozer. Em breve, o aroma agradável começou a espalhar-se pela casa, enquanto ela preparava mais dois bolos, um para si outro para o seu filho. E reparou que continuava a haver farinha e azeite para mais bolos! Que bênção, ao ver diante dos seus olhos cumprir-se a promessa de Deus: "A farinha da panela não se acabará e o azeite da botija não faltará, até ao dia que o Senhor dê chuva sobre a terra." (I Reis 17:14)

 

Um quarto mobilado

Sempre que ia a Súnem, Eliseu era convidado a tomar uma refeição em casa de um casal de certa posição social daquela terra. Um certo dia, porém, a oferta ao profeta ampliou-se: passaram a oferecer-lhe alojamento.

"E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nos e um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois. um PEQUENO QUARTO junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candeeiro; e há-de ser que, vindo ele a nos, para ali se retirara. (II Reis.4:9,10).

Reparemos na mobilia completa de quarto do profeta Elizeu, conhecido como "o homem de Deus": 

"...E ali lhe punhamos uma CAMA, e uma MESA, e uma CADEIRA e um CANDEEIRO; e há-de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará." (II Reis.4:9,10). Pouca mobília? Não, a suficiente. Ele estava li de passagem.

Conta-se que um homem que estava  a viajar, chegou a uma cidade onde vivia um conhecido rabi. O homem aproveitou a oportunidade, e visitou esse rabi. Reparou, então, que na casa  do rabi, quase não havia móveis. Ousou perguntar-lhe: "Onde estão os seus móveis?" O rabi perguntou-lhe: "E onde estão os seus?" "Bem", respondeu o viajante, "Eu estou aqui de passagem." Respondeu, então, o rabi: "Eu também estou aqui de passagem."

Todos nos estamos aqui de passagem.

 

Sandes de carne                                                                        

Os corvos eram considerados aves abomináveis. Contudo, Deus utilizou-os para alimentar o profeta Elias. "Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está junto ao Jordão. E os CORVOS lhe traziam  pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro(I Reis 17:4-6).

 

 

Sustento

A dada altura, o profeta precisava de sustento. Quem o haveria de providenciar? Deus escolheu a pessoa menos provável: uma mulher viúva, extremamente pobre. "Levanta-te, e vai a Zarefate, que é de Sidon, e habita ali: eis que Eu ordenei a uma mulher viúva que te sustente. (I Reis17:12,13,15).

 

 

Ânimo 

E ânimo, Deus também oferece? Sim, o profeta Elias teve essa experiência, num período difícil da sua vida. Deitado debaixo de um zimbro e depois dentro da caverna, ele foi confortado e alentado pelo Senhor.

"E deitou-se, e dormiu debaixo dum zimbro; e eis que então um ANJO o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come." (I Reis.19:5-7).

 "E  entrou numa caverna e ali passou a noite, E eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?" (I Reis19:9).

E Senhor lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento... porém o SENHOR NÃO ESTAVA NO VENTO. Depois do vento um terramoto, também o SENHOR NÃO ESTAVA  NO TERREMOTO. Depois do terramoto um fogo, porem  também 0 SENHOR NÃO ESTAVA NO FOGO. Depois do fogo uma voz MANSA E DELICADA. E sucedeu que, ouvindo-a Elias envolveu o seu rosto na sua capa e saiu para fora e pôs-se à entrada da caverna: Eis que veio a ele uma voz que dizia: "Que fazes aqui Elias?" (I Reis 19:12,13).

 

 "NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU  ESPÍRITO".

                                                                                                 (Zacarias 4:6)

 

O nosso Deus é o Deus da provisão. Quer necessitemos de alimento, alojamento, ânimo para prosseguir ou de qualquer outro recurso, não desanimemos. Ele sabe como suprir a nossa carência, pois Ele é um Pai verdadeiramente fiel!

 

Fraternais saudações.

 

Vosso irmão em Cristo,

 

Miguel F. Coias

 

 

Sem comentários: