terça-feira, março 25, 2008

Número 21 - Nomes Próprios – Significados e Exemplos de Vida

Desta vez vamos reflectir acerca de alguns nomes que encontramos na Bíblia. Há significados que devemos conhecer e daí colher ensino. Houve ainda pessoas cujos nomes foram mudados. Vamos saber quem foram, quem alterou o nome e porquê. Não incluirei aqui o caso de Abraão, uma vez que já foi alvo de reflexão num estudo bíblico anterior.

ENOS
(Gén. 5:26) Significa mortal, frágil. A Bíblia diz-nos que a partir de Enos, se começou a invocar o nome do Senhor. Quando reconhecemos que afinal somos tão frágeis e mortais começaremos a invocar o nome do Senhor. Compare com Salmo 6:2; Salmo. 8:4; Salmo 39:4. Alguém disse:"Na hora da morte, não há ateus".

JACOB
Significa Suplantador. Naquela memorável noite (Gén. 32:24-28), não foi só o nome que foi mudado para Israel, mas toda a maneira de ser de Jacob. A partir daí, ele não é mais o mesmo homem. Tornou-se um lutador, mas no bom sentido. Compare I Coríntios 9:25; I Timóteo 4:10; II Timóteo 4:7.

ESAÚ
Foi chamado Edom, que significa vermelho. Vejamos porquê, lendo em Gén.25:30. É caso para se dizer: "Diz-me do que te alimentas, dir-te-ei quem és". Repare no que está escrito no capítulo 36:1,8,19,43. Parece que é algo para não esquecermos.

Talvez não saiba que se um ramo de cravos brancos passar uma noite com o caule mergulhado num recipiente com anil, pela manhã terá um ramo de cravos azuis. Há uns anos atrás, estava a observar uma gaiola de canários, em casa de um nosso irmão, e reparei que alguns deles tinham a plumagem salpicada de vermelho. Perguntei-lhe porquê. O Irmão explicou-me: "Estou a pôr-lhe na comida algumas sementes vermelhas". (João 6:57). O nossa "alimentação" trará reflexos na nossa vida!

SIMÃO
Significa "ouvindo". O Senhor Jesus disse que ele seria chamado Pedro, que significa Rocha, Pedra, Cefas ( em Aramaico) Mateus.16:16-18; João.1:40-42. Então lembrei-me do que está escrito em Tiago 1:22,23 e I Pedro 2:5. Não sejamos apenas ouvintes da Palavra, mas pedras na maravilhosa "Casa Espiritual" - a Igreja.

SAULO
Crê-se que Paulo usaria os dois nomes: Saulo e Paulo. Depois da sua conversão, teria optado por Paulo, que significa pequeno. De que maneira foi usado o "pequeno" nas mãos do Senhor! Nas Epístolas que o "pequeno" escreveu, todas elas começam com o nome Paulo,"pequeno". Salmo113:7 "O Senhor, do pó levanta o pequeno..."
Paulo, a semelhança de Saúl, era da mais pequena tribo de Israel - Benjamim (I Samuel 9:21; Filipenses 3:5).

JOSÉ
Significa aumentador. Passou a ser chamado BARNABÉ.
Neste caso, não foi o Senhor nem o próprio que mudou o seu nome. Foram os seus irmãos, os apóstolos. (Actos 4:36,37). Como tudo se teria passado? Talvez um dos apóstolos teria dito, numa reunião apostólica, que o irmão "aumentador" havia vendido uma herdade e entregue o preço da mesma à Igreja. Não fez como Ananias e Safira (Actos 5:1- 11). Não seria melhor que este Irmão se chamasse "dador" e não aumentador? Concordaram então que se chamasse BARNABÉ: "Filho da consolação".
Vejamos um pouco mais acerca de Barnabé ( Actos 9:26-28; 11:22-26: 15:35-39 compare II Timóteo 4:11).
Que nome nos poriam os irmãos com quem convivemos?

REBECA
Quer dizer "beleza que atrai". Honrou bem o nome. Compare Gén. 24:15,16; 26:7 Temos ouvido, por vezes, que Rebeca pode representar a Igreja no Antigo Testamento. Foi a noiva do filho amado, que foi levado ao monte do sacrifício (Gén. 22:2). A Igreja é mui formosa! Cheia de beleza! (Cantares 1:8; 6:10; Efésios 5:27).

FILIPE
O nome significa amador de cavalos. Se o diácono Filipe teria sido apreciador de cavalos não sabemos. Sabemos, sim, que amava servir os necessitados, servindo às mesas (Actos.6:1-5). Amava as pessoas, anunciando-lhes a salvação em Jesus (Actos 8:5,6; 8:30-38). Amava a hospitalidade (Actos 21:8-10). O apóstolo Paulo esteve em casa de Filipe muitos dias. "Não vos esqueçais da hospitalidade" (Hebreus 13:2).

----------------------------------

Ele chama pelo nome

O Senhor chama-nos pelo nosso nome. "Chamei-te pelo teu nome, tu és meu" (Isaías 43:1). "Chama pelo seu nome as Suas ovelhas" (João 10:3).
Vejamos alguns dos muitos exemplos que temos na Bíblia: Gén. 32:11; Êxodo 3:4; 1 Samuel 3:10; Lucas 10:41; 22:31; Actos 9:4.
Deus pronuncia os seus nomes duas vezes, de forma repetida. Porquê? É uma ênfase colocada na chamada em que reconhecemos carinho, solicitude.
Importa que tratemos os nossos Irmãos pelo seu nome, nunca por alguma alcunha (III João v.15). Ao lermos o Capítulo 16 de Romanos, verificamos que Paulo cita mais de 30 nomes. Paulo não só sabia o nome de Timóteo, mas também de sua mãe Eunice e de sua avó Loide! Conhecia as três gerações pelo nome.

E nós, como é que chamamos?

Zaqueu?

Numa pequena congregação, da qual eu iria ser pastor, o pastor cessante apresentou-me os irmãos, o que apreciei. Porém, quando chegou a vez do irmão porteiro, o pastor disse que se chamava Zaqueu. Fiquei admirado, por não ser um nome comum entre nós. Ele então explicou: "Chamamos-lhe Zaqueu, porque como vê é muito baixinho!"
Lembro que Jesus não disse: "Baixinho, desce da figueira", mas usou o nome próprio do chefe dos publicanos, Zaqueu (Lucas 19:1-5).

Traços Físicos

Um pastor estava a apresentar alguns irmãos, mas não se lembrava do nome de um deles. Então disse: "Aquele irmão careca." Cuidado, meu caro Irmão pastor! Essa não é uma forma amável e educada de tratar as suas ovelhas. O irmão até poderá ter sorrido por cortesia mas preferiria, por certo, ter sido tratado pelo seu próprio nome.

Recordo aqui o que lemos em II Samuel 9:1-6. Ziba disse a David que havia um filho de Jónatas mas não disse o nome dele. Referiu-se a ele apenas como "aleijado". Quando o "aleijado" foi levado à presença de David, o rei chamou-o pelo nome: Mefibosete!

Conheçamos os Irmãos pelo seu nome, nunca pelas suas deficiências físicas. É o seu nome, não as suas limitações, que define a sua identidade.
Acrescento ainda que o nome do "chaguento" era Lázaro. O nome do rico não se sabe. Não estava escrito no Livro da Vida (Lucas.16:19,20).

Nomes não apreciados

Quando fui para Lisboa, como sempre procurei fazer, desejei saber os nomes de todos os irmãos, mas na grande Igreja em Lisboa creio que não consegui.
Certa vez perguntei a uma querida irmã como se chamava. Com certo acanhamento, ela me disse que se chamava República. Explicou que nascera no dia 5 de Outubro de 1910 ( o dia em que a República foi implantada em Portugal, substituindo a Monarquia). O pai era um republicano e pôs-lhe esse nome. Quando cumprimentava esta Irmã, não me sentia à vontade a tratá-la pelo nome, por saber que ela não apreciava o seu próprio nome. Tratava-a sempre por "minha amada irmã".
Quando estive uma semana na Guiné- Bissau, a irmã que cuidava da minha roupa chamava-se Sábado. Não me sentia muito à vontade em tratá-la por Sábado, era um pouco estranho para mim. Optei também por tratá-la por "minha amada irmã".

Uma Questão de Respeito

O nome tem um sentido importante para a pessoa. Define identidade. Se se tratar de um nome próprio ou de um sobrenome que não é apreciado, façamos o nosso melhor para que a pessoa se sinta confortável na relação connosco, não fazendo do nome um pretexto para trocadilhos ou brincadeiras a que, provavelmente, alguns acharão graça mas não ela própria.
As características físicas de uma pessoa, pela forma como a definem também e pela sua condição de inalterabilidade, constituem, muitas vezes, estigmas que carrega consigo com dificuldade. A estatura, o peso, a condição de ter mais ou menos cabelo, uma deficiência física nunca devem ser referidos pelo pastor, seja para a nomear seja sob qualquer outro pretexto. Só deve ser em aconselhamento e se for a pessoa a tomar a iniciativa de referir essa característica ao solicitar ajuda. São aspectos delicados da vida pessoal que devemos encarar com sensibilidade e descrição. Tenhamos esse cuidado, pelo respeito que cada irmão nosso nos merece.


2 comentários:

Anónimo disse...

...obrigada pela sua simplicidade. Precisa-se urgentemente de homens de Deus simples e de coração aberto. Um grande abraço.
Clelia

Anónimo disse...

Muito edificando! palavras de vida e do Espírito! parabéns!

Vitor