segunda-feira, abril 06, 2009

Número 37 - A Nossa Páscoa



Em que consiste a nossa Páscoa? A nossa verdadeira Páscoa é Cristo! "Cristo, a nossa Páscoa, foi sacrificado por nós" (I Coríntios 5:7).


O amor de Jesus

João, chamado o apóstolo do amor, no evangelho e nas três cartas que escreveu, exalta o grande amor de Jesus:

"...amou-os, até ao fim (até ao máximo)" (João 13:1,34).

“...assim como Eu vos amei... (João 15:12).

“Ninguém tem maior amor do que este...” (João 15:12,13).

O nome de João não consta no seu Evangelho nem nas suas Epístolas. No entanto, ele relata situações em que esteve presente e em que faz referência a si próprio. Como se denomina? Será que diz: “Aquele que amava Jesus”? Não. Ele identifica-se assim: "Aquele discípulo a quem Jesus amava"(João 13:23; 19:26; 21:7; 21:20).

Ele exalta, assim, o amor de Jesus por ele, não o amor dele por Jesus.


Lembro ainda o que está escrito em João 11:1-3 "Aquele que tu amas..." referindo-se a Lázaro.


Leia ainda em I João 3:16; 4:9,10,19; Apocalipse 1:5.


Certa vez, Jesus perguntou a Pedro se o amava. Pedro disse por fim: "Senhor, Tu sabes tudo". João 21:17


Paulo, exaltou sempre o grande amor de Jesus: II Coríntios 5:14; Gálatas 2:20; Efésios 3:19; 5:2; 5:25. Não vejo Paulo a fazer alusão ao seu amor por Jesus, mas si ao amor de Jesus por ele e por todos.


Lembro que quando me converti a Jesus, cantava-se um coro que dizia:"Oh! quanto amo a Cristo..." Mas pensava quanto eu desejaria amar ainda mais Cristo. Diria como Pedro: Senhor Tu sabes tudo!


Lembro aqui dois dos muitos hinos, que exaltam o grande amor de Jesus:

"Amor, que por amor desceste!/ Amor, que por amor morreste! / Ah! Quanta dor não padeceste,/Meu coração p'ra conquistar / E meu amor ganhar!" - (Hino 27).

"Quem pode o Seu amor contar? - Bis / O grande amor do Salvador, Quem poderá contar?" (Hino 35).

Tantos outros hinos exaltam o grande amor de Jesus. Te agradecemos e te exaltamos, Senhor!


Nesta Páscoa, exaltemos o grande amor de Jesus!


A prova do amor

O amor deve ser provado. Deus provou o Seu amor para connosco.

Deus AMOU o mundo de tal maneira que DEU o seu Filho (João 3:16). Alguém disse: "Pode se dar sem se amar, mas não se pode amar sem se dar."

Mas Deus PROVA o seu amor para connosco... (Romanos 5:8).

O Filho de Deus, o qual me amou... e se entregou a Si mesmo por mim (Gálatas 2:20). Lembro ainda, que também a fé deve ser provada: (Hebreus 11:17; 1 Pedro 1:7).

E até os louvores que recebamos podem servir como um meio para sermos provados. (Leia em Provérbios 27:21. Compare com 29:5).


A ressurreição

Em I Coríntios 15:3,4 é apresentada a mensagem do evangelho completo: Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou!


Era tempo de Páscoa. Uma criança estava a observar uma montra, onde havia uma estampa que mostrava Jesus crucificado. Entretanto, um homem aproximou-se também da montra.

A criança começou a dizer-lhe o que aquela estampa representava: "A morte de Cristo para nos salvar". O homem apreciou as suas palavras, e foi andando. Contudo, a criança lembrou-se, de repente, que faltara contar o mais importante. Foi a correr atrás dele e disse-lhe: “Senhor, faltou-me dizer que Jesus morreu, mas ressuscitou!”

"Ressuscitou verdadeiramente o Senhor" (Lucas 24:34)


Desejamos a todos os nossos caríssimos leitores de "FOLHAS SOLTAS" um abençoado tempo de PÁSCOA, fazendo festa com os asmos da sinceridade e da verdade (I Coríntios 5:7,8). Leia ainda Josué 24:14; Juízes 9:16,19.

______________________________________________________________________________________________________________

Estamos no mês de Março, enquanto escrevo esta "Folha". É neste mês que completo 79 anos!

Tenho meditado em alguns versículos que nos falam da velhice. Tomo a liberdade de os citar para os meus amados e saudosos companheiros:

- Eclesiastes 12:1 - Aproveita a tua mocidade para servir o Senhor

- Josué 14:10,11 - Com verdade, não posso dizer como disse Calebe. Porém, posso dizer como David: "Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão" Salmo 37:25.

- Salmo 71:18 Esta é a minha oração.

- Isaías 40:28-31 E esta é a promessa do Senhor.

- Salmo 92:13,14 O Senhor me ajude a ser assim

- Tito 2:2 E também assim.

- Eclesiastes 12:1-6 Tudo o que está a passar por mim!

Uma vez preguei acerca da morte, na Igreja. Um Irmão disse-me depois: “O pastor hoje parece que estava a pregar num cemitério!” Respondi: “Sempre que prego não é para os mortos! Prego para aqueles que ainda estão vivos!”


Saudações fraternas, com muito amor em Cristo!

Miguel, o velho (Filémon v.9)



Sem comentários: