terça-feira, junho 02, 2009

Número 38 - A Visitação


A VISITAÇÃO

Quando, em Dezembro de 1952, cheguei a Portimão para principiar o meu ministério, ainda me lembro do que me recomendou o prezado pastor João S. Hipólito: visitar os irmãos doentes , os idosos e os que faltavam aos cultos. Isso procurei fazer.

Quando em 1966 cheguei a Coimbra, falando com o prezado o pastor José Pessoa expus-lhe o problema de gaguejar um pouco. Ele respondeu-me dizendo que o púlpito é apenas uma pequena parte do ministério pastoral. O pastor José Pessoa tinha razão.

Em Actos 6:34 lemos que os apóstolos perseveravam na oração e na Palavra. Compare ainda com Lucas 18:1; I Tessalonicenses 5:17; Josué 1:8; Salmo 1;1-3.


O que diz a Bíblia

Outra parte muito importante no ministério pastoral é a VISITAÇÃO:

Tiago 1:27 - "visitar os orfãos e as viúvas nas suas tribulações";

Actos 15:36 - "tornemos a visitar nossos irmãos"

Actos 7:23 - "veio-lhe ao coração visitar seus irmãos...”

Mateus 25:34-40 - O Senhor Jesus falando acerca da visitação.

Mateus.12:11,12 - Se uma ovelha estiver caída numa cova, precisa urgentemente do auxilio do pastor. Há tantas espécies de "covas" onde a ovelha pode cair.

Lucas 15:4,5 - O cuidadoso pastor nota que lhe falta uma ovelha no rebanho.

Actos 20:29 - Ele sabe que há lobos cruéis. O pastor vai em busca da ovelha perdida e não descansa até a achar. Não lhe dá umas pauladas ao achá-la. Com muito amor e carinho a conduz de novo ao redil, levando-a sobre os seus ombros.

Êxodo 28:12 - O pastor é um sacerdote. O povo que pastoreamos esta sobre o nosso coração e sobre nos nossos ombros.

Salmo 119:176; 142:4 - A ovelha não tem senso de orientação, carece de alguém que conduza de novo ao redil. Temos no nosso hinário vários cânticos que são verdadeiras mensagens para nós, pastores. Os hinos nº104 e nº 156 são exemplo disso. Falam do Senhor Jesus como Pastor, mas afinal nos também somos pastores embora com um "p" pequeno.

Ezequiel 34:1-18 – importa que leiamos de vez em quando.

Génesis 31:38-40 - Vejamos ainda o exemplo que nos deixou Jacob, como pastor de ovelhas.

1 Samuel 17:34,35 - E exemplo do jovem David. Leia ainda em Hebreus 13:17


Conhecer e ser conhecido

Naturalmente é na visitação que melhor conheceremos as ovelhas que estamos a pastorear. Diz o provérbio: "Fala para que te conheça" . Compare com II Reis 4:8-10; Lucas 14:1. Alguém disse a Pedro: "A tua fala te denuncia"(Mateus 26:73). Oremos como o autor do Salmo 141:3.

Mas também essas visitas que façamos irão revelar realmente quem nós somos. Seremos observados. Sempre assim foi, até nos tempos bíblicos. "Eis que temos observado que este homem que passa sempre por nos e um santo homem de Deus" (2 Reis.4:8,9); "Entrando Jesus em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando."(Lucas 14:1)

Um Irmão estava a visitar uma família e na hora do almoço esse dito Irmão contava anedotas nada recomendáveis. Reparou então que a dona de casa não se ria com o que ele contava. “A irmã não se riu?”perguntou o visitante. Respondeu ela: “Não tinha que me rir. Estou admirada é como é que um crente conta coisas dessas.”Com a nossa visita, deixemos o bom cheiro de Cristo. Tenhamos cuidado com a "mosca morta" (Eclesiastes 10:1), capaz de inutilizar o melhor perfume.

A visita pastoral deve ser de consolo para o Irmão visitado e para evangelizar a família. Não como fizeram os "amigos" de Job (Job 2:11; 13:4,5). Alguém disse: "O pastor que visita, terá visitas na Igreja que pastoreia".


Quem e quando visitar

Meu caro Irmão pastor, possivelmente a Igreja que pastoreia não tem "muitos fracos e doentes e muitos que dormem" como tinha a Igreja em Corinto (I Coríntios 11:30), mas é possível que tenha alguns. Importa serem visitados. As ovelhas têm que ser tratadas, tal como nos exemplos que lemos em Isaías 40:11: Romanos 14:1; 1 Coríntios 9:22. O pastor pode saber qual é o dia do aniversário de cada membro da Igreja (está no livro dos registos). Há Igrejas que tem o bom costume de mandar um cartão de parabéns a cada Irmão que faz anos. Se a Igreja não for muito grande talvez seja possível o pastor visitar nesse dia os membros da Igreja que estejam numa casa de repouso ou doentes (levando um ramo de flores a essa Irmã ou um bolo a esse Irmão, que contentamento sentirão com uma tal visita!). Lembro-me que uma vez visitei um Irmão no dia que ele fazia 70 anos, levando-lhe um bolo feito pela minha mulher. Ele mesmo não estava lembrado de que fazia anos nesse dia. Perguntou-me esse Irmão: “Como é que o pastor soube? Foi a minha filha que lhe disse?” Como esse Irmão se sentiu feliz e agradecido, com tão pouco.


Conclusão

Nestes dias, pode acontecer estarmos absorvidos com tantas tarefas e solicitações e até distracções que pareça já nem haver tempo para a visitação. Contudo, é uma prática bíblica e parte integrante da actividade de um pastor.

É verdade que nunca seremos bons pastores. BOM PASTOR só há um – JESUS. Porém, podemos e devemos melhorar o nosso ministério. Como Paulo recomendava a Arquipo: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.”Colossenses 4:17.

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era estrangeiro e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” S. Mateus 25: 34-36.

Sem comentários: