terça-feira, junho 23, 2009

Número 40 - Mansidão – Traço de um discípulo


Em dias de muita competitividade, de confrontos verbais e de intervenções armadas em diferentes partes do mundo, que lugar deve ter a mansidão na nossa vida e porquê?


Ensino de Jesus

Em primeiro lugar, devemos ser mansos porque Jesus nos exorta a tal. Ele disse: "Aprendei de Mim que sou manso..." (Mateus 11:29)

Somos discípulos de Jesus, o bom e supremo Mestre – Mateus 23:10; João13:13-16; I Pedro 2:20,21; I Coríntios 11:1. Portanto, sejamos mansos, imitando o nosso Mestre.


A solicitude

A mansidão acompanha a solicitude. É curioso reparar como o Senhor falava aos que se encontravam desalentados ou que precisavam de receber ensino da Sua parte. Eis exemplos disso:

- “Abraão! Abraão!” (Génesis 22:11).

- "Moisés! Moisés!" (Êxodo 3:4).

- “Samuel! Samuel!” (I Samuel 3:30).

- “Marta! Marta!” (Lucas 10:41).

- “Simão! Simão!” (Lucas 22:31).

- "Saulo! Saulo!” (Actos 9:4).

Era o nome repetido, uma forma de manifestar intimidade e solicitude.

Ainda vemos como o Senhor falou a Elias, no seu desalento: I Reis 19:12,13. Dirigiu-se a ele numa " voz mansa e delicada". Compare com Romanos 14:1.


E nós?

Temos a mansidão de Cristo? É interessante reparar no exemplo de David, relativamente a Saul, o rei que desejava pôr-lhe termo à vida. Qual seria o sentimento de David em relação a ele? Diz a Bíblia que quando David cortou mansamente a orla do manto de Saul, doeu-lhe o coração. (I Samuel 23:4,5). Alguém disse que há quem seja capaz de "cortar a casaca toda” de outrem e nada lhe dói.

Somos comparados a ovelhas, que são animais mansos e dóceis. Ainda que sejamos "tosquiados", não abrimos a nossa boca (Isaías 53:7).

Existe um adágio popular que diz: " Quem não se sente não é de boa gente". Será que tem alguma base na Bíblia? À luz do ensino de Jesus, parece-me que não, sobretudo se servir para justificar mágoa, rancor, falta de perdão.

Estou a lembrar-me de alguns hinos no nosso hinário que nos chamam a atenção para a mansidão:

No. 75 “Sê manso e benigno, qual morto até…”

No. 130 "Manso Pastor já no mundo viveu e Ele é meu"

No. 151 "Fala-me suavemente! Fala, com muito amor"

No. 156 “O bom Pastor buscou-me. Já longe do redil. E com ternura achou-me caído, triste e vil. As chagas, com amor pensou e ao lar nos braços me levou.”


Há uma herança

"Os mansos herdarão a terra..." Salmo 37:11; Mateus 5:5.

Quando Jesus reinar sobre a terra, no milénio, toda a violência será banida.

Até os animais ferozes se tornarão mansos. (Isaías 11:6-8). Havia um coro que dizia: "Reina em mim, soberano Senhor..." Se o Senhor reinar em nós, seremos mansos.


Manso ou Iracundo?

Notamos uma grande diferença entre os irmãos Ismael e Isaque.

Ismael era como um jumento bravo e a sua mão seria contra todos (Génesis 16:11,12).

Isaque era precisamente o contrário, um homem pacífico, manso (Génesis 26:16-28). Leia ainda em Gálatas 4:28-31.

O obreiro não pode ser iracundo (I Timóteo 3:1-3;Tito 1:7) ou com mau génio, como diz outra tradução. Deve ser manso na família, na igreja e na sociedade.


Manso na Família

Se não formos mansos na família, de que valerá esforçarmo-nos por ser noutro lado?

- I Samuel 1:8 O marido procurando consolar sua esposa, na sua angústia. Provérbios 16:24;Tito1:7

1 Pedro 3:3,4 "...um espírito e quieto..."

Salmo 128:1-4 - O fruto da videira alegra a Deus e os homens (Juízes 9:13). Plantas de oliveira, símbolo da paz (Génesis 8:11).


Manso na Igreja

Certo dia visitava um pastor. Fui recebido pela esposa, que me disse: ""O meu marido está ali no escritório a falar com um irmão." Esperei, naturalmente. De fora, só se ouvia a voz do pastor, falando num tom alterado. Quando saíram, notei que o irmão trazia no rosto, bem estampado, o seu desalento. Fiquei com a impressão de que aquele irmão chegara ali cansado e saía agora oprimido. Onde ficara a mansidão?

Romanos 14:1 Não com contendas.

Provérbios 15:1; 16:24; 25:15; Sofonias 2:3; Efésios 4:1,2; Colossenses 3:12,13; I Timóteo 6:11; Tiago 1:21; 3:13; I Pedro 3:15.


Manso na Sociedade

1 Samuel 25:17 Nabal era um homem intratável, "não havia quem lhe pudesse falar". Claro que não era pastor. Romanos 12:18; 1 Timóteo 3:7; Tito 3:2.

Estou a lembrar um episódio que se passou numa cidade onde fui pastor. Numa escola um aluno atirou um pedra a outro causando-lhe uma ferida na cabeça. A professora mandou chamar as mães de ambos. A mãe da criança que estava ferida na cabeça era crente, membro da nossa igreja. Ela disse à outra senhora , mãe do menino que tinha agredido o filho: “Não se preocupe. A ferida vai sarar e tudo vai ficar bem”.

A senhora ficou tão admirada com a reacção pacífica da nossa irmã que lhe perguntou: “Qual é a sua religião?” A partir daí, essa senhora começou a frequentar a nossa igreja.


Conclusão

Em Números 12:3 diz que Moisés era o homem mais manso da terra e saboreava grande intimidade com Deus. No verso 8 lemos que Deus falava com Moisés boca a boca. Êxodo 33:11."Como qualquer fala com o seu amigo".

Como sabemos, o enxerto (se resultar) tornará uma árvore brava em árvore mansa.

Paulo fala disso em Romanos, no capítulo 11. Leia ainda em Tiago 1:21.

Habita em nós a mansidão, fruto do espírito? Esse é o propósito de Deus. "Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23).

O Senhor a todos abençoe abundantemente.

Miguel F. Coias

Sem comentários: