terça-feira, junho 02, 2009

Número 39 - Espera no Senhor


1 - Gostamos de esperar?

Esperar parece ser algo contrário à nossa natureza. De facto, diz-se que “Quem espera desespera.” Por outro lado, costuma-se referir também que “Saber esperar é uma grande virtude” e que “Quem espera sempre alcança”. Observando a vida movimentada à nossa volta, concluímos rapidamente que ninguém gosta de esperar.

Se paramos junto aos semáforos e a luz verde tarda em aparecer, logo pensamos, inquietos: "Devem estar avariados."

Certa vez vi um homem a correr, atravessando uma avenida com muito movimento, pondo em risco a sua vida e a de outros. Quando chegou ao passeio, ficou a ver uma montra. Afinal não tinha pressa, o que não quis foi esperar! Lembro ainda que, quando dizíamos ao nosso filho que lhe iríamos dar alguma coisa ou que iria acontecer algo que desejava, ele perguntava logo: “É hoje?”


2 – Não sabemos esperar?

No texto bíblico encontramos exemplos de pessoas que não souberam esperar. Lembramos o que está escrito em I de Samuel.13:7-14. Saúl não soube esperar, pelo contrário, tornou-se violento. Foi rejeitado pelo Senhor.

Lemos em I Corintios15:6, que, depois de ressuscitar, o Senhor foi visto por mais de 500 irmãos. Porque estavam somente perto de 120 no cenáculo, esperando a descida do Espírito Santo? Onde estavam os outros? Será que se cansaram de esperar? Sabemos que esperaram 10 dias. Saibamos esperar! (Lucas 24:49). O Senhor não retarda as Suas promessas... (II Pedro 3:3:4,8-14).


3 - Ensinados a esperar

Deus é fiel nas suas promessas! Ele não mente mas cumpre-as, no Seu tempo. Por isso vale a pena esperar n’Ele!

“Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa: porventura diria Ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Números 23:19.

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos...” Tito 1:2.

Temos tantos exemplos na Bíblia onde somos ensinados a esperar! De seguida, consideremos dois deles: Abraão e Moisés.


Abraão esperou

- "E, assim, esperando com paciência, alcançou a promessa". Hebreus.6:12-15 Quantos anos teria esperado Abraão desde o dia que a promessa lhe foi feita até ao seu cumprimento, com o nascimento de Isaque? Procure na sua Bíblia. Entretanto, enquanto esperava, esta foi a sua atitude: “O qual, em esperança, creu contra a esperança, que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase 100 anos. Nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus.” Romanos 4:18-20.

Lembro o que está escrito em Isaías.28:16. "Aquele que crê não se apresse."


Moisés esperou

Aos 40 anos de idade imaginou que tinha chegado a hora de começar a libertar Israel da escravidão no Egipto. Estava na sua pujança física e intelectual (compare Actos 7:22-25). No entanto, não era ainda o tempo de Deus, por isso não teve sucesso.

Teve que fugir para salvar a sua vida. Andou a guardar ovelhas durante mais 40 anos.

Depois sim, com uma explícita chamada de Deus (Êxodo 3:1-10), foi usado para a grande libertação de Israel.


4 - Experiências pessoais


Sobre a importância de saber esperar, vou contar-vos três experiências por que passei no meu ministério:


– Açores

Quando iniciei o namoro com minha mulher, em 1956, estava a servir o Senhor como pastor no Algarve. Perguntei-lhe, nessa altura, se ela estaria pronta a ir para os Açores, porque tinha um forte sentimento que um dia iria servir o Senhor naquelas ilhas.

Tínhamos casado há poucos meses quando, em 1958, surgiu o convite para servir ao Senhor nos Açores. Passados 7 meses estávamos na Ilha do Pico.

Tudo se concretizou no tempo do Senhor. Houve dinheiro para as viagens, para o nosso sustento, para um carro, para uma casa de oração (a primeira naquela ilha) e para a residência pastoral.

Porém, mais importante que a provisão de Deus na nossa chamada, foram os resultados com conversões e baptismos, numa terra de perseguição e forte antagonismo católico.


- Timor

Em 1962, a pedido da Convenção, voltei de novo a pastorear a Igreja em Lagos, para apoiar ali o Obra de Deus numa situação difícil.

Nesse tempo, foi baptizado um irmão que estava ali de férias. Era funcionário público em Timor, e para lá regressou. A partir daí mantive correspondência assídua com este irmão, agora como um membro da Igreja.

Começou a nascer em mim um grande desejo de ir para Timor. Fiz algumas tentativas para ir, mas nada resultou. “Espera Miguel...” parecia ouvir o Senhor dizer-me.

Passados uns anos, em1969, estava a servir o Senhor em Coimbra, quando finalmente a porta se abriu para a ida a Timor.

Surgiu dinheiro para as viagens, embora Timor ficasse tão longe e fossemos uma família de cinco pessoas. Todavia, nada nos faltou, louvado seja Deus!

Tivemos sustento, comprámos um jipe Toyota, construímos em Dili, capital de Timor, um templo evangélico (o primeiro em Timor). Chegámos lá no tempo do Senhor! E, mais uma vez, Deus confirmou a chamada com resultados.


– Estados Unidos

Durante muitos anos, a minha mulher e eu sentimos um forte desejo de servir o Senhor no estrangeiro, entre os emigrantes. Esperámos no Senhor, sabendo que esse dia chegaria, se o sentimento que tínhamos vinha da parte do Senhor

Em 1987, estávamos em Lisboa a servir ao Senhor quando nos foi feito um convite de uma igreja de emigrantes portugueses para virmos servir o Senhor aqui nos Estados Unidos. Era o tempo de Deus! Viemos, e nos anos que servimos sentimos a confirmação, vendo que Deus nos usou.

Aqui estamos pela graça do Senhor! Reformados, mas ainda cientes de que foi Deus que, no Seu tempo, nos guiou em todas essas mudanças, confirmando essa chamada com os resultados.


5 - Portas abertas

Ensinava o tão conceituado missionário Tage Sthalberg, que uma chamada do Senhor pode demorar anos a concretizar-se. É necessário esperar, porque no tempo do Senhor as portas se abrirão.

Até mesmo as portas de ferro se abrirão (Actos 12:10). Contudo, lembro ainda que mesmo numa porta aberta pelo Senhor podemos enfrentar adversidades (I Coríntios.15:8,9).

Em Timor, passámos por essa terrível experiência, quando faleceu o nosso filho, mas nunca duvidámos de que estávamos ali pela vontade do Senhor.

"Conta-se que um pastor precisava de um evangelista para cooperar na sua igreja. Um jovem manifestou desejo de ir para aquela Igreja. Marcaram um encontro. O pastor chegou 2 horas atrasado, fazendo-o de propósito, para testar assim a paciência e a perseverança daquele jovem. A simpatia e a cortesia com que soube esperar foram evidentes. Foi aceite como evangelista daquela Igreja.

Saibamos esperar e Deus abrirá as portas, no Seu tempo e de acordo com o Seu plano.


6 - O noivo vem a caminho!

Conta-se que a noiva morava numa ilha e o noivo numa outra ilha ali perto. Decidiram que a cerimónia de casamento seria realizada na ilha onde vivia a noiva. Chegou o dia tão esperado! A noiva e os convidados aguardavam ansiosos a chegada do noivo, que ali se deslocaria no seu barco. Contudo, o tempo foi decorrendo e o noivo tardava. As horas passaram. Os convidados começaram a sentir-se cansados de esperar e muitos deles desesperaram, crendo que o noivo não viria. Dada a demora, muitos começaram a afirmar que ele já não viria. Porém a noiva insistia: “Ele vem! Ele prometeu! Ele é fiel! Esperemos por ele!” Por fim, só a noiva permanecia na praia, ainda esperando pelo noivo.

Finalmente... vê-se ao longe um barquinho e nele vinha o noivo! A noiva estava esperando. Só ela esperava! Só ela tinha a certeza de que ele era fiel e cumpria as suas promessas!

O Noivo (JESUS) está chegando! Estejamos todos à Sua espera!

Temos no nosso hinário uns 30 hinos que no falam da próxima vinda de Jesus. Lembro alguns: "Meu Noivo vem..!" (451)

"Nossa esperança é Sua vinda..." (300). "Breve virá..." (401). "Cristo pode hoje vir..."(240) E muitos mais!

Parece-me que é tempo de os cantarmos, mais do que nunca.

O Senhor Jesus nos diz: "Certamente cedo venho". Respondamos nós: "Ora vem Senhor Jesus"! Apocalipse 22:20.


Esperemos, pois, no Senhor e pelo Senhor!

Sem comentários: