terça-feira, junho 23, 2009

Número 40 - Mansidão – Traço de um discípulo


Em dias de muita competitividade, de confrontos verbais e de intervenções armadas em diferentes partes do mundo, que lugar deve ter a mansidão na nossa vida e porquê?


Ensino de Jesus

Em primeiro lugar, devemos ser mansos porque Jesus nos exorta a tal. Ele disse: "Aprendei de Mim que sou manso..." (Mateus 11:29)

Somos discípulos de Jesus, o bom e supremo Mestre – Mateus 23:10; João13:13-16; I Pedro 2:20,21; I Coríntios 11:1. Portanto, sejamos mansos, imitando o nosso Mestre.


A solicitude

A mansidão acompanha a solicitude. É curioso reparar como o Senhor falava aos que se encontravam desalentados ou que precisavam de receber ensino da Sua parte. Eis exemplos disso:

- “Abraão! Abraão!” (Génesis 22:11).

- "Moisés! Moisés!" (Êxodo 3:4).

- “Samuel! Samuel!” (I Samuel 3:30).

- “Marta! Marta!” (Lucas 10:41).

- “Simão! Simão!” (Lucas 22:31).

- "Saulo! Saulo!” (Actos 9:4).

Era o nome repetido, uma forma de manifestar intimidade e solicitude.

Ainda vemos como o Senhor falou a Elias, no seu desalento: I Reis 19:12,13. Dirigiu-se a ele numa " voz mansa e delicada". Compare com Romanos 14:1.


E nós?

Temos a mansidão de Cristo? É interessante reparar no exemplo de David, relativamente a Saul, o rei que desejava pôr-lhe termo à vida. Qual seria o sentimento de David em relação a ele? Diz a Bíblia que quando David cortou mansamente a orla do manto de Saul, doeu-lhe o coração. (I Samuel 23:4,5). Alguém disse que há quem seja capaz de "cortar a casaca toda” de outrem e nada lhe dói.

Somos comparados a ovelhas, que são animais mansos e dóceis. Ainda que sejamos "tosquiados", não abrimos a nossa boca (Isaías 53:7).

Existe um adágio popular que diz: " Quem não se sente não é de boa gente". Será que tem alguma base na Bíblia? À luz do ensino de Jesus, parece-me que não, sobretudo se servir para justificar mágoa, rancor, falta de perdão.

Estou a lembrar-me de alguns hinos no nosso hinário que nos chamam a atenção para a mansidão:

No. 75 “Sê manso e benigno, qual morto até…”

No. 130 "Manso Pastor já no mundo viveu e Ele é meu"

No. 151 "Fala-me suavemente! Fala, com muito amor"

No. 156 “O bom Pastor buscou-me. Já longe do redil. E com ternura achou-me caído, triste e vil. As chagas, com amor pensou e ao lar nos braços me levou.”


Há uma herança

"Os mansos herdarão a terra..." Salmo 37:11; Mateus 5:5.

Quando Jesus reinar sobre a terra, no milénio, toda a violência será banida.

Até os animais ferozes se tornarão mansos. (Isaías 11:6-8). Havia um coro que dizia: "Reina em mim, soberano Senhor..." Se o Senhor reinar em nós, seremos mansos.


Manso ou Iracundo?

Notamos uma grande diferença entre os irmãos Ismael e Isaque.

Ismael era como um jumento bravo e a sua mão seria contra todos (Génesis 16:11,12).

Isaque era precisamente o contrário, um homem pacífico, manso (Génesis 26:16-28). Leia ainda em Gálatas 4:28-31.

O obreiro não pode ser iracundo (I Timóteo 3:1-3;Tito 1:7) ou com mau génio, como diz outra tradução. Deve ser manso na família, na igreja e na sociedade.


Manso na Família

Se não formos mansos na família, de que valerá esforçarmo-nos por ser noutro lado?

- I Samuel 1:8 O marido procurando consolar sua esposa, na sua angústia. Provérbios 16:24;Tito1:7

1 Pedro 3:3,4 "...um espírito e quieto..."

Salmo 128:1-4 - O fruto da videira alegra a Deus e os homens (Juízes 9:13). Plantas de oliveira, símbolo da paz (Génesis 8:11).


Manso na Igreja

Certo dia visitava um pastor. Fui recebido pela esposa, que me disse: ""O meu marido está ali no escritório a falar com um irmão." Esperei, naturalmente. De fora, só se ouvia a voz do pastor, falando num tom alterado. Quando saíram, notei que o irmão trazia no rosto, bem estampado, o seu desalento. Fiquei com a impressão de que aquele irmão chegara ali cansado e saía agora oprimido. Onde ficara a mansidão?

Romanos 14:1 Não com contendas.

Provérbios 15:1; 16:24; 25:15; Sofonias 2:3; Efésios 4:1,2; Colossenses 3:12,13; I Timóteo 6:11; Tiago 1:21; 3:13; I Pedro 3:15.


Manso na Sociedade

1 Samuel 25:17 Nabal era um homem intratável, "não havia quem lhe pudesse falar". Claro que não era pastor. Romanos 12:18; 1 Timóteo 3:7; Tito 3:2.

Estou a lembrar um episódio que se passou numa cidade onde fui pastor. Numa escola um aluno atirou um pedra a outro causando-lhe uma ferida na cabeça. A professora mandou chamar as mães de ambos. A mãe da criança que estava ferida na cabeça era crente, membro da nossa igreja. Ela disse à outra senhora , mãe do menino que tinha agredido o filho: “Não se preocupe. A ferida vai sarar e tudo vai ficar bem”.

A senhora ficou tão admirada com a reacção pacífica da nossa irmã que lhe perguntou: “Qual é a sua religião?” A partir daí, essa senhora começou a frequentar a nossa igreja.


Conclusão

Em Números 12:3 diz que Moisés era o homem mais manso da terra e saboreava grande intimidade com Deus. No verso 8 lemos que Deus falava com Moisés boca a boca. Êxodo 33:11."Como qualquer fala com o seu amigo".

Como sabemos, o enxerto (se resultar) tornará uma árvore brava em árvore mansa.

Paulo fala disso em Romanos, no capítulo 11. Leia ainda em Tiago 1:21.

Habita em nós a mansidão, fruto do espírito? Esse é o propósito de Deus. "Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23).

O Senhor a todos abençoe abundantemente.

Miguel F. Coias

terça-feira, junho 02, 2009

Número 39 - Espera no Senhor


1 - Gostamos de esperar?

Esperar parece ser algo contrário à nossa natureza. De facto, diz-se que “Quem espera desespera.” Por outro lado, costuma-se referir também que “Saber esperar é uma grande virtude” e que “Quem espera sempre alcança”. Observando a vida movimentada à nossa volta, concluímos rapidamente que ninguém gosta de esperar.

Se paramos junto aos semáforos e a luz verde tarda em aparecer, logo pensamos, inquietos: "Devem estar avariados."

Certa vez vi um homem a correr, atravessando uma avenida com muito movimento, pondo em risco a sua vida e a de outros. Quando chegou ao passeio, ficou a ver uma montra. Afinal não tinha pressa, o que não quis foi esperar! Lembro ainda que, quando dizíamos ao nosso filho que lhe iríamos dar alguma coisa ou que iria acontecer algo que desejava, ele perguntava logo: “É hoje?”


2 – Não sabemos esperar?

No texto bíblico encontramos exemplos de pessoas que não souberam esperar. Lembramos o que está escrito em I de Samuel.13:7-14. Saúl não soube esperar, pelo contrário, tornou-se violento. Foi rejeitado pelo Senhor.

Lemos em I Corintios15:6, que, depois de ressuscitar, o Senhor foi visto por mais de 500 irmãos. Porque estavam somente perto de 120 no cenáculo, esperando a descida do Espírito Santo? Onde estavam os outros? Será que se cansaram de esperar? Sabemos que esperaram 10 dias. Saibamos esperar! (Lucas 24:49). O Senhor não retarda as Suas promessas... (II Pedro 3:3:4,8-14).


3 - Ensinados a esperar

Deus é fiel nas suas promessas! Ele não mente mas cumpre-as, no Seu tempo. Por isso vale a pena esperar n’Ele!

“Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa: porventura diria Ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Números 23:19.

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos...” Tito 1:2.

Temos tantos exemplos na Bíblia onde somos ensinados a esperar! De seguida, consideremos dois deles: Abraão e Moisés.


Abraão esperou

- "E, assim, esperando com paciência, alcançou a promessa". Hebreus.6:12-15 Quantos anos teria esperado Abraão desde o dia que a promessa lhe foi feita até ao seu cumprimento, com o nascimento de Isaque? Procure na sua Bíblia. Entretanto, enquanto esperava, esta foi a sua atitude: “O qual, em esperança, creu contra a esperança, que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase 100 anos. Nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus.” Romanos 4:18-20.

Lembro o que está escrito em Isaías.28:16. "Aquele que crê não se apresse."


Moisés esperou

Aos 40 anos de idade imaginou que tinha chegado a hora de começar a libertar Israel da escravidão no Egipto. Estava na sua pujança física e intelectual (compare Actos 7:22-25). No entanto, não era ainda o tempo de Deus, por isso não teve sucesso.

Teve que fugir para salvar a sua vida. Andou a guardar ovelhas durante mais 40 anos.

Depois sim, com uma explícita chamada de Deus (Êxodo 3:1-10), foi usado para a grande libertação de Israel.


4 - Experiências pessoais


Sobre a importância de saber esperar, vou contar-vos três experiências por que passei no meu ministério:


– Açores

Quando iniciei o namoro com minha mulher, em 1956, estava a servir o Senhor como pastor no Algarve. Perguntei-lhe, nessa altura, se ela estaria pronta a ir para os Açores, porque tinha um forte sentimento que um dia iria servir o Senhor naquelas ilhas.

Tínhamos casado há poucos meses quando, em 1958, surgiu o convite para servir ao Senhor nos Açores. Passados 7 meses estávamos na Ilha do Pico.

Tudo se concretizou no tempo do Senhor. Houve dinheiro para as viagens, para o nosso sustento, para um carro, para uma casa de oração (a primeira naquela ilha) e para a residência pastoral.

Porém, mais importante que a provisão de Deus na nossa chamada, foram os resultados com conversões e baptismos, numa terra de perseguição e forte antagonismo católico.


- Timor

Em 1962, a pedido da Convenção, voltei de novo a pastorear a Igreja em Lagos, para apoiar ali o Obra de Deus numa situação difícil.

Nesse tempo, foi baptizado um irmão que estava ali de férias. Era funcionário público em Timor, e para lá regressou. A partir daí mantive correspondência assídua com este irmão, agora como um membro da Igreja.

Começou a nascer em mim um grande desejo de ir para Timor. Fiz algumas tentativas para ir, mas nada resultou. “Espera Miguel...” parecia ouvir o Senhor dizer-me.

Passados uns anos, em1969, estava a servir o Senhor em Coimbra, quando finalmente a porta se abriu para a ida a Timor.

Surgiu dinheiro para as viagens, embora Timor ficasse tão longe e fossemos uma família de cinco pessoas. Todavia, nada nos faltou, louvado seja Deus!

Tivemos sustento, comprámos um jipe Toyota, construímos em Dili, capital de Timor, um templo evangélico (o primeiro em Timor). Chegámos lá no tempo do Senhor! E, mais uma vez, Deus confirmou a chamada com resultados.


– Estados Unidos

Durante muitos anos, a minha mulher e eu sentimos um forte desejo de servir o Senhor no estrangeiro, entre os emigrantes. Esperámos no Senhor, sabendo que esse dia chegaria, se o sentimento que tínhamos vinha da parte do Senhor

Em 1987, estávamos em Lisboa a servir ao Senhor quando nos foi feito um convite de uma igreja de emigrantes portugueses para virmos servir o Senhor aqui nos Estados Unidos. Era o tempo de Deus! Viemos, e nos anos que servimos sentimos a confirmação, vendo que Deus nos usou.

Aqui estamos pela graça do Senhor! Reformados, mas ainda cientes de que foi Deus que, no Seu tempo, nos guiou em todas essas mudanças, confirmando essa chamada com os resultados.


5 - Portas abertas

Ensinava o tão conceituado missionário Tage Sthalberg, que uma chamada do Senhor pode demorar anos a concretizar-se. É necessário esperar, porque no tempo do Senhor as portas se abrirão.

Até mesmo as portas de ferro se abrirão (Actos 12:10). Contudo, lembro ainda que mesmo numa porta aberta pelo Senhor podemos enfrentar adversidades (I Coríntios.15:8,9).

Em Timor, passámos por essa terrível experiência, quando faleceu o nosso filho, mas nunca duvidámos de que estávamos ali pela vontade do Senhor.

"Conta-se que um pastor precisava de um evangelista para cooperar na sua igreja. Um jovem manifestou desejo de ir para aquela Igreja. Marcaram um encontro. O pastor chegou 2 horas atrasado, fazendo-o de propósito, para testar assim a paciência e a perseverança daquele jovem. A simpatia e a cortesia com que soube esperar foram evidentes. Foi aceite como evangelista daquela Igreja.

Saibamos esperar e Deus abrirá as portas, no Seu tempo e de acordo com o Seu plano.


6 - O noivo vem a caminho!

Conta-se que a noiva morava numa ilha e o noivo numa outra ilha ali perto. Decidiram que a cerimónia de casamento seria realizada na ilha onde vivia a noiva. Chegou o dia tão esperado! A noiva e os convidados aguardavam ansiosos a chegada do noivo, que ali se deslocaria no seu barco. Contudo, o tempo foi decorrendo e o noivo tardava. As horas passaram. Os convidados começaram a sentir-se cansados de esperar e muitos deles desesperaram, crendo que o noivo não viria. Dada a demora, muitos começaram a afirmar que ele já não viria. Porém a noiva insistia: “Ele vem! Ele prometeu! Ele é fiel! Esperemos por ele!” Por fim, só a noiva permanecia na praia, ainda esperando pelo noivo.

Finalmente... vê-se ao longe um barquinho e nele vinha o noivo! A noiva estava esperando. Só ela esperava! Só ela tinha a certeza de que ele era fiel e cumpria as suas promessas!

O Noivo (JESUS) está chegando! Estejamos todos à Sua espera!

Temos no nosso hinário uns 30 hinos que no falam da próxima vinda de Jesus. Lembro alguns: "Meu Noivo vem..!" (451)

"Nossa esperança é Sua vinda..." (300). "Breve virá..." (401). "Cristo pode hoje vir..."(240) E muitos mais!

Parece-me que é tempo de os cantarmos, mais do que nunca.

O Senhor Jesus nos diz: "Certamente cedo venho". Respondamos nós: "Ora vem Senhor Jesus"! Apocalipse 22:20.


Esperemos, pois, no Senhor e pelo Senhor!

Número 38 - A Visitação


A VISITAÇÃO

Quando, em Dezembro de 1952, cheguei a Portimão para principiar o meu ministério, ainda me lembro do que me recomendou o prezado pastor João S. Hipólito: visitar os irmãos doentes , os idosos e os que faltavam aos cultos. Isso procurei fazer.

Quando em 1966 cheguei a Coimbra, falando com o prezado o pastor José Pessoa expus-lhe o problema de gaguejar um pouco. Ele respondeu-me dizendo que o púlpito é apenas uma pequena parte do ministério pastoral. O pastor José Pessoa tinha razão.

Em Actos 6:34 lemos que os apóstolos perseveravam na oração e na Palavra. Compare ainda com Lucas 18:1; I Tessalonicenses 5:17; Josué 1:8; Salmo 1;1-3.


O que diz a Bíblia

Outra parte muito importante no ministério pastoral é a VISITAÇÃO:

Tiago 1:27 - "visitar os orfãos e as viúvas nas suas tribulações";

Actos 15:36 - "tornemos a visitar nossos irmãos"

Actos 7:23 - "veio-lhe ao coração visitar seus irmãos...”

Mateus 25:34-40 - O Senhor Jesus falando acerca da visitação.

Mateus.12:11,12 - Se uma ovelha estiver caída numa cova, precisa urgentemente do auxilio do pastor. Há tantas espécies de "covas" onde a ovelha pode cair.

Lucas 15:4,5 - O cuidadoso pastor nota que lhe falta uma ovelha no rebanho.

Actos 20:29 - Ele sabe que há lobos cruéis. O pastor vai em busca da ovelha perdida e não descansa até a achar. Não lhe dá umas pauladas ao achá-la. Com muito amor e carinho a conduz de novo ao redil, levando-a sobre os seus ombros.

Êxodo 28:12 - O pastor é um sacerdote. O povo que pastoreamos esta sobre o nosso coração e sobre nos nossos ombros.

Salmo 119:176; 142:4 - A ovelha não tem senso de orientação, carece de alguém que conduza de novo ao redil. Temos no nosso hinário vários cânticos que são verdadeiras mensagens para nós, pastores. Os hinos nº104 e nº 156 são exemplo disso. Falam do Senhor Jesus como Pastor, mas afinal nos também somos pastores embora com um "p" pequeno.

Ezequiel 34:1-18 – importa que leiamos de vez em quando.

Génesis 31:38-40 - Vejamos ainda o exemplo que nos deixou Jacob, como pastor de ovelhas.

1 Samuel 17:34,35 - E exemplo do jovem David. Leia ainda em Hebreus 13:17


Conhecer e ser conhecido

Naturalmente é na visitação que melhor conheceremos as ovelhas que estamos a pastorear. Diz o provérbio: "Fala para que te conheça" . Compare com II Reis 4:8-10; Lucas 14:1. Alguém disse a Pedro: "A tua fala te denuncia"(Mateus 26:73). Oremos como o autor do Salmo 141:3.

Mas também essas visitas que façamos irão revelar realmente quem nós somos. Seremos observados. Sempre assim foi, até nos tempos bíblicos. "Eis que temos observado que este homem que passa sempre por nos e um santo homem de Deus" (2 Reis.4:8,9); "Entrando Jesus em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando."(Lucas 14:1)

Um Irmão estava a visitar uma família e na hora do almoço esse dito Irmão contava anedotas nada recomendáveis. Reparou então que a dona de casa não se ria com o que ele contava. “A irmã não se riu?”perguntou o visitante. Respondeu ela: “Não tinha que me rir. Estou admirada é como é que um crente conta coisas dessas.”Com a nossa visita, deixemos o bom cheiro de Cristo. Tenhamos cuidado com a "mosca morta" (Eclesiastes 10:1), capaz de inutilizar o melhor perfume.

A visita pastoral deve ser de consolo para o Irmão visitado e para evangelizar a família. Não como fizeram os "amigos" de Job (Job 2:11; 13:4,5). Alguém disse: "O pastor que visita, terá visitas na Igreja que pastoreia".


Quem e quando visitar

Meu caro Irmão pastor, possivelmente a Igreja que pastoreia não tem "muitos fracos e doentes e muitos que dormem" como tinha a Igreja em Corinto (I Coríntios 11:30), mas é possível que tenha alguns. Importa serem visitados. As ovelhas têm que ser tratadas, tal como nos exemplos que lemos em Isaías 40:11: Romanos 14:1; 1 Coríntios 9:22. O pastor pode saber qual é o dia do aniversário de cada membro da Igreja (está no livro dos registos). Há Igrejas que tem o bom costume de mandar um cartão de parabéns a cada Irmão que faz anos. Se a Igreja não for muito grande talvez seja possível o pastor visitar nesse dia os membros da Igreja que estejam numa casa de repouso ou doentes (levando um ramo de flores a essa Irmã ou um bolo a esse Irmão, que contentamento sentirão com uma tal visita!). Lembro-me que uma vez visitei um Irmão no dia que ele fazia 70 anos, levando-lhe um bolo feito pela minha mulher. Ele mesmo não estava lembrado de que fazia anos nesse dia. Perguntou-me esse Irmão: “Como é que o pastor soube? Foi a minha filha que lhe disse?” Como esse Irmão se sentiu feliz e agradecido, com tão pouco.


Conclusão

Nestes dias, pode acontecer estarmos absorvidos com tantas tarefas e solicitações e até distracções que pareça já nem haver tempo para a visitação. Contudo, é uma prática bíblica e parte integrante da actividade de um pastor.

É verdade que nunca seremos bons pastores. BOM PASTOR só há um – JESUS. Porém, podemos e devemos melhorar o nosso ministério. Como Paulo recomendava a Arquipo: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.”Colossenses 4:17.

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era estrangeiro e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” S. Mateus 25: 34-36.