quinta-feira, janeiro 28, 2010

Número 48 - Sublinhados e Anotações da Bíblia

Quando o Senhor me salvou, em 1951, adquiri uma Bíblia. De facto, foi a única que comprei pois, a partir de então, e ao longo dos 55 anos que tenho servido a Deus como pastor, foram-me oferecidas umas dez Bíblias! Estas ofertas são expressão da grande generosidade dos irmãos que têm estado próximos de mim ao longo dos anos de ministério!

Ainda possuo esta Bíblia e tem sido a mais utilizada para estudo pessoal. Está cheia de sublinhados e anotações, que relembro frequentemente quando a folheio e que conservam muito valor para mim.

Assim, nesta Folha Solta, venho partilhar com os irmãos alguns desses apontamentos presentes na minha Bíblia. Desejo que sejam de bênção para cada um de vós!


1 - Achando…

O que desejamos achar no dia de hoje? Para se achar é preciso procurar (João 1:41-45). Tanto o pastor que saiu em busca da ovelha perdida como a mulher que perdeu uma das suas moedas, acharam porque procuraram. Compare com Lucas 15:3-9.

Por vezes ouve-se esta oração: "Senhor traz pessoas aos cultos" O Senhor responderá "Vai buscá-las". É o nosso dever e privilégio.

Jesus promete: "Quem busca acha” (Lucas 11:10).


2 - Crescer no Conhecimento

Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. (II Pedro 3:18).

Como crescer no conhecimento? Pela proximidade, pelo convívio. Convivendo, cresce o conhecimento. Vejamos dois exemplos:

1 A samaritana – Inicialmente via apenas em Jesus um judeu – João 4:9; depois já via em Jesus um profeta – João 4:19; finalmente viu n'Ele o Cristo – João 4:29.

2 O cego - Falando de Jesus dizia: Um homem – João 9:11; depois disse d’Ele que era profeta 9:17; finalmente creu que Jesus era o Filho de Deus - 9:35-38. Importa ainda ler em Oséias 4:1;6:3,6.

Depois de passarem um dia com Jesus, os discípulos disseram: Achámos o Cristo! (João 1:38-41).

Um filho dizia: “Tenho um pai diferente, ele é um crente na Igreja , mas é outro em casa”. O pai que o levava à igreja não correspondia ao mesmo com quem ele convivia em casa, certamente pelo mau exemplo que dava.


3 - Onde está a nossa luz?

JESUS é a luz do mundo (João 12:46). Nós somos candeias (João 5:33-35; Mateus.5:15,16;25:6-10). Se nos faltar o azeite ( Espírito Santo) não teremos mais luz. Seremos candeias inúteis.

Não escondamos a nossa luz! Debaixo do alqueire (negócios desta vida) a luz irá apagar-se. S. Paulo nos alerta para isso (II Timóteo 2:4). Ainda somos ensinados a não colocar a luz debaixo da cama - Marcos 4:21. O sono é uma bênção. Mas "o que é demais, não presta" como se costuma dizer.


4 - Só o Amor de Deus deve ser exaltado

João quando fala de si mesmo nunca cita o seu nome, seja no Evangelho, nas três cartas que escreveu ou no Apocalipse. Diz, sim: "Aquele discípulo a quem Jesus amava" (João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7,20).

E ainda em João 11:3, quando fala de Lázaro, escreve: "Lazaro, aquele que Tu (Jesus) amas." João exalta o amor de Jesus por nós, não o nosso amor por Jesus.

Havia um coro que cantávamos e que dizia: "Oh quanto eu amo a Cristo!" Será esse o amor que devemos exaltar? Quando cantávamos, pensava no que disse Pedro, quando Jesus lhe perguntou se O amava; "Senhor, Tu sabes tudo"(João 21:17). O amor de Deus por nós é que é digno de ser exaltado.


5 - Porque seguimos Jesus?

Havia alguns que O seguiam porque viam os sinais que Ele fazia (João 6:2). Outros porque comeram do pão e se saciaram (6:26,27). Mas também muitos O seguiam porque desejavam aprender mais d’Ele e conhecê-lO melhor (João 1:36,37; 6:67-69).


6 - Para que…

Na oração sacerdotal no cap.17 de S. João, Jesus refere diversos propósitos que se deverão cumprir em nós, como filhos seus. Nesse sentido, repare em todas as vezes que surge a expressão "PARA QUE..."

“PARA QUE também o teu Filho te glorifique a Ti."(v.1) ...

“PARA QUE dê a vida eterna..." (v.2).

“PARA QUE sejam um..." (v.11).

“PARA QUE a Escritura se cumprisse" (v.12)

“PARA QUE tenham a minha alegria" (v.13)

“PARA QUE também eles sejam santificados..." (v.19).

“PARA QUE o mundo creia que Tu me enviaste.." (v. 21).

“PARA QUE sejam um..."(v.22).

“PARA QUE eles sejam perfeitos em unidade" e

“PARA QUE o mundo conheça que Tu me enviaste..."(v. 23).

“PARA QUE vejam a minha glória..."(v. 24).

“PARA QUE o amor com que me tens amado esteja neles e Eu neles esteja." (v.26)

7 - Cuidado com o engodo

Na passagem bíblica em Tiago 1:14 somos alertados para o perigo do engodo.

Vejamos alguns exemplos de que a Biblia nos fala, para que fiquemos atentos a tal perigo:

- Balaque, que significa "seco, esgotado", pede auxilio a Balaão que significa "devorador". O conselho de Balaão a Balaque causou tão grande estrago ao povo de Israel! Leia em Números 25:1-3, 9; 31:14-16; II Pedro 2:14,15; Judas v.11; Apocalipse 2:14.

Balaão foi morto no dias de Josué (Josué 13:22).

- Sansão significa: "Pequeno sol". Dalila significa: "Delicada, débil". É caso para dizer que a débil apagou o pequeno sol Juizes 16:4,5,15-22. A partir do seu pecado, Sansão perdeu a visão e o vigor, com o engodo proposto pelos filisteus.

Moisés, pelo contrário, aos 120 anos de idade ainda mantinha o vigor e a visão. (Deuteronómio 34:7). Lembro que quando era rapaz procurava apanhar os pássaros com um laço, uma armadilha, Antes, porém, eu tinha que saber primeiro o que é que os pássaros mais gostavam de comer. Se estamos a ficar "enlaçados", atraídos por um engodo, peçamos ao Senhor que o "laço" se quebre e nós escaparemos (Salmo 91:3). Então diremos: "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado..." (Salmo 124).


Estes são alguns dos sublinhados e das anotações da minha primeira Bíblia. Confio no Senhor de que terão sido de edificação .


Bênçãos abundantes para cada um de vós e para o vosso ministério.


Miguel Francisco Coias

1 comentário:

Unknown disse...

Pr Miguel
Graça e Paz

Não conhecia o Folhas Soltas, até que algumas folhas me chegaram sopradas pelo Espírito Santo. Bênção Pura!
Sou muito grato por sua vida e trabalho.

Se quiser conhecer meu ministério na WEB, estou em: www.sfnet.com.br/~walter.pacheco/index.htm