segunda-feira, julho 12, 2010

Número 53 - A Partida

Introdução

Recentemente estive internado no Hospital . Lembro que quando tinha 15 anos fiquei no Hospital durante 20 dias. Contudo, desta vez foram 30 dias! Aproveitei esse tempo para ler a minha querida Bíblia e me alegrar. Li um pouco do muito que ela fala acerca da nossa partida deste mundo. E foi no hospital que elaborei esta Folha.


A Partida

Desde sempre, tive pavor ao reflectir sobre a morte.Muitas vezes pensava: "Porque nasci eu? Afinal era melhor não ter nascido.” Aos 20 anos de idade, aceitei Jesus como meu Salvador. O assunto do temor da morte foi banido! Mas... a morte não deixou de ser morte para mim. Contudo, nestes dias tenho reflectido sobre a forma como S. Paulo se referia ao final da sua carreira. Ele não utiliza a palavra “morte” mas sim “partida”.

“Porque eu sei que depois da minha partida…” (Actos 20:29)

“… tendo desejo de partir porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:21-23)

“… e o tempo da minha partida está próximo.” (II Timóteo 4:6)

Lembro ainda o que escreveu S. Pedro: “Sabendo que brevemente hei-de deixar este meu tabernáculo…” (II Pedro 1:14, 15)

A palavra “partida” faz-me recordar algo curioso. Quando eu vivia no Algarve, ainda solteiro, muitas vezes me deslocava de Portimão para Lagos, de combóio. Era uma viagem com paragens em várias estações. Depois de uns minutos em que o comboio ficava imobilizado nos carris, para deixar e receber passageiros, o funcionário de cada estação gritava “Partida!”E o comboio entrava, de novo, em marcha, em direcção à estação seguinte. Só quando chegávamos ao destino final, em Lagos, é que mais ninguém falaria em partida. A linha terminava ali.

Ao referir ao momento de falecer, a Bíblia fala em Partida. Porquê? Porque a viagem não termina com a morte. Há um destino a alcançar a partir dali, não é o fim do percurso. Há uma nova estação.


A Próxima Estação

A Bíblia é abundante em referências à eternidade com Cristo, referindo a beleza e a satisfação daquele novo lugar. Eis algumas:

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal também há corpo espiritual.'' (I Coríntios 15:42-49).

"Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor." (II Coríntios 5:6-8)

"Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso..." (Filipenses 3:21).

"Guiar-me- ás com o Teu conselho, e depois me receberás em glória." (Salmo 73:24)

" Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos seus santos." (Salmo 116:15).

" Tenho desejo de partir e estar com Cristo porque isto é ainda muito melhor." (Filipenses 1:23)

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos homens" (I Coríntios 15:19)

" Quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:8)

" ...e isto que é mortal se revista da imortalidade" (I Coríntios 15:53-55).

" Escreve: Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim diz o Espirito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." (Apocalipse 14: 13).

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer temos de Deus um edificio, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Coríntios 5:10).


Conclusão

O Senhor trouxe-me à mente esta reflexão enquanto estive no hospital. De facto, Ele fala connosco e nos traz certeza e convicção em momentos difíceis, no Seu imenso amor e cuidado por cada um de nós. Deixo convosco uma estrofe do hino 126, de “Cânticos de Alegria” que traduz esta minha experiência recente:

" Quando aqui as flores já fenecem,/ as do Céu começam a brilhar,/ Quando as esperanças desvanecem,/ o aflito crente vai orar;/ os mais belos hinos e poesias/ foram escritos em tribulação,/ e do Céu, as lindas melodias,/ se ouviram na escuridão."

Sinto-me muito grato pelas orações que têm feito em meu favor.

Tenho outras Folhas Soltas preparadas para vos enviar brevemente. Até lá , desejo a cada um dos meus irmãos as mais ricas bênçãos do Senhor!


Miguel F. Coias

Número 52 - Subamos


Alguém disse que mais importante que o local onde estamos é a direcção para onde estamos a caminhar. Na verdade, é o sentido que damos à nossa caminhada que irá decidir onde estaremos num futuro próximo.


Firmeza

Nestes dias, o terreno que pisamos é muito escorregadio. Temos que dar particular atenção onde colocamos os nossos pés, observar cada passo que damos e entender para onde nos estamos a dirigir. S. Paulo adverte-nos: “Sede firmes e constantes…” (I Coríntios 15:58) e “fundados e firmes na fé” (Colossenses 1:23). Também Moisés é lembrado pela sua firmeza “Ficou firme como vendo o invisível” (Hebreus 11:27). O Apóstolo Pedro exorta-nos igualmente a ser firmes: “… ao qual resisti, firmes na fé.” (I Pedro 5:9).


Descer?

Precisamos também de entender qual é o caminho. Descer ou subir?

O profeta Jonas escolheu o seu próprio caminho. Em desobediência ao Senhor, ele começou a descer e só parou no abismo. Vejamos:

1 - Desceu a Jope

2 - Desceu ao navio

3 - Desceu ao porão

4 - Desceu aos fundamentos dos montes (Jonas 1:3-5;2:5,6).

Não é de surpreender esta descida vertiginosa. A Bíblia alerta-nos: “Um abismo chama outro abismo.” (Salmo 42:7)

Lembremos o que sucedeu a um homem, na sua descida (Lucas 10:30-35). Saiu de Jerusalém - a cidade do grande Rei, a cidade santa, a cidade da paz, DESCENDO a Jericó - a cidade reedificada sob maldição (Josué 6:26; I Reis 16:34). Nessa descida o homem foi apanhado pelos salteadores, que o roubaram, o espancaram, deixando-o meio morto. Salvou-lhe vida o bondoso e compassivo samaritano.

Aprendamos com Neemias: quando os seus inimigos o convidaram a descer ao vale, pois intentavam fazer-lhe mal, eis a sua resposta:"Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer." (Neemias 6:1-3).

Está a fazer uma grande obra, servindo a Deus? Não permita que outros o levem a descer!


Subir!

Diz a Bíblia que "Para o entendido, o caminho da vida é para cima..." (Provérbios 15:24).

Aprecio o elucidativo quadro que temos em Marcos 10:32. Os discípulos iam no CAMINHO, SUBINDO para JERUSALÉM; e Jesus - o BOM PASTOR ia adiante deles (João 10:4).

SUBAMOS... com Jesus ao alto monte da transfiguração. Que maravilhosa e inesquecível experiência tiveram os apóstolos! Pedro disse: "Bom é estarmos aqui!" (Mateus 17:1-4; II Pedro 1:17,18).

SUBAMOS... ao cenáculo onde desceu Espírito Santo (Actos 1:13,14).

SUBAMOS... ao templo à hora da oração (Actos 3:1).

SUBAMOS ao monte do Senhor (Isaías 2:3).

Descer e fácil, SUBIR requer esforço!


Somos Palmeiras

No Salmo 92 lemos acerca do ímpio, comparando-o a erva; e o justo é comparado à palmeira. Que diferença!

A palmeira pode dar fruto durante 100 a 200 anos."Na velhice ainda darão frutos..." v.14.

A palmeira pode SUBIR até 30 metros de altura. Lembro estas palavras do hino 402: "Minha alma ,oh, sobe p'ra o alto! Ali ouvirás o falar d’ Aquele a quem eu exalto..."

A palmeira, dificilmente é levada pelo vento. (Efésios 4:14) Sejamos como palmeiras! Amém!


Finalizo com um hino que resume todo o ensino contido nesta meditação bíblica:

“Cristo manda que subamos mais, que subamos mais

Olhando para o mundo, desceremos mais, desceremos mais

Porque subindo e descendo nunca chegaremos

Subamos, subamos, olhando para Cristo, cada dia mais, cada dia mais.”

Número 51 - Ensinos de Neemias

O livro de Neemias é extremamente rico em ensino. Nesta Folha Solta iremos considerar alguns princípios essenciais da vida cristã que se evidenciam neste livro.

Missão

Neemias sacrificou a sua vida sossegada do palácio para servir o seu povo aflito. Um verdadeiro missionário! O que sucedeu quando Neemias soube do estado em que se encontrava o povo judeu? Chorou, lamentou, jejuou, orou perante o Deus dos céus (1:3-5). Ele tinha uma chamada de Deus. Ele pensava: "Os outros, Senhor!"

União

Neemias conhecia o valor da união. Os obreiros trabalhavam "ao lado uns dos outros" (Neemias 3:1-19). Servimos a Deus lado a lado ou de modo disperso? Longe uns dos outros, não funciona(4:19). É de realçar aqui as filhas de Salum. Obreiras ao lado do seu pai (3:12). Lembramos aqui as filhas de Filipe. Que alegria sentiria aquele pai, tendo quatro filhas que profetizavam (Actos 21:8,9)! Unidos conseguimos fazer muito mais para o Senhor. Eu não faria as "Folhas Soltas" sem a preciosa colaboração das minhas três preciosas filhas.

Nobreza

Não sejamos “nobres” como aqueles que lemos em Neemias 3:5; 13:17. Eles não foram um bom exemplo. Sejamos, sim, como os nobres referidos em Actos 17:10,11.

Homem de Deus

No livro de Neemias, David é chamado "Homem de Deus" 12:24,36. Compare ainda com I Samuel 13:14. Também em I Timóteo 6:11; II Timóteo 3:17 nos fala do "homem de Deus". Mas quem foi chamado cerca de 30 vezes "homem de Deus" foi o profeta Eliseu. Importa que sejamos conhecidos como "homens de Deus"

Oração

Em Neemias, temos oração mais longa da Biblia 9:6-37. E também temos as orações mais curtas: 5:19; 13:14,22,31.

O amado e saudoso missionário Tage Stalberg ensinava acerca da oração:

- A oração no culto público deve ser como um "telegrama" - breve;

- A oração no culto de oração, e um "postal" – um pouco mais detalhada mas ainda assim breve.

- A oração em nossa casa, é como uma "carta", pode ser longa e é só entre nós e Deus.

Na sua longa oração, Neemias, exalta a bondade e a misericórdia de Deus (Neemias 9:17,19,25,27,28,30,31).

Beneficência

Em Neemias 8:10 lemos: "Comamos as gorduras e bebamos as doçuras, mas não esqueçamos aqueles que não têm nada preparado para si..." E nestes dias difíceis, há muitos que não têm nada preparado para si. Foi recomendado a Paulo que se lembrasse dos pobres, o que procurou fazer com diligência (Gálatas 2:10).

Exemplo

Consideremos a reacção de Esdras e a de Neemias perante o pecado do povo. Repare na diferença, lendo em Esdras 9:1-4 e em Neemias 13:23-25. Esdras arrancou os cabelos da sua cabeça e da sua barba; Neemias espancou os transgressores e arrancou-lhes os cabelos.

Lembremo-nos de que Esdras era sacerdote e Neemias era governador (Neemias 8:9). Os pastores são sacerdotes, não são governadores. Imitemos Esdras. "Não e pela força nem pela violência..." (Zacarias 4:6).

Esdras orando e chorando (primeiro) e depois todo o povo chorava com ele em grande choro (Esdras.10:1-4). Ele deu o exemplo. "Em tudo te dá por exemplo" (Tito 2:7).


Fugir?

"Um homem como eu fugiria"?(Neemias 6:11) O verdadeiro pastor enfrenta o leão e o urso, por amor das suas ovelhas (I Samuel.17:34,35). O mercenário foge porque não tem cuidado das ovelhas (João 10:11-13).

Não fujamos das lutas que temos que enfrentar no nosso ministério; fujamos sim, de tudo que possa arruinar o nosso ministério pastoral.

O Senhor nos abençoe!

Vosso no amor do Senhor Jesus, O BOM PASTOR!

Miguel F. Coias