sexta-feira, novembro 10, 2006

Número 2 - As Lágrimas de Paulo

Desde pequenos ouvimos dizer que "Um homem não chora". Mas tal não é verdade, nem desejável. S. Paulo é um exemplo disso. Ele chorou? Sim, muitas vezes. E confessou-o abertamente. Não havia motivo para envergonhar-se de tal. As lágrimas faziam parte do seu ministério.

Como Jeremias

Pode dizer-se de Paulo o que se diz de Jeremias – foi o profeta das lágrimas.

O próprio nome do profeta Jeremias veio a dar azo ao verbo "jeremiar", que significa chorar, lamentar. Muitas vezes se referiu às suas lágrimas (Jer. 9:1; 13:17, 14:17. Lam. 2:11, 3;48,49).

Lembramos ainda que Jeremias foi o último profeta antes de Judá ser levado para o cativeiro em Babilónia. Talvez por isso tenha profetizado durante mais de 50 anos. Era o derradeiro apelo de Deus ao Seu povo para que se convertesse dos seus maus caminhos (II Crón. 7:14, 36:12, 15-16.)


Como Jesus

O apóstolo Paulo foi o único que disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo." (I Cor. 11:1). Até nas lágrimas podemos observar essa semelhança com Cristo.

  • Jesus chorou pelos outros (Lucas 19:21). Assim procedeu Paulo, como veremos mais adiante.
  • Jesus não quis que chorassem por Ele (Lucas 23:26-28). Paulo fez exactamente o mesmo (Actos 21:13).


Choro Abundante

Em Actos 20:19 Paulo diz que em Éfeso serviu o Senhor com muitas lágrimas, ensinando e admoestando os anciãos da igreja (Actos 20:31). Perante tudo isto, não nos surpreende o que lemos em Actos 20:37. Se chorarmos pelos outros, os outros chorarão por nós!.


A Humildade

Também me parece oportuno lembrar ainda o que está escrito em Actos 20:19. Paulo serviu ao Senhor "com toda a humildade e com muitas lágrimas." O choro era acompanhado de humildade. Por isso ele podia exigir que os irmãos em Éfeso andassem "com toda a humildade." (Efésios 4:1,2). Ele deu o exemplo!

Em II Coríntios 12:21, Paulo pede ao Senhor que o humilhe e que chore de compaixão pelos que pecaram e não se arrependeram. Não está a pedir poder nem autoridade, mas sim humildade e compaixão.

Alguém disse que quando Paulo tinha que escrever cartas tratando de casos difíceis da igreja, não molhava a pena em tinta mas em lágrimas.

Em Filipenses 3:18, encontramos Paulo a chorar mais uma vez. Desta feita lamenta a conduta desordenada de alguns obreiros, o que muito pesava no coração do Apóstolo!


O Amor

No ministério de Paulo as lágrimas associavam-se a um carinho imenso pelos irmãos. As frases seguintes são exemplo disso:

  • "Saudai a amada Pérsida" (Rom. 16:12)
  • "Oh Coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado ." (II Cor. 6:11)
  • "Porquê, porque não vos amo? Deus o sabe." (II Cor. 11:11)
  • "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós." (Gál. 4:19)
  • "Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai firmes no Senhor, amados." (Fil. 4:1)
  • "Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria os seus filhos." (I Tess. 2:7).
  • "… porquanto nos éreis muito queridos." (I Tess. 2:8).
  • "Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos." (I Tess. 2:11).
  • "Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado." (Filemon, v. 16a).
  • Assim, não é de estranhar que Pedro escrevesse: " … o nosso amado irmão Paulo ". (II Pedro 3:15)


As Lágrimas de Timóteo

Em II Timóteo 1:4, Paulo fala-nos das lágrimas de Timóteo. Estas lágrimas não causavam preocupação ao Apóstolo. Pelo contrário, enchiam-no de gozo. Benditas lágrimas!

Qual seria a razão de tais lágrimas? Quando Timóteo pregava a Palavra? Quando orava? Quando se despediam? Não sabemos. Apenas temos conhecimento de que causavam alegria a S. Paulo.


As Nossas Lágrimas Hoje

  • A sementeira feita com lágrimas é que produzirá uma colheita abundante (Salmo 126:5,6). O irmão que iniciou o trabalho do Senhor em Estremoz e arredores, quando pregava também chorava. As pessoas diziam: "Vamos ver o homem que quando fala começa a chorar!"
  • O Senhor ouve as nossas orações e vê as nossas lágrimas. (Isa 38:5)
  • Que as nossas lágrimas sejam expressão de amor. Na morte de Lázaro, Jesus chorou. Os judeus presentes disseram: "Vede como o amava." (João 11:3 e 36).

Sem comentários: