segunda-feira, novembro 27, 2006

Número 3 - Persiste em ler

Sinto-me muito grato a Deus porque quando saí para servi-l'O a tempo inteiro fui para casa de um amado irmão pastor onde vivi três anos e aprendi muito. Nessa hospitaleira família, pai, mãe, filho e filha liam a Bíblia de capa a capa todos os anos. Naturalmente, entrei nessa proveitosa "maratona". É sobre a importância da leitura da Bíblia que nos vamos debruçar hoje.


Alimento e Crescimento

Na última carta que escreveu, onde refere que o tempo da sua partida está próximo, Paulo pede a Timóteo que lhe traga os livros, "principalmente os pergaminhos", as Escrituras (II Timóteo 4:13). Meu caro irmão, leia livros mas de um modo especial a Bíblia!

Pedro exorta-nos a crescer, "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor…" (II Pedro 3:18). Esta admoestação aplica-se com maior ênfase a um pastor.

Sejamos instruídos acerca do reino de Deus, semelhantes a um pai de família que tira do seu tesouro (Bíblia) coisas novas e velhas (Mat. 13:59).

Não nos podemos esquecer de que as ovelhas se alimentam de verdes pastos e de águas tranquilas, não agitadas. Para as alimentar o Espírito Santo só pode usar o que tivermos na nossa "bagagem bíblica".

Era imposto aos reis de Israel que tivessem um traslado da lei e nele lessem TODOS os dias da sua vida (Deut. 17:18-20).

Uma nossa irmã que estava em Timor, esposa de um sargento, dizia-me que não tinha levado um livro para ler. Vendo eu a Bíblia sobre a sua mesa disse-lhe: "A irmã trouxe uma biblioteca! Ali tem 66 livros."


Propósito de Deus

O próprio texto bíblico nos encoraja à leitura da Palavra:

"Buscai no livro do Senhor e lede…" (Isaías 34:16)

"Bem-aventurado o que lê…" (Apoc. 1:3)

"Persiste em ler…" (II Tim. 4:13)

O longo e belo Salmo 119 é, todo ele, um forte incentivo à leitura e ao conhecimento, exaltando a riqueza, a beleza e o valor da Palavra de Deus. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho." (Salmo 119:105).


Eles Amavam a Leitura

Em Actos 8:28-30 encontramos o eunuco que, de regresso a casa, aproveitava para ler as Escrituras.

Em Bereia, os crentes examinavam cada dia nas Escrituras se aquilo que Paulo pregava era exactamente assim. (Actos 17:11).

No seu leito, quase a partir para a eternidade, um grande homem de Deus pediu: "Tragam-me O Livro." Perguntaram-lhe: "Qual?" Ele respondeu: "Há só um livro, a Bíblia!"


Clareza e Rigor Bíblico

Ao falar a Palavra de Deus, devemos procurar fazê-lo da forma mais clara e exacta possível. Eis alguns exemplos de erros comuns e frequentes na exposição da Palavra:

  • Pai da Fé? Não encontro na Bíblia a expressão "Abraão, o pai da fé", como por vezes se ouve dizer. Abraão é chamado o pai dos que crêem (Rom. 4:11, 16: Gal. 3:7). Por isso se canta, acertadamente "O pai Abraão tem muitos filhos…". O Senhor Jesus que é o Autor e Consumador da Fé (Não da nossa fé)!
  • Melhor ou boa? Por vezes ouve-se dizer que o Senhor Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte. Ora o Senhor Jesus não disse a MELHOR mas sim a BOA parte (segundo a minha Bíblia). Até porque a MELHOR pode não ser BOA (Lucas 10:42).
  • Livro ou carta? Ao citar um versículo bíblico não é correcto dizer-se "Primeira ou Segunda de Crónicas" ou "Primeira ou Segunda de Reis", pois são livros (masculino) e não epístolas (feminino).
  • Salmo de David? Quando se comenta um Salmo deve-se ter em atenção quem o escreveu. Pode não ter sido o salmista David, Por exemplo, o Salmo 72 é de Salomão, os Salmos 73 e 83 são de Asafe e o Salmo 90 é de Moisés.
  • O objectivo do cântico. Não fica bem dizer "Vamos cantar um hino para levantar a oferta". Será mais correcto dizer. "Vamos louvar ao Senhor com um hino e ao mesmo tempo levantemos a oferta". E trata-se de levantar a oferta, e não "tirar a oferta". Não estamos ali para tirar nada, mas para que cada um dê voluntariamente.
  • Quantas almas? No convite à salvação, pode-se perguntar "quantas pessoas esta noite querem ser salvas?" Perguntar "quantas almas" constitui uma linguagem estranha, talvez até assustadora, para as pessoas nos nossos dias. Além disso, ao referirmo-nos a pessoas estamos a expressar-nos correctamente pois o Senhor veio para salvar a pessoa total - espírito, alma e corpo (I Tess. 5:23).

Conta-se que um médico foi exercer a sua actividade para uma pequena vila e ali ficou sem se preocupar em crescer no conhecimento da medicina. Só receitava pastilhas, Passou a ser conhecido como o Doutor Pastilha. Meu caro irmão, não seja o Pastor Pastilha! Se não tem capacidade para apascentar 100 ovelhas, se não busca mais conhecimento da Palavra, como pode esperar que o Senhor lhe venha a dar 1000?


No Evangelho que escreveu, o apóstolo João refere-se a si mesmo como discípulo, o que significa aluno. Sejamos sempre discípulos, ávidos por aprender mais. A leitura da Palavra é essencial ao crescimento. Persista em ler!

Sem comentários: