quarta-feira, novembro 01, 2006

Número 1 - Aprendendo com Mateus

Relato de uma conversão
Estava sentado na alfândega, num dia de trabalho aparentemente normal, quando tudo aconteceu. Recebeu o convite de Jesus e aceitou-o, alterando-se assim o sentido da sua vida desde então.
Mateus é o único dos quatro autores dos Evangelhos, que nos conta como foi a sua conversão. (Mat. 9:9,10). A esse propósito escreve apenas que, "levantando-se, O seguiu" , referindo-se a Jesus.

Deixar/Receber
Mateus deixou tudo para seguir a Jesus. Porém, não é ele que o diz.
Lucas, autor de outro Evangelho e escritor minucioso, é mais detalhado na descrição da conversão de Mateus. Ele é que afirma que Mateus "deixando tudo" O seguiu ( Luc. 1:1-3). Mateus não diz, de si próprio, que deixou "tudo".
Como descrevemos e sentimos a nossa entrega a Cristo? Enfatizamos o que deixámos ou o que recebemos? Alguém disse quando foi salvo: "Não deixei nada, eu recebi tudo!" David reconhecia o mesmo: "Coube-me uma formosa herança." (Sal.16:6b)
Se deixarmos alguma coisa o Senhor nos dará cem vezes mais (Mat.19 :29), por isso torna-se extremamente insignificante o que deixámos.
O Senhor Jesus, Ele sim, é que deixou TUDO por amor a nós (Mat. 13:44-46; Fil. 2:5-9). Ele foi feito menor do que os anjos, tornando--se mortal (Heb. 2:9).
Mateus não exalta o que fez, mas sim o que Senhor fez por ele!

O banquete
Lucas conta-nos também que Mateus fez um "grande banquete", em honra do Senhor (Luc. 5:27- 29). Mateus omite esse facto. Embora a palavra "mesa" exista no seu evangelho, apresenta-se em itálico, o que indica que não fez parte do texto original. (Mat. 9:10). Só pelo relato de Lucas é que sabemos que Mateus ofereceu um banquete a Jesus.
Por vezes sucede que alguém "mata um rato" e conta a todos o "seu feito". Sansão matou um leão e nem aos pais contou ( Jui.14:5,6). Jesus adverte-nos: "Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita" ( Mat 6:3). Doutro modo já recebemos o galardão!
Paulo, quando se vê obrigado a falar de si mesmo, diz: "Fui néscio" (IICor 11:1 e 17; 2)

Quem é o primeiro
Mateus dá-nos uma lista dos doze apóstolos, à semelhança de Marcos e Lucas ( Mat.10:1-4; Mar. 3:13-19; Luc. 6:12- 16) . Os apóstolos aparecem nessas listas agrupados dois a dois. O companheiro de Mateus era Tomé. Aparecem lado a lado, mas no evangelho de S. Mateus, ele refere Tomé em primeiro lugar, dando-lhe essa honra. Só a seguir indica o seu nome de Mateus. Já nos evangelhos de Marcos e Lucas esta Mateus em primeiro lugar! Vale a pena reparar nisto!
O mesmo sucedeu com o apóstolo João. Ele escreve: "Simão Pedro e o outro discípulo", colocando-se a si próprio em segundo lugar! Corriam os dois para o sepulcro, mas João chegou primeiro (era mais novo, logo mais rápido) ( João 20:3-6). No entanto, notemos que João, chegando primeiro, não entrou. Deu essa honra ao seu irmão mais velho. Quando estudámos gramática aprendemos a colocar as coisas nesta ordem: eu, tu, ele. Mas quando somos salvos é o contrário: ele, tu e eu. Ficamos em ultimo lugar! Consideremo-nos uns aos outros!
Certa vez em que conversava com uma irmã, sempre que se referia à sua mãe que já morrera, ela dizia "a minha desfalecida mãe". Pensei corrigi-la, mas tive a boa ideia de primeiro ver o significado da palavra no dicionário. Com surpresa reparei que afinal falecida e desfalecida podem ser sinónimos. Agora no caso da palavra considerar, não significa o mesmo que desconsiderar! É exactamente o oposto! Consideremo-nos e não nos desconsideremos uns aos outros, porque não é mesma coisa!

O que é menos honroso
Mateus, no evangelho que escreveu, identifica-se como "Mateus, o publicano" (Mateus,10:3). Note-se que estava a escrever especialmente para os judeus. Como sabemos, os publicanos era uma classe desprezada pelos judeus, porque, sendo judeus, os publicanos estavam ao serviço dos romanos. Marcos e Lucas apenas dizem "Mateus" - Mar.3:18 ; Lucas.6:15. Se o próprio quer dizer de si algo menos honroso, certo, mas não outrem. Paulo chama-se a si mesmo "o velho" ( Filemon v. 9). Mas diferente é no caso de Samuel "Disseram: "Eis que já estás velho, constitui-nos pois agora um rei sobre nós" ( I Sam. 8:5). Esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel.
Amós disse dele que não era profeta nem filho de profeta, mas boieiro e cultivador de sicómoros. O Senhor o tirou de após o gado (Amós 7:14,15). Era ele a falar de si mesmo.
Paulo sempre procurou honrar os outros, Leia-se o capitulo 16 de Romanos. Exemplo disso são também as referências " Lucas, o medico amado" (Col. 4:14) e "Zenas, doutor da lei" (Tito 3:13).

Curiosidade : Apesar de o evangelho de Mateus ter mais capítulos (28) do que o evangelho de Lucas (24), o de Lucas é maior, ocupa mais páginas. O mesmo sucede com o livro de Isaías que, com 66 capítulos é mais pequeno do que Jeremias, com 52 capítulos.

Ilustrações

Qual seria o melhor pregador?
Naquele domingo haviam dois famosos pregadores que iriam dar a Palavra em dois cultos distintos. Quando o primeiro findou a mensagem os ouvintes comentavam entre si: "Realmente este pastor é um grande pregador!" No final do segundo culto os ouvintes diziam uns para os outros: "JESUS é um grande Salvador!"

Preocupação do Pastor
Irmão pastor, preocupe-se em que os seus ouvintes sejam salvos e não em "salvar" a sua pregação.

Pastor Alto ou Baixo?
Uma Igreja precisava de um pastor. Por isso, escreveu para um Instituto Bíblico a perguntar se haveria algum finalista que pudesse pastorear aquela Igreja.
Resposta do Instituto: "Temos vários finalistas: altos, baixos…"
Resposta da Igreja: "Queremos um pastor que seja tão alto que quando faça oração chegue ao Céu mas, por outro lado que, quando suba ao púlpito para pregar, seja tão baixo que nem se veja! Só Jesus apareça!

O sentido da palavra Pastor
Não podemos esquecer que a palavra PASTOR deriva de PASTO… não de PASTA. Podemos ter uma grande e linda PASTA mas se não temos PASTO não seremos PASTORES.

Já sou grande!
Certa noite uma criança acordou e começou a gritar: "Mãe, já sou grande! Já sou grande! A cama já não chega para mim. Tenho a cabeça e os pés de fora!"
A mãe levantou-se surpreendida e foi ver o que se passava. Ao observar o filho, disse-lhe: "Tu não és grande, filho. Tu estás enviesado na cama, deitado na diagonal. Deita-te direito de novo e verás que a cama chega para ti." Se alguém se julga grande, observe com atenção a sua verdadeira posição. É muito provável que esteja enviesado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

Meu caríisimo irmão Miguel Cóias viva na paz de nosso Senhor.
Felicíto-o pela sua página na Net. É atraente e bem elaborada, contendo bastante informação para os interessados.
Deus abençoe o seu trabalho.

Seu irmão amigo
Constantino Ferreira

Anónimo disse...

Obrigado por seus ensinamentos sobre atitude e humildade. Ainda me lembro daquele de certo pregador que subiu para pregar presunçoso, mas logo se atrapalhou e não conseguiu dizer grande coisa. Desceu humilhado... Alguém comentou: Se tem subido como desceu, tinha descido como subiu. Os seus ensinamentos e sua vida são um estímulo e inspiração.

Hugo Pinto, ainda seu aluno

Anónimo disse...

Olá meu "novo" irmão Miguel Cóis...
Muito incentivador seus escritos...
Que o Espírito Santo continue te capacitando.
Fique na Paz!!!