domingo, outubro 23, 2011

Número 64 - A Despedida do Obreiro


No Salmo 121 encontramos uma promessa preciosa: “O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmo 121:8)

O momento de entrada na Obra de Deus, é de boas-vindas, habitualmente festivo e recheado de expectativa. E o momento de despedida? Que sentimento fica? Recordemos, de seguida, a despedida de três personagens bíblicos.


1 – A despedida de S. Paulo

Depois de três anos a servir o Senhor na igreja em Éfeso, chega a altura de S. Paulo se despedir (Actos 20:17-38). Vamos assistir, por um pouco, ao culto de despedida do nosso "colega" e amado "pastor" Paulo.

Diz Paulo :

"Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós. Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas... Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E agora... vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há-de acontecer, senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.

Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos, porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestido.

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

E, de seguida, “Paulo, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam. Entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.

Sejamos imitadores do apóstolo Paulo, pois ele mesmo o recomenda repetidas vezes, dizendo:

"Admoesto-vos portanto o que sejais meus imitadores." (I Coríntios 4:16)

"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo."(I Coríntios 11:1)

"Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós . Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também vos digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. (Filipenses 3:17,18).

"Porque vos mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós." (II Tessalonissenses 3:7).


2 - A despedida de Dorcas

Dorcas é, igualmente, um exemplo a seguir, pois "Estava cheia de boas obras e esmolas que fazia."( Actos 9:36-39).

Quando ela faleceu, muita saudade foi sentida na igreja. É verdade que "Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem do seus trabalhos, e as suas obras os sigam". Apocalipse14:13). Porém, a partida desta fiel irmã constituía uma despedida muito difícil, por todo o trabalho que ela desenvolvia a favor dos necessitados.

Não se sabe quais as palavras que Pedro usou na sua oração, mas posso imaginar que teria dito que esta irmã, sendo de tão grande bênção para tantos, importava que voltasse à vida para continuar o seu ministério. E o Senhor atendeu à oração, ressuscitando-a!


3 - A despedida de Jeorão

"Era Jeorão da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos. E foi-se sem deixar de si saudades algumas; e o sepultaram na cidade de David, porem não nos sepulcros dos reis."(II Crónicas 21:20).

Jeorão, ao contrário de Paulo e de Dorcas, ao morrer (com apenas 40 anos de idade) não deixou de si saudades algumas. Tanto o seu avô Asa como o seu pai Jeosafá foram reis de Judá, fiéis ao Senhor. (Crónicas 21:12).

Entre outras coisas que Jeorão fez, na sua infidelidade ao Senhor, destaco uma muito grave que foi o dano que causou a seus irmãos, provocando-lhes a morte: "E, subindo Jeorão ao reino de seu pai, e havendo-se fortificado, matou a todos os seus irmãos à espada, como também a alguns dos príncipes de Israel." (II Crónicas 21:4) Naturalmente, tal pessoa morreu sem deixar de si saudades algumas.


Que durante o nosso ministério sejamos uma bênção para todos os Irmãos e para glória de Deus. AMÉM!!!

Pr. Miguel Francisco Coias

Sem comentários: