domingo, outubro 23, 2011

Número 65 - Lágrimas no Ministério


Todos nós crescemos a ouvir dizer que “um homem não chora”. Essa ideia pode, por vezes, gerar em nós algum embaraço quando nos comovemos, que se pode vir a traduzir num esforço para conter vigorosamente a expressão das nossas emoções. A verdade é que, pela Bíblia entendemos que as lágrimas não são motivo de vergonha, elas fazem parte do ministério.


1 - O exemplo de Jesus

Jesus, o supremo e bom Mestre:

- chorou pelos outros ( Lucas 19:41-44)

- chorou com os outros (João 11:33-36)

Contudo, não permitiu que chorassem por Ele (Lucas 23:28).


2 – Outros exemplos bíblicos

A Bíblia mostra-nos mais homens de Deus que choraram no desempenho do ministério. Vejamos alguns:

Paulo

Paulo, foi o grande imitador de Cristo. (I Coríntios 11:1) Notamos que durante o seu ministério, Paulo chorou com os outros e pelos outros mas, à semelhança de Jesus, não permitiu que chorassem por ele (Actos 21:12-14).

Timóteo

As lágrimas do jovem obreiro Timóteo, que enchiam de alegria o coração do apóstolo Paulo ( II Timóteo 1:4). Não sabemos a razão das lágrimas de Timóteo, mas sabemos que causavam muita alegria a Paulo, ao recordá-las.

Eliseu

O Senhor havia revelado a Eliseu que Hazael iria ser rei da Síria e mostrara-lhe o mal que ele iria fazer aos filhos de Israel. A dor no seu íntimo era profunda, e ele acabou por chorar. “E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou.” II Reis 8:11

Jeremias

Foi chamado o profeta das lágrimas. Disse ele: "Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo ." (Jeremias 9:1).

"... e desfaçam-se os nossos olhos em lágrimas, e as nossas pálpebras destilem águas." (Jeremias 9:18).

"... E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos , por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos e se desfarão em lágrimas... (Jeremias 13:17).

"Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia...(Jeremias 14:17).

Esdras

"E orando Esdras assim, e fazendo esta confissão, chorando, e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel, uma mui grande congregação de homens e de mulheres, e de crianças; porque o povo chorava com grande choro." (Esdras 10:1) Notemos que as lágrimas começaram pelo líder.

Neemias

"E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." (Neemias 1:4).


Conclusão

Aos sacerdotes cabia chorar diante do Senhor, em intercessão pelo povo. "Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor entre o alpendre e o altar e digam: Poupa o teu povo, o Senhor...” ( Joel.2:17).

Quem está determinado a levar a semente, deve estar preparado para verter lágrimas. "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria". "O que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltara SEM DÚVIDA com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Salmo 126:5,6).

Prezado obreiro, se já tem chorado, diante do povo de Deus, ou mesmo sozinho em sua casa, pela labuta do ministério, lembre-se que o mesmo sucedeu com grandes homens de Deus, antes de experimentarem abundante colheita e alegria. Não desanime. Na verdade, “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4).

Pr. Miguel Francisco Coias

Sem comentários: