domingo, outubro 23, 2011

Número 66 - A Ansiedade

Até um certo ponto, a ansiedade é parte integrante da vida saudável. Muitas vezes ela funciona como um motor que nos faz correr em busca de respostas, esforçando-nos na concretização de alvos. Quantos de nós, ao estudar na Escola Bíblica, não nos sentimos ansiosos na véspera de um exame ou na primeira vez que subimos a um púlpito? É normal.

Contudo, quando existem vários factores na nossa vida que produzem ansiedade, ela pode acumular-se chegando a níveis de grande desconforto e sofrimento, que temos dificuldade em gerir. Aí, a ansiedade torna-se, naturalmente, motivo de mau-estar e de grande preocupação, podendo ser mesmo uma limitação na nossa vida.

O Senhor, que conhece a nossa estrutura e o nosso funcionamento melhor do que ninguém, ensina-nos, pela Sua Palavra, a ter vitória sobre a ansiedade. Eis alguns princípios bíblicos, que respondem a perguntas comuns de hoje:

- O que fazer com a minha ansiedade?

"Lançando sobre ELE (Jesus) toda a vossa ANSIEDADE, porque Ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)

- Como posso ter segurança?

" Em paz me deitarei e dormirei, porque só Tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Salmo 4:8)

- Em quem devo confiar?

"Confia no Senhor...” (Salmo 37:3)

- O que é que me pode alegrar?

Deleita-te também no Senhor... (Salmo 37:4)

- Que rumo tomará a minha vida?

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará... (Salmo 37:5)

- Gostaria de poder descansar, mas como?

Descansa no Senhor, e espera nEle." (Salmo 37:3-7).

- Mas as circunstâncias da minha vida são difíceis…

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. (Salmo 46:1-5).

- O meu coração não tem paz. O que fazer?

"Não andeis pois inquietos por coisa alguma... e a paz de Deus que excede todo o entendimento guardara os vossos corações " (Mateus 6:31; Filipenses 4:6).

- Sinto-me só, sem apoio…

"Não te deixarei, nem te desampararei." (Hebreus 13:5)

- Por vezes sinto medo…

Disse Moisés: "Não temais, estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará..." (Êxodo 14:13)

- Acho que já fiz tudo o que devia. O que posso fazer mais?

"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus!" (Salmo 46:10).


Finalmente, recordemos dois hinos que nos inspiram a descansar nos braços do nosso Omnipotente Pai.

SOSSEGAI

1

Mestre, o mar se revolta

E as ondas nos dão pavor!

O céu se reveste de trevas,

Não temos um Salvador!

Não se te dá que morramos?

Podes assim dormir?

Se a cada momento nos vemos

Já prestes a submergir?


Coro

"As ondas atendem ao meu mandar,

Sossegai!Sossegai!

Seja o encapelado mar,

A ira dos homens, o génio do mal;

Tais águas não podem a nau tragar,

Que leva o Senhor, Rei dos céus e mar!

Pois todos ouvem o meu mandar,

SOSSEGAI! SOSSEGAI!

Convosco estou para vos salvar,

Sim, SOSSEGAI!"


-2-

Mestre, tão grande tristeza

Me quer consumir!

Na dor que perturba minha alma

Te Imploro:" Vem me acudir!"

De ondas do mal que me encobrem,

Quem me virá valer?

Não tardes, não tardes, bom Mestre,

Estou quase a perecer.


-3-


Mestre chegou a bonança;

Em paz vejo o céu e o mar!

O meu coração goza a calma

Que não poderá findar.

Firme, ao Teu lado, ó Mestre,

Dono da terra e céu,

Eu hei-de chegar, bem seguro,

Ao porto, destino meu.


___________________________

Dá teu fardo a Jesus


- 1 -

Só em Jesus , queres tu descansar?

Dá teu fardo a Jesus;

Paz e socorro não podes achar?

Dá teu fardo a Jesus.

CORO

Dá teu fardo a Jesus.

As trevas fará em luz,

Em Cristo um abrigo, terás no perigo;

Oh, dá teu fardo a Jesus!


- 2-

Paz redentora tua alma terá

Dá teu fardo a Jesus;

E de inquietudes te libertará.

Dá o teu fardo a Jesus.

-3-

Das grandes lutas não queiras fugir,

Dá teu fardo a Jesus;

Se santo gozo não podes fruir,

Dá teu fardo a Jesus.


-4-

Cristo irá dissipar teu temor,

Dá teu fardo a Jesus;

Pois aos Seus servos, dá sempre vigor,

Dá teu fardo a Jesus.

Sem comentários: