segunda-feira, outubro 04, 2010

Número 56 - Tem cuidado de ti mesmo

Tem cuidado de ti mesmo


Deus cuida de nós, é verdade! Na Bíblia encontramos inúmeras referências ao cuidado de Deus por cada um dos seus filhos, uma protecção indispensável às nossas vidas.

Contudo, Deus não fará aquilo que deveremos ser nós a fazer. Assim, somos advertidos a cuidarmos de nós mesmos. S. Paulo recomendou a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.” (I Timóteo 4:16) Aos anciãos de Éfeso ele aconselhou:” Olhai por vós, e por todo o rebanho….” (Actos 20:28)

Eis algumas áreas em que precisamos de cuidar/olhar por nós mesmos:


1. Ser exemplo

Jesus, nosso bom Mestre, disse: "Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vos também." (João 13:15)

S. Paulo escreveu:

"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." (I Coríntios 11:1).

"Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós..."(Filipenses 3:17).

" ...mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. (I Timóteo 4:12)

"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível..." (Tito 2:7,8).

"Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora..." (I Timóteo 3:7).

S. Pedro também recomendou:

"Apascentai o rebanho de Deus... servindo de exemplo de exemplo ao rebanho." (I Pedro 5:2,3).


2. Praticar a Palavra

Certa vez, um pregador ao iniciar a sua mensagem avisou que iria ser uma pregação longa, pois, dizia ele, era um pregador de muitas palavras. Ao ouvir isto, pensei: “Oxalá que também seja de muitas OBRAS.”

Vejamos o que diz a Biblia:

- " Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e OBRAS" (Actos 7:22)

- "Jesus Nazareno, que foi varão profeta, poderoso em OBRAS e palavras..." (Lucas 24:19)

- "... Jesus começou não só a FAZER (primeiro) mas a ensinar." (Actos 1:1).

- "Esdras tinha preparado seu coração para buscar a Lei do Senhor para CUMPRI-LA.” (Esdras 7:10).

A vida do pastor deve manifestar a Palavra que prega. De outra maneira, acontecerá aquilo que o Senhor Jesus disse: "... porque dizem e não praticam." (Mateus 23:3). E ainda o apóstolo S. Paulo escreveu:"Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo?" (Romanos 2:19-22).


3. Ser Recomendável e Santo

Nestas palavras dirigidas aos irmãos em Corinto, S. Paulo resume a atitude que um obreiro deve ter:

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; antes como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em TUDO..."(II Coríntios 6:3,4).

De facto, nunca esqueçamos que estamos a ser constantemente observados. É algo natural, com que devemos aprender a viver. Já assim sucedeu com Jesus: “Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.” (Lucas 14:1)

Que se possa dizer de cada um de nós aquilo que uma mulher comentou com o marido acerca do profeta Eliseu: “Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” (II Reis 4: 9, 10).

Desejo a cada um dos meus amados irmãos um ministério frutífero e que glorifique o nome do Senhor em cada dia!

Pr. Miguel Francisco Coias


sexta-feira, setembro 03, 2010

Número 55 - O Pastor, um intercessor

O Pastor, um intercessor

Na vida de um pastor, são essenciais dois remos que, movendo-se conjugadamente, lhe permitirão singrar no cumprimento do seu ministério: a oração e a Palavra. Em Actos 6:3,4 este princípio é claro: … “perseveraremos na oração e no ministério da Palavra.” Um pastor é um profeta quando fala ao povo em nome do Senhor. Um pastor é um sacerdote quando fala ao Senhor em nome de um povo. Ele é, verdadeiramente, um intercessor.


1 - Onde estão os intercessores?

Nem sempre houve intercessores, pessoas disponíveis para estar na frente e clamar pelo povo. A certa altura, o Senhor procurou e não encontrou quem o fizesse, quem estivesse na brecha, como lemos em Ezequiel 22:30. Lemos também, em Isaías 59:15, 16, que o Senhor se maravilhou de que não houvesse um intercessor. Nos dias em que vivemos precisamos de verdadeiros intercessores. Temos no Senhor Jesus o maior exemplo. Ele é o nosso supremo intercessor (Hebreus 7:25; I João.2:1; João 17:1-26).


2 - Intercessores no Velho Testamento

Moisés e Samuel foram os dois grandes intercessores do Antigo Testamento (Jeremias 15:1)

MOISÉS

Êxodo 17:8-15. Intercedendo pelo seu povo, para que tenha vitória.

Êxodo.32:30-33. Que amor Moisés revela ao seu povo!

Êxodo 33:1-4 12-15. Moisés que grande líder! Que grande intercessor!

Números 12:1-14. Moisés intercedendo pela sua irmã Miriam, que tinha falado mal dele. Compare com Job 42:7-10; Mateus.5:44,45.

SAMUEL

I Samuel 7:7-10 O povo pedia a Samuel: "Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós..."

1 Samuel 12:23. Dizia Samuel: "Longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós..."

É pecado não orar pelo rebanho que está ao nosso cuidado. A intercessão faz parte do ministério pastoral.


3 – Intercessor no Novo Testamento

S. Paulo foi um grande intercessor. Conheçamos melhor alguns aspectos da sua vida de oração e o seu conselho, lendo os versículos seguintes:

Romanos 1:9,10 - "...incessantemente faço menção de vós em minhas orações..."

Efésios 1:16,17 - "...Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações; "

Filipenses 1:3,4 "Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minha súplicas"

Colossenses 1:3 - "Graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós."

I Tessalonicenses 1:2 - "Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações..."

I Timóteo 2:1"Admoesto-te pois antes de tudo, que façam... intercessões..."

II Timóteo 1:3 "...sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia";

Filemom v. 4 "...lembrando-me de ti nas minhas orações";

S. Paulo escreveu:"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo" (I Coríntios 11: 1)


4 - Tempos difíceis

Já não chovia há três anos e seis meses (Tiago 5:17,18). Perante tão grande calamidade, o rei Acabe subiu para ir comer e beber. O profeta Elias, porém, era um intercessor, e por isso subiu para interceder (I Reis 18:42) Que diferença!

Que em tempos difíceis o nosso compromisso pela intercessão seja maior do que nunca.


5 – A igreja intercessora

Em Actos 12:5,6 encontramos uma igreja que intercede pelo seu pastor. O pastor Pedro estava na prisão mas dormia confiado, enquanto a igreja orava. Nessa mesma noite, Pedro saiu da prisão milagrosamente. O amor e o cuidado devem ser mútuos entre o pastor e a igreja.


Conclusão

Os apóstolos não pediram ao Senhor Jesus que os ensinasse a pregar, mas pediram: "Senhor, ensina-nos a orar". (Lucas11:1).

Em Lucas 13:6-9, o vinhateiro intercedeu por uma árvore que estava na sua vinha, havia três anos, sem dar fruto. Ao saber que iria ser cortada, propôs mais um ano de espera. Iria cuidar da árvore, escavando-a e estrumando-a, na esperança de que ainda viesse a dar fruto. Que exemplo para nós pastores! Amando e cuidando das ovelhas!

Que cada um de nós, como pastor, seja um intercessor!


quarta-feira, agosto 04, 2010

Número 54 - Ovelhas do Senhor


O povo do Senhor é chamado OVELHAS, tanto no Antigo como no Novo Testamento. São referidas pela primeira vez na Bíblia em Génesis 4:2. Vejamos um pouco do muito ensino que temos na Bíblia sobre este tema.

Posse

De quem são as ovelhas? Em Ezequiel, no cap. 34, temos 15 vezes a expressão do Senhor "as minhas ovelhas". Leia ainda em João 10:3,4,14,27. As ovelhas não são nossas, como obreiros, elas são do Senhor. Pertencem-Lhe. São do Bom, Grande e Supremo Pastor – Jesus (João 10:14; Hebreus 13:20; I Pedro 5:4). E são d’Ele justamente pois pagou um elevado preço por elas (I Coríntios 6:20; 7:23; I Pedro 1:18,19).

Cuidado

As ovelhas não são nossas, mas Ele entregou-as ao nosso cuidado. Temos que dar conta delas (Hebreus 13:17). Aprendamos com Jacob (Génesis.31:38-40). Um professor, na Escola Bíblica dizia: “Se um pastor não apascenta e guarda devidamente um pequeno rebanho de 20 ovelhas, nunca lhe será confiado um rebanho de 200.” À semelhança do jovem pastor David, apascentamos as ovelhas do nosso Pai. E com que dedicação e cuidado David apascentava as ovelhas de seu pai (I Samuel 17:34,35). David tinha uma funda que usava contra o leão, o urso e Golias. Porém, para as ovelhas, as quais tanto amava, usava uma vara e um cajado que as consolava (Salmo 23:4).

Exemplo

"Sede imitadores de Cristo", diz a Biblia. Jesus disse: "Aprendei de Mim." O pastor deve ser o exemplo do rebanho (I Pedro 5:1-4). Moisés, no fim do seu longo ministério, pediu ao Senhor que o seu sucessor fosse um homem que saísse (evangelização) e entrasse (comunhão) diante do povo, dando o exemplo. (Números 27:15-17).

Zelo

O bom pastor é aquele que busca as ovelhas perdidas (Lucas 15:4-7). Ler ainda Salmo 119:176; 142:4. Ezequiel cap. 34, tem duas partes. A primeira, dos vs. 1-16 o Senhor fala para os pastores, referindo o zelo que é indispensável ter no cuidar das ovelhas. Nos vs.17-34 o Senhor fala para as ovelhas. Esta folha também está assim dividida, pelo que consideraremos, de seguida, as ovelhas.

Ovelhas

São mansas, dóceis. A ovelha não berra, a cabra sim. E parece que a vaca também. Compare I Samuel 6:11,12; Job 6:5. As ovelhas dão balidos (I Samuel.15:13,14). A ovelha fica muda perante os seus tosquiadores. Mateus 26:62.63; 27:12-14. O nosso bom Mestre deu o exemplo!

A ovelha não é animal imundo, mas limpo. Tem a unha fendida em duas (fala-nos de firmeza) e é ruminante. Mastiga mais tarde o que comeu, voltando saboreá-lo. Assim também nós devemos meditar na Palavra que lemos ou ouvimos. Importa ler em Josué 1:8; Salmo 1:2; 119:15,48,78.

Hino

Lembro aqui um belo hino que retrata com muita clareza e sensibilidade a relação entre o Pastor – Jesus – e a ovelha – cada um de nós.

1 -"Eis Jesus a procurar a ovelha que, a vagar,/ Desgarrou-se do aprisco do Senhor;/ Pelos montes a sofrer, faça sol ou a chover,/ Cristo busca Sua ovelha, com amor. - 2 Com Seus pés, o bom Pastor, já feridos, que horror!/ De descer os tenebrosos pedregais,/ E cansado de andar, mas ainda a clamar;/ "Ó ovelhas minhas, onde vós estais”/?

3 - Se escuta o gemer da ovelha, que prazer/ Enche logo o coração do bom Pastor!/ E correndo sem parar até a ovelha abraçar,/ e trazê-la ao Seu ombro com amor./

4- Já em casa, o Pastor, oh! jubila com dulçor,/ Pela ovelha desgarrada que achou;/ E, assim, também Jesus, com os anjos lá na luz,/ Se alegra pelass almas que salvou!

CORO - Com amor....o Pastor.../ Eis que chama sua ovelha, sem cessar;/ Possa hoje o pecador escutar a voz de amor,/ De Jesus, que o procura p'ra salvar.

(Hino 104 de "Cânticos de Alegria")


Conclusão

Caro Irmão pastor, se a ovelha caiu numa "cova", não consegue sair de lá sem o auxílio do pastor (Mateus.12:11, 12). De igual modo, a ovelha que se perde não tem sentido de orientação para voltar ao aprisco. Precisa que seja o pastor a conduzi-la lá de novo. Quem sabe se na Igreja que o pastor pastoreia, há ovelhas caídas na "cova" ou perdidas e que estão precisando urgentemente da sua mão amiga!

Deus o abençoe e use em favor de ovelhas em necessidade.

Pr. Miguel Francisco Coias



segunda-feira, julho 12, 2010

Número 53 - A Partida

Introdução

Recentemente estive internado no Hospital . Lembro que quando tinha 15 anos fiquei no Hospital durante 20 dias. Contudo, desta vez foram 30 dias! Aproveitei esse tempo para ler a minha querida Bíblia e me alegrar. Li um pouco do muito que ela fala acerca da nossa partida deste mundo. E foi no hospital que elaborei esta Folha.


A Partida

Desde sempre, tive pavor ao reflectir sobre a morte.Muitas vezes pensava: "Porque nasci eu? Afinal era melhor não ter nascido.” Aos 20 anos de idade, aceitei Jesus como meu Salvador. O assunto do temor da morte foi banido! Mas... a morte não deixou de ser morte para mim. Contudo, nestes dias tenho reflectido sobre a forma como S. Paulo se referia ao final da sua carreira. Ele não utiliza a palavra “morte” mas sim “partida”.

“Porque eu sei que depois da minha partida…” (Actos 20:29)

“… tendo desejo de partir porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:21-23)

“… e o tempo da minha partida está próximo.” (II Timóteo 4:6)

Lembro ainda o que escreveu S. Pedro: “Sabendo que brevemente hei-de deixar este meu tabernáculo…” (II Pedro 1:14, 15)

A palavra “partida” faz-me recordar algo curioso. Quando eu vivia no Algarve, ainda solteiro, muitas vezes me deslocava de Portimão para Lagos, de combóio. Era uma viagem com paragens em várias estações. Depois de uns minutos em que o comboio ficava imobilizado nos carris, para deixar e receber passageiros, o funcionário de cada estação gritava “Partida!”E o comboio entrava, de novo, em marcha, em direcção à estação seguinte. Só quando chegávamos ao destino final, em Lagos, é que mais ninguém falaria em partida. A linha terminava ali.

Ao referir ao momento de falecer, a Bíblia fala em Partida. Porquê? Porque a viagem não termina com a morte. Há um destino a alcançar a partir dali, não é o fim do percurso. Há uma nova estação.


A Próxima Estação

A Bíblia é abundante em referências à eternidade com Cristo, referindo a beleza e a satisfação daquele novo lugar. Eis algumas:

"Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal também há corpo espiritual.'' (I Coríntios 15:42-49).

"Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor." (II Coríntios 5:6-8)

"Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso..." (Filipenses 3:21).

"Guiar-me- ás com o Teu conselho, e depois me receberás em glória." (Salmo 73:24)

" Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos seus santos." (Salmo 116:15).

" Tenho desejo de partir e estar com Cristo porque isto é ainda muito melhor." (Filipenses 1:23)

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos homens" (I Coríntios 15:19)

" Quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:8)

" ...e isto que é mortal se revista da imortalidade" (I Coríntios 15:53-55).

" Escreve: Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim diz o Espirito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." (Apocalipse 14: 13).

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer temos de Deus um edificio, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Coríntios 5:10).


Conclusão

O Senhor trouxe-me à mente esta reflexão enquanto estive no hospital. De facto, Ele fala connosco e nos traz certeza e convicção em momentos difíceis, no Seu imenso amor e cuidado por cada um de nós. Deixo convosco uma estrofe do hino 126, de “Cânticos de Alegria” que traduz esta minha experiência recente:

" Quando aqui as flores já fenecem,/ as do Céu começam a brilhar,/ Quando as esperanças desvanecem,/ o aflito crente vai orar;/ os mais belos hinos e poesias/ foram escritos em tribulação,/ e do Céu, as lindas melodias,/ se ouviram na escuridão."

Sinto-me muito grato pelas orações que têm feito em meu favor.

Tenho outras Folhas Soltas preparadas para vos enviar brevemente. Até lá , desejo a cada um dos meus irmãos as mais ricas bênçãos do Senhor!


Miguel F. Coias

Número 52 - Subamos


Alguém disse que mais importante que o local onde estamos é a direcção para onde estamos a caminhar. Na verdade, é o sentido que damos à nossa caminhada que irá decidir onde estaremos num futuro próximo.


Firmeza

Nestes dias, o terreno que pisamos é muito escorregadio. Temos que dar particular atenção onde colocamos os nossos pés, observar cada passo que damos e entender para onde nos estamos a dirigir. S. Paulo adverte-nos: “Sede firmes e constantes…” (I Coríntios 15:58) e “fundados e firmes na fé” (Colossenses 1:23). Também Moisés é lembrado pela sua firmeza “Ficou firme como vendo o invisível” (Hebreus 11:27). O Apóstolo Pedro exorta-nos igualmente a ser firmes: “… ao qual resisti, firmes na fé.” (I Pedro 5:9).


Descer?

Precisamos também de entender qual é o caminho. Descer ou subir?

O profeta Jonas escolheu o seu próprio caminho. Em desobediência ao Senhor, ele começou a descer e só parou no abismo. Vejamos:

1 - Desceu a Jope

2 - Desceu ao navio

3 - Desceu ao porão

4 - Desceu aos fundamentos dos montes (Jonas 1:3-5;2:5,6).

Não é de surpreender esta descida vertiginosa. A Bíblia alerta-nos: “Um abismo chama outro abismo.” (Salmo 42:7)

Lembremos o que sucedeu a um homem, na sua descida (Lucas 10:30-35). Saiu de Jerusalém - a cidade do grande Rei, a cidade santa, a cidade da paz, DESCENDO a Jericó - a cidade reedificada sob maldição (Josué 6:26; I Reis 16:34). Nessa descida o homem foi apanhado pelos salteadores, que o roubaram, o espancaram, deixando-o meio morto. Salvou-lhe vida o bondoso e compassivo samaritano.

Aprendamos com Neemias: quando os seus inimigos o convidaram a descer ao vale, pois intentavam fazer-lhe mal, eis a sua resposta:"Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer." (Neemias 6:1-3).

Está a fazer uma grande obra, servindo a Deus? Não permita que outros o levem a descer!


Subir!

Diz a Bíblia que "Para o entendido, o caminho da vida é para cima..." (Provérbios 15:24).

Aprecio o elucidativo quadro que temos em Marcos 10:32. Os discípulos iam no CAMINHO, SUBINDO para JERUSALÉM; e Jesus - o BOM PASTOR ia adiante deles (João 10:4).

SUBAMOS... com Jesus ao alto monte da transfiguração. Que maravilhosa e inesquecível experiência tiveram os apóstolos! Pedro disse: "Bom é estarmos aqui!" (Mateus 17:1-4; II Pedro 1:17,18).

SUBAMOS... ao cenáculo onde desceu Espírito Santo (Actos 1:13,14).

SUBAMOS... ao templo à hora da oração (Actos 3:1).

SUBAMOS ao monte do Senhor (Isaías 2:3).

Descer e fácil, SUBIR requer esforço!


Somos Palmeiras

No Salmo 92 lemos acerca do ímpio, comparando-o a erva; e o justo é comparado à palmeira. Que diferença!

A palmeira pode dar fruto durante 100 a 200 anos."Na velhice ainda darão frutos..." v.14.

A palmeira pode SUBIR até 30 metros de altura. Lembro estas palavras do hino 402: "Minha alma ,oh, sobe p'ra o alto! Ali ouvirás o falar d’ Aquele a quem eu exalto..."

A palmeira, dificilmente é levada pelo vento. (Efésios 4:14) Sejamos como palmeiras! Amém!


Finalizo com um hino que resume todo o ensino contido nesta meditação bíblica:

“Cristo manda que subamos mais, que subamos mais

Olhando para o mundo, desceremos mais, desceremos mais

Porque subindo e descendo nunca chegaremos

Subamos, subamos, olhando para Cristo, cada dia mais, cada dia mais.”

Número 51 - Ensinos de Neemias

O livro de Neemias é extremamente rico em ensino. Nesta Folha Solta iremos considerar alguns princípios essenciais da vida cristã que se evidenciam neste livro.

Missão

Neemias sacrificou a sua vida sossegada do palácio para servir o seu povo aflito. Um verdadeiro missionário! O que sucedeu quando Neemias soube do estado em que se encontrava o povo judeu? Chorou, lamentou, jejuou, orou perante o Deus dos céus (1:3-5). Ele tinha uma chamada de Deus. Ele pensava: "Os outros, Senhor!"

União

Neemias conhecia o valor da união. Os obreiros trabalhavam "ao lado uns dos outros" (Neemias 3:1-19). Servimos a Deus lado a lado ou de modo disperso? Longe uns dos outros, não funciona(4:19). É de realçar aqui as filhas de Salum. Obreiras ao lado do seu pai (3:12). Lembramos aqui as filhas de Filipe. Que alegria sentiria aquele pai, tendo quatro filhas que profetizavam (Actos 21:8,9)! Unidos conseguimos fazer muito mais para o Senhor. Eu não faria as "Folhas Soltas" sem a preciosa colaboração das minhas três preciosas filhas.

Nobreza

Não sejamos “nobres” como aqueles que lemos em Neemias 3:5; 13:17. Eles não foram um bom exemplo. Sejamos, sim, como os nobres referidos em Actos 17:10,11.

Homem de Deus

No livro de Neemias, David é chamado "Homem de Deus" 12:24,36. Compare ainda com I Samuel 13:14. Também em I Timóteo 6:11; II Timóteo 3:17 nos fala do "homem de Deus". Mas quem foi chamado cerca de 30 vezes "homem de Deus" foi o profeta Eliseu. Importa que sejamos conhecidos como "homens de Deus"

Oração

Em Neemias, temos oração mais longa da Biblia 9:6-37. E também temos as orações mais curtas: 5:19; 13:14,22,31.

O amado e saudoso missionário Tage Stalberg ensinava acerca da oração:

- A oração no culto público deve ser como um "telegrama" - breve;

- A oração no culto de oração, e um "postal" – um pouco mais detalhada mas ainda assim breve.

- A oração em nossa casa, é como uma "carta", pode ser longa e é só entre nós e Deus.

Na sua longa oração, Neemias, exalta a bondade e a misericórdia de Deus (Neemias 9:17,19,25,27,28,30,31).

Beneficência

Em Neemias 8:10 lemos: "Comamos as gorduras e bebamos as doçuras, mas não esqueçamos aqueles que não têm nada preparado para si..." E nestes dias difíceis, há muitos que não têm nada preparado para si. Foi recomendado a Paulo que se lembrasse dos pobres, o que procurou fazer com diligência (Gálatas 2:10).

Exemplo

Consideremos a reacção de Esdras e a de Neemias perante o pecado do povo. Repare na diferença, lendo em Esdras 9:1-4 e em Neemias 13:23-25. Esdras arrancou os cabelos da sua cabeça e da sua barba; Neemias espancou os transgressores e arrancou-lhes os cabelos.

Lembremo-nos de que Esdras era sacerdote e Neemias era governador (Neemias 8:9). Os pastores são sacerdotes, não são governadores. Imitemos Esdras. "Não e pela força nem pela violência..." (Zacarias 4:6).

Esdras orando e chorando (primeiro) e depois todo o povo chorava com ele em grande choro (Esdras.10:1-4). Ele deu o exemplo. "Em tudo te dá por exemplo" (Tito 2:7).


Fugir?

"Um homem como eu fugiria"?(Neemias 6:11) O verdadeiro pastor enfrenta o leão e o urso, por amor das suas ovelhas (I Samuel.17:34,35). O mercenário foge porque não tem cuidado das ovelhas (João 10:11-13).

Não fujamos das lutas que temos que enfrentar no nosso ministério; fujamos sim, de tudo que possa arruinar o nosso ministério pastoral.

O Senhor nos abençoe!

Vosso no amor do Senhor Jesus, O BOM PASTOR!

Miguel F. Coias

quinta-feira, abril 08, 2010

Número 50 - A igreja é…

O amor de Jesus pela igreja é imenso, maior do que seremos capazes de imaginar. De tal modo a ama que lhe deu uma oferta preciosa. Qual? A maior que poderia dar: Ele entregou-se a Si mesmo por ela (Efésios 5:25).

Para explicar o sentido útil, harmonioso e valioso da igreja, encontramos na Bíblia algumas definições daquilo que a igreja é. Vamos reflectir sobre elas.


Corpo de Cristo

Em I Coríntios 12:12-31 S. Paulo fala da Igreja como o Corpo de Cristo. Que vasto e precioso ensino temos nestes versículos! A Igreja é referida como um Corpo harmonioso, funcionando sob as ordens da Cabeça - Cristo. É numa Igreja assim que Deus ordena a bênção e a vida para sempre (Salmo 133:3).

Fui pastor numa Igreja, onde alguns Irmãos quando oravam diziam: “Senhor, é bom estar na Tua casa, porque aqui é que Tu ordenas a bênção e a vida para sempre." Eu pensava para mim mesmo: “Sim, se os irmãos viverem em união. Tal bênção e tal vida não virão automaticamente apenas pelo facto de os irmãos estarem na Casa de Oração.”

A este propósito, estou a lembrar-me de um coro que se cantava e que lembrava esta grande verdade: " Tudo vai bem, quando existe união e há amor em cada coração, mas se o inimigo audaz, essa união desfaz, a graça de Deus não vem e nada vai bem.”


Estalagem

Em S. Lucas 10:30-37 vemos a igreja como uma estalagem. A igreja é um lugar de paz, de amor, de conforto, onde o compassivo "Samaritano" coloca os que "descem" pelo caminho (Provérbios 15:24), os "roubados", os "espancados," os "meio mortos". É um lugar de cura, onde se restaura a vida.

E diz ao estalajadeiro (pastor): “Cuida dele”. É a hora do estalajadeiro manifestar o seu cuidado pelo recém-chegado à "estalagem".O Samaritano promete que tudo pagará, quando voltar, por tudo aquilo que o estalajadeiro fizer em favor do necessitado.

Que ninguém diga, com razão, "ninguém cuidou da minha alma" (Salmo 142:4). Pastor, “ põe o teu coração sobre o rebanho."(Provérbios 27:23). Sejamos semelhantes a Timóteo (Filipenses 2:19,20).

No Alentejo, onde nasci, muitas vezes vi o pastor levando no seu colo um cordeirinho, porque não conseguia acompanhar o rebanho. É o cuidado de um bom pastor!


Oásis

Neste deserto( mundo) em que peregrinamos, caminhando para "Canaã" (Êxodo 15:23-27).

O "lenho" (a mensagem da cruz) tornou o amargo doce! Que lugar aprazível os cansados no deserto enfim encontraram! Assim deve ser a Igreja, um lugar de paz, de refrigério!

Na Igreja em Coríntio havia contendas (I Coríntios 1:11). Que coisa triste! Importa ler em Génesis 13:8; 45;24; Marcos 9:33-35.

Fui pastor numa Igreja que junto à casa de oração havia um quintal onde abundavam gatos. Por vezes, enquanto estávamos no culto, ouvíamos os gatos a brigar, assanhados, em miados insistentes e agressivos. Aquele ruído era um exemplo claro de contenda. Num desses cultos comentei com os irmãos: “Graças a Deus não somos comparados a gatos, mas a ovelhas! As ovelhas apreciam verdes pastos e águas tranquilas.”

Ao ler em Isaías 57:20, 21; 66:12 notamos diferença que existe os ímpios e os que são do Senhor. A Igreja deve ser a antecâmara do Céu!


Lugar de trabalho

Logo que foi salvo, S. Paulo perguntou: “Senhor, que queres que eu faça?” Ele ficou imediatamente disponível para servir o Senhor, fazendo aquilo que Ele quisesse.

A Igreja é comparável a um barco de pesca, não de passageiros ou de recreio. Por isso quando o Senhor nos salva é para nos usar ao Seu serviço. Vejamos isso através da Bíblia:

- No Velho Testamento:

"Quando houverdes tirado este povo do Egipto, SERVIREIS a Deus neste monte". (Êxodo 3:12)

"Deixa ir o meu filho, para que Me SIRVA..." (Êxodo 4:23)

"Deixa ir o meu povo para que me SIRVA. (Êxodo 7:16; 10:3,24-26).

" ...e o SIRVAIS com todo o vosso o coração e com toda a vossa alma." (Josué 22:5)

"Porem, eu e a minha casa SERVIREMOS ao Senhor. “ (Josué 24:14,15)

"Preparai o vosso coração ao Senhor e SERVI a ELE só..." (I Samuel 7:3,4)

" Deus a quem continuamente SERVES" (Daniel 6:16,20)

"Vereis então a diferença entre o que SERVE a Deus e o que não O SERVE" (Malaquias 3:18).

- No Novo Testamento:

Jesus - O nosso bom Mestre, "não veio para ser servido mas para SERVIR." (Mateus 20:26-28).

"...o seguiam e o SERVIAM..." (Marcos 15:41).

"...e muitas outras que O SERVIAM" (Lucas 8:3).

" O SERVIRIAMOS sem temor" (Lucas 1:74).

"Ana, com quase 84 anos, SERVINDO a Deus" (Lucas 2:36,38).

Disse Jesus:"E alguém Me SERVIR, meu Pai o honrará" (João 12:26).

"Assim SIRVO a Deus" (Actos 24:14).

"Deus, de quem sou e a quem SIRVO..." (Actos 27:23).

"...Porque a Cristo, o Senhor, SERVIS" (Colossenses 3:24).

"...para SERVIRDES ao Deus vivo" (Hebreus 9:14).

Alguém disse: "Quem não vive para servir, não serve para viver"


Concluo com este belo hino, que nos encoraja a servir a Deus. Se não formos nós a servir, quem o fará? “Só tu, oh crente, o poderás fazer!”


HÁ TRABALHO PRONTO

1

Há trabalho pronto para ti, cristão,

Que demanda toda a tua devoção;

Vem, alegremente, a Cristo obedecer,

Pois só tu oh crente, o poderás fazer


Côro

Por Jesus a trabalhar,

Prontamente, fielmente, trabalhar!

Em servi-Lo, que prazer!

E só tu, oh crente, o poderás fazer.

2

Para cada crente o Mestre preparou

Um trabalho certo, quando o resgatou.

O trabalho a que Jesus te chama aqui

Como será feito, se o não for por ti?

3

Pode ser humilde, mas se for para Deus

Ele é contemplado lá dos altos céus.

E o esforço feito, não será em vão,

Se tiver, de Cristo, plena aprovação!

4

Quantos há perdidos, sem a salvação!

Quantos que precisam de consolação!

Como Cristo os ama, fá-los entender,

Pois só tu, oh crente, o poderás fazer.

(Hino número 93 de "CÂNTICOS DE ALEGRIA")

Que o Senhor use o amado irmão em cada dia para que, na localidade onde vive, a Igreja seja sempre Corpo de Cristo, Estalagem, Oásis e Lugar de Trabalho, servindo os necessitados e trazendo glória ao Seu Nome!


Saudações no amor de Cristo,


Pr. Miguel F. Coias


quarta-feira, março 17, 2010

Número 49 - Peleja ou Paz?


Que tempo estamos a viver? Não se trata de saber o dia da semana ou do mês, ou o ano em que nos situamos. Esse é o tempo cronológico, avaliado por relógios e calendários, fácil de identificar. Refiro-me a uma outra definição do tempo, kairos, o tempo de Deus.

Se é importante saber as horas ou o dia do mês em que estamos, mais importante ainda será conhecer o significado do dia que vivemos na soberana agenda de Deus. Será este tempo de peleja ou de paz?


Tempo de Peleja

A Bíblia é a nossa única espada, como sabemos (Efésios 6:17: Hebreus 4:12). Jesus falava de um modo figurado em Lucas 22:36. Usemos pois a espada que temos em nossas mãos e toda a armadura de que S. Paulo nos fala (Efésios 6:10-20). Leia ainda em Romanos 13:12; II Coríntios 6:7; 10:4; I Timóteo 1:18;6:12; II Timóteo 2;3;4:7.

No tempo de Saul vemos um exército a tremer de medo. Porquê? Era um exército sem armas(I Samuel 13:7,23) Leia ainda em Deuteronómio 20:8; Juízes 7:3.

Ainda não chegámos ao milénio. Agora é tempo de peleja!


Tempo de Paz

Tanto o profeta Isaías (2:4; 11:1-9)) como o profeta Miquéias (4:2,3) nos anunciam um tempo diferente, de verdadeira paz na terra que acontecerá no futuro. Será uma paz tão imensa e abrangente que se estenderá aos animais, pois mesmos os selvagens perderão a sua ferocidade. E a terra encher-se-á do conhecimento do Senhor (Isaías 11:9). Lembramos que nos dias de Noé a terra se encheu de violência (Génesis 6:13), como se encontra hoje, afinal. Mas no milénio, esse tempo de paz, a tranquilidade será completa (Apocalipse 20:1-6).

É interessante reparar que Isaías e Miqueias, falando do milénio, falam-nos numa reconversão de instrumentos exactamente oposta à referida por Joel. Dizem-nos que as espadas e as lanças serão convertidas em enxadas e foices.


Poder para pelejar

Como servos do Senhor, devemos estar a pelejar. Este é o tempo de guerra. Quem não o entender fará lembrar aquele que é referido em Provérbios 10:5: “O que dorme na sega é filho que envergonha.” Não é tempo de descanso.

A vitória nunca residirá em algum poder que julguemos ter ou em recursos que possamos possuir. O que nos move na batalha é o poder de Deus. Lembremos três exemplos bíblicos:

- O poder não estava na vara, nem ainda em Moisés, mas no Deus de Moisés (Êxodo 4:1-4; 7:14-18; 9:23,24;10:13; 14:15,16).

- O poder não estava na capa, nem ainda em Elias, mas no Deus de Elias (II Reis 2:8, 12-14).

- O poder não estava no bordão, nem ainda em Eliseu, mas no Deus de Eliseu (II Reis 4:31-33 Eliseu orou ao Senhor - 4:36,37)

É pelo poder de Deus, não pela sabedoria humana, que teremos vitória. Nos dias de Noé foi construído um gigantesco barco. Foi feito conforme o plano dado por Deus (Génesis 6:13-16 Génesis 8:3,4). Não se afundou. O famoso barco "Titanic", construído sob as ordens de homens sábios, afundou-se na primeira e última viagem que fez.

" Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: O poder pertence a Deus" - (Salmo 62:11)

Façamos nossas as palavras deste belo cântico:

1

Sou um soldado de Jesus

E servo do Senhor;

Não temerei levar a Cruz,

Sofrendo grande dor.

CORO

Depois da batalha me coroará,

Deus me coroará, Deus me coroará;

Depois da batalha me coroará,

Na celestial mansão;

Lá verei o meu Rei,

E terei meu galardão,

Depois da batalha me coroará,

Na cidade de Sião!

2

Lutaram outros sem temor,

Mui forte eu hei-de ser

Pelejarei por meu Senhor,

Confiando em Seu poder.

3

Se eu for fiel ao meu Senhor

E não voltar p'ra trás

Alcançarei no Céu de luz,

Lugar de santa paz.


O Senhor vos abençoe ricamente, renovando forças e ousadia no lugar onde vos colocou a pelejar!


Miguel Francisco Coias


domingo, fevereiro 21, 2010

Edição Especial sobre a obra Missionária em Timor

A Obra Missionária em Timor, relembrada pelo Pr. Miguel Coias

Estávamos em 1969, servindo o Senhor em Coimbra, em cooperação com o saudoso e amado pastor José Pessoa, quando chegou até nós um clamor desde o longínquo Timor: "Passa a Timor e ajuda-nos" (Actos16:9).


Era um pequeno grupo de crentes que se reuniam na casa do pastor timorense José Gomes para cultuar ao Senhor, na cidade de Díli – Timor e pediam ajuda. "E era-lhe necessário passar "por Timor"”(João 4:4).


Um dia, enquanto caminhava em Lisboa, pensava na nossa hipotética ida para Timor. Ao passar pela muito conhecida e concorrida Rua Morais Soares, vi uma folha dobrada que era levada pelo vento. Corri a apanhá-la. Porquê? Depois entendi: era uma página solta, possivelmente de algum livro de geografia, onde só se falava de Timor: a população, a paisagem, o clima… Ainda tenho essa folha em meu poder. Não esqueçamos que Deus nos fala de muitas maneiras (Hebreus1:1).


À chegada a Timor, de avião, quando já sobrevoávamos as aldeias de palhotas feitas de palapa, rodeadas de vegetação, observava lá de cima com alegria e curiosidade. De facto, não era a primeira vez que as via. Disse à minha mulher: “Eu já vi estas aldeias, em sonhos, quando ainda estávamos em Coimbra.”


Quando Deus nos chamou para Timor, e lá chegámos em Maio de 1969, não poderíamos imaginar o que Deus tinha para fazer ali.


Não tínhamos dúvidas da chamada, que foi confirmada em nosso coração de muitas maneiras, e nem a morte inesperada do nosso filho veio quebrar essa confirmação.


Ali encontrámos um pequeno número de crentes e o dedicado casal, pastor José Augusto Seabra Gomes e a sua esposa, irmã Fátima Gomes, que foram os grandes companheiros e conselheiros no nosso tempo e os continuadores da obra de Deus.


Ainda no nosso tempo, em 1970, o pastor Gomes, embora com alguma limitação física como resultado do acidente em que faleceu o nosso filho, foi com a sua esposa e os filhos menores para ilha em frente a Timor, Ataúro, onde já havia algum conhecimento da palavra de Deus. Ali a população havia sido evangelizada por missionários indonésios, há muitos anos atrás, mais tarde expulsos pelas autoridades portuguesas que apenas favoreciam o catolicismo. Alguns irmãos de Ataúro ainda tinham no corpo as marcas dos maus tratos infligidos nessa altura por serem crentes.


A ilha foi visitada por mim e pelo pastor Gomes e esposa logo após a nossa chegada, e eles sentiram o desejo de se mudar para lá e evangelizar e ensinar aquele povo. Nessa altura, a ilha de Ataúro era um lugar de extrema pobreza e doenças de toda a espécie, incluindo tuberculose e lepra. O casal Gomes tinha planeado mudar-se para lá no dia 28 de Agosto de 1969. Porém, dois dias antes aconteceu o acidente já referido que o deixou em coma por duas semanas, e parcialmente paralisado.


Contudo, o plano de Deus não foi mudado, e assim que se recuperou milagrosamente, partiram para Ataúro. Aí começou o milagre de mudança que deu àquela ilha uma nova vida, espiritual e económica, difícil de imaginar-se possível. Anos depois, um jornalista português chamaria a Ataúro o jardim do Éden.


No nosso tempo, abrimos lugares de culto na periferia de Díli e em alguns lugares do interior onde já havia interesse pela Palavra de Deus. Construímos um templo em Díli, e algumas casas de palapa, provisórias, para celebrar os cultos. Nesses lugares convidávamos quem precisasse de tratamento para as muitas feridas expostas e esse meio de ajuda trouxe famílias que vieram a aceitar o Evangelho. Houve muitas conversões e muitos novos irmãos foram baptizados.


Clique aqui para ver fotos do nosso tempo missionária em Timor.


O pastor Virgílio Condeço e a sua esposa Maria Condeço, que nos foram substituir em Janeiro de1974, tiveram um ministério de apenas 8 meses, pois a guerra forçou-os a sair inesperadamente.


Recentemente a Irmã Fátima foi homenageada pelo presidente do Governo de Timor, Dr.Ramos Horta pelo seu trabalho em Ataúro e Timor. Na cerimónia foi enfatizada sua obra: como ela tratou dos doentes, ensinou costura às mulheres e também nutrição e cuidados com as crianças, aconselhou as famílias e como tudo isso se reflectiu na vida do povo.


Quando em 1993 visitámos Timor e Ataúro, ficámos maravilhados por ver o resultado da dedicação do casal Gomes, e as novas casas de oração e os novos obreiros dedicados, levando em frente o grande ministério. Hoje há em Timor 122 obreiros, número que inclui pastores consagrados, diáconos e cooperadores, 64 casas de oração, umas de construção definitiva outras de construção provisória, e 12.000 crentes, por toda a ilha.


Da cadeira de rodas em que ficou confinado por muitos anos até ao seu falecimento, o pastor José Gomes ensinou os obreiros, e construiu um alicerce espiritual de valor incalculável.


Na nossa visita de um mês, em Julho de 1993, tivemos um tempo de Escola Bíblica, com todos os obreiros, que se podem ver nas fotos que vamos expôr nesta Folha Solta.


O Governador de Timor na altura da nossa visita, lembrava-se de nós e pôs ao nosso dispôr um jipe e um helicóptero para as deslocações ao interior da ilha de Timor e no Atáúro. Fez ainda questão de nos receber numa visita ao seu escritório, no Palácio do Governo.


Clique aqui para ver fotos da nossa visita a Timor em 1993.


É de grande conforto pensar que Deus, na Sua bondade, permitiu usar-nos como participantes de uma tão grande obra.


A Deus toda a glória!!!


Miguel Coias



quinta-feira, janeiro 28, 2010

Número 48 - Sublinhados e Anotações da Bíblia

Quando o Senhor me salvou, em 1951, adquiri uma Bíblia. De facto, foi a única que comprei pois, a partir de então, e ao longo dos 55 anos que tenho servido a Deus como pastor, foram-me oferecidas umas dez Bíblias! Estas ofertas são expressão da grande generosidade dos irmãos que têm estado próximos de mim ao longo dos anos de ministério!

Ainda possuo esta Bíblia e tem sido a mais utilizada para estudo pessoal. Está cheia de sublinhados e anotações, que relembro frequentemente quando a folheio e que conservam muito valor para mim.

Assim, nesta Folha Solta, venho partilhar com os irmãos alguns desses apontamentos presentes na minha Bíblia. Desejo que sejam de bênção para cada um de vós!


1 - Achando…

O que desejamos achar no dia de hoje? Para se achar é preciso procurar (João 1:41-45). Tanto o pastor que saiu em busca da ovelha perdida como a mulher que perdeu uma das suas moedas, acharam porque procuraram. Compare com Lucas 15:3-9.

Por vezes ouve-se esta oração: "Senhor traz pessoas aos cultos" O Senhor responderá "Vai buscá-las". É o nosso dever e privilégio.

Jesus promete: "Quem busca acha” (Lucas 11:10).


2 - Crescer no Conhecimento

Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. (II Pedro 3:18).

Como crescer no conhecimento? Pela proximidade, pelo convívio. Convivendo, cresce o conhecimento. Vejamos dois exemplos:

1 A samaritana – Inicialmente via apenas em Jesus um judeu – João 4:9; depois já via em Jesus um profeta – João 4:19; finalmente viu n'Ele o Cristo – João 4:29.

2 O cego - Falando de Jesus dizia: Um homem – João 9:11; depois disse d’Ele que era profeta 9:17; finalmente creu que Jesus era o Filho de Deus - 9:35-38. Importa ainda ler em Oséias 4:1;6:3,6.

Depois de passarem um dia com Jesus, os discípulos disseram: Achámos o Cristo! (João 1:38-41).

Um filho dizia: “Tenho um pai diferente, ele é um crente na Igreja , mas é outro em casa”. O pai que o levava à igreja não correspondia ao mesmo com quem ele convivia em casa, certamente pelo mau exemplo que dava.


3 - Onde está a nossa luz?

JESUS é a luz do mundo (João 12:46). Nós somos candeias (João 5:33-35; Mateus.5:15,16;25:6-10). Se nos faltar o azeite ( Espírito Santo) não teremos mais luz. Seremos candeias inúteis.

Não escondamos a nossa luz! Debaixo do alqueire (negócios desta vida) a luz irá apagar-se. S. Paulo nos alerta para isso (II Timóteo 2:4). Ainda somos ensinados a não colocar a luz debaixo da cama - Marcos 4:21. O sono é uma bênção. Mas "o que é demais, não presta" como se costuma dizer.


4 - Só o Amor de Deus deve ser exaltado

João quando fala de si mesmo nunca cita o seu nome, seja no Evangelho, nas três cartas que escreveu ou no Apocalipse. Diz, sim: "Aquele discípulo a quem Jesus amava" (João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7,20).

E ainda em João 11:3, quando fala de Lázaro, escreve: "Lazaro, aquele que Tu (Jesus) amas." João exalta o amor de Jesus por nós, não o nosso amor por Jesus.

Havia um coro que cantávamos e que dizia: "Oh quanto eu amo a Cristo!" Será esse o amor que devemos exaltar? Quando cantávamos, pensava no que disse Pedro, quando Jesus lhe perguntou se O amava; "Senhor, Tu sabes tudo"(João 21:17). O amor de Deus por nós é que é digno de ser exaltado.


5 - Porque seguimos Jesus?

Havia alguns que O seguiam porque viam os sinais que Ele fazia (João 6:2). Outros porque comeram do pão e se saciaram (6:26,27). Mas também muitos O seguiam porque desejavam aprender mais d’Ele e conhecê-lO melhor (João 1:36,37; 6:67-69).


6 - Para que…

Na oração sacerdotal no cap.17 de S. João, Jesus refere diversos propósitos que se deverão cumprir em nós, como filhos seus. Nesse sentido, repare em todas as vezes que surge a expressão "PARA QUE..."

“PARA QUE também o teu Filho te glorifique a Ti."(v.1) ...

“PARA QUE dê a vida eterna..." (v.2).

“PARA QUE sejam um..." (v.11).

“PARA QUE a Escritura se cumprisse" (v.12)

“PARA QUE tenham a minha alegria" (v.13)

“PARA QUE também eles sejam santificados..." (v.19).

“PARA QUE o mundo creia que Tu me enviaste.." (v. 21).

“PARA QUE sejam um..."(v.22).

“PARA QUE eles sejam perfeitos em unidade" e

“PARA QUE o mundo conheça que Tu me enviaste..."(v. 23).

“PARA QUE vejam a minha glória..."(v. 24).

“PARA QUE o amor com que me tens amado esteja neles e Eu neles esteja." (v.26)

7 - Cuidado com o engodo

Na passagem bíblica em Tiago 1:14 somos alertados para o perigo do engodo.

Vejamos alguns exemplos de que a Biblia nos fala, para que fiquemos atentos a tal perigo:

- Balaque, que significa "seco, esgotado", pede auxilio a Balaão que significa "devorador". O conselho de Balaão a Balaque causou tão grande estrago ao povo de Israel! Leia em Números 25:1-3, 9; 31:14-16; II Pedro 2:14,15; Judas v.11; Apocalipse 2:14.

Balaão foi morto no dias de Josué (Josué 13:22).

- Sansão significa: "Pequeno sol". Dalila significa: "Delicada, débil". É caso para dizer que a débil apagou o pequeno sol Juizes 16:4,5,15-22. A partir do seu pecado, Sansão perdeu a visão e o vigor, com o engodo proposto pelos filisteus.

Moisés, pelo contrário, aos 120 anos de idade ainda mantinha o vigor e a visão. (Deuteronómio 34:7). Lembro que quando era rapaz procurava apanhar os pássaros com um laço, uma armadilha, Antes, porém, eu tinha que saber primeiro o que é que os pássaros mais gostavam de comer. Se estamos a ficar "enlaçados", atraídos por um engodo, peçamos ao Senhor que o "laço" se quebre e nós escaparemos (Salmo 91:3). Então diremos: "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado..." (Salmo 124).


Estes são alguns dos sublinhados e das anotações da minha primeira Bíblia. Confio no Senhor de que terão sido de edificação .


Bênçãos abundantes para cada um de vós e para o vosso ministério.


Miguel Francisco Coias

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Número 47 - Sono bom e sono mau

Algumas vezes tenho ouvido dizer que existe o colesterol bom e o colesterol mau. Um parece ser bem-vindo enquanto que o outro se pode tornar perigoso. Pois em relação ao sono poderemos dizer o mesmo. Na Bíblia encontramos o sono bom e o sono mau. Vamos meditar acerca de cada um deles.


O sono bom

O sono bom é aquele que vem do Senhor. “… pois assim dá Ele aos Seus amados o sono." (Salmo 127:2). Na verdade, tudo aquilo que é bom, toda a boa dádiva, vem do Senhor (Tiago 1:16,17).


Esse sono resulta da confiança no Senhor. “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. “(Salmo 3:5,6); “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança” (Salmo 4:8) Lembro que quando me casei, tinha um quadro com este versículo, no nosso quarto.


Jesus dormiu no meio de uma grande tempestade (Mateus 8:23-26).Tal é possível descansando no Senhor que pode acalmar tempestades.


Actos 12:1-8 Pedro dormia na prisão, acorrentado e colocado entre dois soldados. Um sono profundo! Nem a presença de um anjo com o seu resplendor o acordaram, foi necessário o anjo despertá-lo. Pedro estava confiado como o filho do leão (Provérbios 28:1). Neste caso, e melhor dizendo, como filho de Deus!


O sono mau

Eis alguns casos referidos na Bíblia que exemplificam o sono mau:


A -Jonas dormindo na sua desobediência ao Senhor e sob uma grande tempestade no mar ( Jonas 1:3-5). A angústia era grande dentro daquele barco. Era tempo de clamar ao Senhor ( Salmo 50:15), porém ele não o fazia. O profeta de Deus dormia um profundo sono no porão. Uma outra tradução diz que o mestre do navio ouviu Jonas a ressonar.

O percurso de Jonas, na sua desobediência, foi sempre a descer. Desceu a Jope (1:3), desceu para dentro do navio (1:5), desceu aos lugares do porão (2:6), desceu até aos fundamentos dos montes. Ali o Senhor lhe deu livramento, na Sua misericórdia, ouvindo a oração do profeta (2:7-10)!


B- A ordenança do Senhor aos seus discípulos era “vigiai e orai”. Em vez disso, os discípulos dormiam. Disse-lhes Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:36). Aquele sono poderia levá-los a cair em tentação.


C – O sono durante a sementeira facilitará a presença do joio. “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” (Mateus 13:24,25). Semeemos e cuidemos da sementeira, porque há um inimigo que tentará semear "joio". Vigiemos, pois,e não durmamos.


D - Um jovem dormindo durante o culto? (Actos 20:7-10). Note que Eutico não é chamado de discípulo. Ananias, que foi designado pelo Senhor para ser o primeiro cristão a falar com Saulo, é chamado de discípulo (Actos 9:10). Já Ananias de que fala o C. 5 de Actos não é chamado de discípulo. Bem sabemos porquê. Timóteo é chamado de discípulo (16:1-3). Só os discípulos o Senhor pode usar, não os sonolentos. Alguém me dizia que quando o sono não vem, vai ler Bíblia, dai a pouco esta a dormir! Usar a Bíblia para dormir? É algo estranho. Há um adágio que diz: "Quem muito dorme pouco aprende".


E - “O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Provérbios 10:5). Ainda é tempo de sega. Por quanto tempo? Não é tempo de dormir, é tempo de segar. Não sejamos filhos que envergonham.


Hino 224 - "Vem e vê, os campos brancos já estão/ Aguardando braços que os segarão/ Irmão, desperta, faz-te pronto e alerta,/ Queiras logo responder: Eis-me aqui Senhor./ Olha que a seara bem madura está/ Que colheita gloriosa não será/ Irmão, desperta, faz-te pronto e alerta!/ Poucos dias são que restam para o segador!


É tempo de despertar

Oh preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.” (Provérbios 6:9-11).


Creio que estes versículos não se aplicam aos pastores e meus caros colegas, que estão no activo, mas estão nas Sagradas Escrituras. Então importa lê-los e meditar.


Leiamos um pouco mais: “A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.” (Provérbios 19:15); “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão.” (Provérbios 20:13).


Provérbios 24:30-34 - Em que estado desolador se encontrava esta vinha! Onde estava o vinhateiro? Dormindo. Enquanto a vinha se ia arruinando, o vinhateiro dormia, de braços cruzados. Quando o Senhor, o nosso Pai, nos chama para a Sua vinha, é para TRABALHAR. "Filho , vai TRABALHAR hoje na minha vinha." (Mateus 21:28-31).


Cantares 2:15 Cuidado com as raposas e as "raposinhas"! Causam mal às vinhas.


O Senhor pôs Adão no Seu Jardim para que, naturalmente, desfrutasse de toda a beleza e riqueza que o mesmo oferecia. Mas está escrito que Adão foi ali posto para o lavrar e guardar... TRABALHAR!


O amado pastor José Pessoa, de saudosa memória, contou-me que uma vez foi convidado para falar numa certa Igreja. Sentiu falar sobre o dízimo. No fim do culto, o pastor local falou à Igreja, dizendo: "Desculpem a mensagem de hoje, mas para a outra vez será melhor".


Não vou dizer que desculpem o conteúdo desta "folha", mas a próxima será melhor. O meu desejo é partilhar convosco os princípios bíblicos, a vontade de Deus para cada um de nós e para o nosso ministério. É tempo de ceifar, não nos deixando tentar pelo “sono mau”.


Disse Jesus: “ É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9:4). Cumpramos a vontade do Senhor, para que não sejamos “como vinagre para os dentes ou como fumo para os olhos".


Como vinagre para os dentes e fumo para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.” (Provérbios 10:26).