domingo, abril 01, 2012

Número 71 - Era meia-noite…

Era meia-noite…

A meia-noite é encarada, habitualmente, como uma altura de inactividade e de sono profundo. Não se espera que, a essa hora, suceda algo de surpreendente. Contudo, todos sabemos que nem sempre é assim. Na nossa vida pessoal, possivelmente, já aconteceu esse ser tempo de oração, de preocupação ou de procura de ajuda. Mais importante que tudo, é saber que esse pode ser o momento designado para Deus operar algo extraordinário, uma vez que “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.” Salmos 121:4-5

Vejamos então, através da Bíblia, o que pode suceder à MEIA NOITE:

1) - A saída do povo de Israel, do Egipto, onde foram escravos durante uns 430 anos. Êxodo 12:29 "E aconteceu, à MEIA NOITE..."; Êxodo 12:40; Actos 7:6; Gálatas 3:17.

2) – A vitória de Gedeão e os seus homens, sobre os medianitas: "Chegou pois Gedeão e os seus cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao principio da vigília da MEIA NOITE..." (Juízes 7:19).

3)- Uma mulher, à MEIA NOITE, enquanto dormia, foi-lhe roubado o seu filho vivo do seu seio, e em seu lugar, deitou um morto. Cuidado! Nada, nem ninguém nos roube a vida! "E de noite morreu o filho desta mulher , porquanto se deitara sobre ele. E, levantou-se à MEIA NOITE, e me tirou o meu, do meu lado, dormindo a tua serva e deitou-o no seu seio, e a seu filho morto deitou no meu seio."(I Reis 3:19-21).

4) - "À MEIA NOITE me levantarei para Te louvar, pelos Teus juízos. Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos."(Salmo 119:62,63).

5) - "Mas à MEIA NOITE ouviu-se um clamor: Ai vem o Esposo, saí-lhe ao encontro." (Mateus 25:6).

6) - "Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à MEIA NOITE, e lhe disser: Amigo empresta-me três pães, pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe…”(Lucas 11:5,6). É a hora de pedir pão, Àquele que é o Pão da Vida (João 6:35,48) e assim satisfazer os que nos rodeiam.

7) - "E, havendo-lhes dado muitos acoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança... E perto da MEIA NOITE Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terramoto, que os alicerces se moveram, e logo se abriram as portas, e foram soltas as prisões de todos." (Actos 16:23-26). O que pode suceder, quando os servos de Deus oram e cantam, nas condições em que Paulo e Silas se encontravam!

8) - "... Lá pela MEIA NOITE... (Actos 27:27).

Depois duma viagem tão acidentada, no navio onde Paulo viajava, com 276 pessoas a bordo (Actos 27:37) e que durante muitos dias não apareciam nem sol nem estrelas, e sob uma não pequena tempestade, fugiu-lhe toda a esperança de serem salvos. Mas Paulo procurou animar a todos dizendo que não se perderia a vida de nenhum , conforme o Senhor lhe tinha dito. E foi perto da MEIA NOITE que se encontraram perto de terra, surgindo assim o livramento . (Actos 27:25-29).

9) – “Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à MEIA NOITE… E, estando um certo mancebo, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado dum profundo sono que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo e foi levantado morto. Paulo porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse; Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. “(Actos 20:7-10).


Concluo com um hino, que se refere ao tempo em que vivemos como sendo a noite que será surpreendida pela vinda de Jesus.


Parte do Hino 451 de "Cânticos de Alegria":


Tudo é trevas no mundo,

A noite chegada está;

Mas a voz de amor mui profundo

Diz que Jesus voltará.

Meu corpo já transformado,

Um céu aberto achará!

Com anjos mil a Seu lado,

Breve Jesus voltará!

CORO

Meu noivo vem! Meu noivo vem!

Vou encontrá-Lo no céu

Os anjos na harpa tangem,

Dando louvores a Deus!

Sem comentários: