domingo, abril 01, 2012

Número 76 - As grandezas de Deus

Naqueles dias, a cidade de Jerusalém era habitada por muitos estrangeiros. De tal modo assim sucedia, que, diz a Bíblia, que havia ali homens religiosos “de todas as nações que estão debaixo do céu.” Actos 2:5

No Dia de Pentecostes, houve uma surpresa geral entre eles, ao ouvir os discípulos de Jesus, que eram judeus, a falar nas suas diferentes línguas. Podiam entender claramente tudo o que era dito e afirmavam, surpreendidos: “…todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.” (Actos 2:11)

O tema eram as grandezas de Deus…

É frequente ouvir-se dizer “Deus é grande!”, sobretudo quando se quer expressar esperança num futuro melhor. Contudo, saberemos nós quão grande é Ele, verdadeiramente?

A Bíblia é rica de expressões relativas à grandeza de Deus. Recordemos algumas:

"Com a GRANDEZA da Tua excelência derribaste aos que se levantaram contra Ti..." (Êxodo 15:7).

"Porque Tu és GRANDE e operas maravilhas; só Tu és Deus." (Salmo 86:10).

"Mas Tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão e piedoso, sofredor e GRANDE em benignidade e em verdade. (Salmo 86:15).

"Quão GRANDES são, Senhor, as Tuas obras! Mui profundos são os Teus pensamentos. (Salmo 92:5).

"GRANDE é o Senhor, e muito digno de louvor, e a Sua GRANDEZA inescrutável. E se falará da forca dos Seus feitos terríveis, e contarei a Tua GRANDEZA." (Salmo 145:3,6).

"E qual a SOBRE- EXCELENTE GRANDEZA do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação de força do Seu poder..." (Efésios 1:19).

"Portanto, GRANDIOSO és ó SENHOR JEOVÁ, porque não há semelhante a Ti..." (II Samuel 7:22).

"ELE faz coisas tão GRANDIOSAS que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas que se não podem contar. (Job 5:9).

"Mas eu entrarei em Tua casa pela GRANDEZA da TUA BENIGNIDADE..." (Salmo 5:7).

"GRANDE é o SENHOR e mui digno de louvor... porque este Deus é nosso Deus para sempre; Ele será o nosso guia até a morte." (Salmo 48:1,14).

"Eu, porém, faço a minha oração a Ti Senhor, num tempo aceitável; ó Deus ouve-me segundo a GRANDEZA da Tua MISERICÓRDIA, segundo a verdade da Tua salvação." (Salmo 69:13).

"Porque GRANDE é o SENHOR, é digno de louvor..." (Salmo 96:4).

"Misericordioso e Piedoso é o Senhor; longânimo e GRANDE em BENIGNIDADE (Salmo 103:8).

"Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é GRANDE a Sua MISERICÓRDIA para com os que o temem." (Salmo 103:11).

"Cantai ao Senhor, porque fez coisas GRANDIOSAS; Saiba-se isto em toda a terra. Exulta e canta de gozo ó habitante de Sião, porque GRANDE é o Santo de Israel no meio de ti." (Isaías 13:5,6).

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; GRANDE é a Tua Fidelidade!" (Lamentações 3:22,23).


Depois desta pequena meditação, cantemos o hino “QUÃO GRANDE ÉS TU!”

1

Senhor meu Deus,

Quando eu maravilhado,

Fico a pensar na Tua criação.

Olhando os montes,

Vales e campinas,

Em tudo vejo a Tua perfeição.

C O R O

Então minha alma, canta a Ti Senhor

Quão GRANDE és tu! Quão GRANDE és Tu! - Bis

2

Quando eu medito

No Teu amor tão GRANDE

Teu Filho dando

Ao mundo para nos salvar

Na cruz vertendo Seu precioso sangue

Minha alma para enfim purificar.

3

E quando enfim Jesus vier em glória,

E ao lar celeste então me transportar,

Adorarei prostrado para sempre,

Senhor meu Deus então hei-de cantar.

Sem comentários: