domingo, abril 01, 2012

Número 77 - Os que são chamados

Arquipo era um crente da igreja em Colossos. Ele fora chamado por Deus para um determinado ministério. Na sua carta a Filémon, Paulo refere-se a Arquipo como alguém próximo e dedicado na Obra de Deus: “nosso companheiro de lutas”. (Filémon 1:2).

Numa carta aos irmãos em Colosso, Paulo pede que lhe lembrem o sentido da sua chamada para o ministério e a necessidade de o cumprir: "Dizei a Arquipo: Cuida do ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires" (Colossenses 4:17).

Aos irmãos em Corinto, Paulo lembra também a vocação deles:

"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muito os nobres que são CHAMADOS. Para que nenhuma carne se glorie perante Ele. Para que, como esta escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." (I Coríntios 1:26, 29, 31).


Vejamos alguns homens a quem Deus chamou para O servir:


1 - MOISÉS - Aos 40 anos de idade, era um homem "cheio" de sabedoria (Actos 7:22,23). Depois de andar a guardar as ovelhas do seu sogro, durante 40 anos, sentia-se um homem "vazio" de sabedoria; "Então disse Moisés ao Senhor: Ah Senhor! Eu não sou eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua." (Êxodo 4:10).


2 - GIDEÃO - Era um agricultor: "... e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso...Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura não te mandei EU?” (Juízes 6:11,12,14).


3 - DAVID - Era um jovem pastor de ovelhas : "Então disse Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé; Envia, e manda-o chamar...Então Samuel tomou o vaso do azeite, e unge-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia o espírito do Senhor apoderou-se de David."(I Samuel 16:11,13).


4 - ELISEU - Lavrava com uma junta de bois:"...E também a Eliseu, filho de Safate de Abel Meola, ungirás profeta em teu lugar. Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; porque que te tenho eu feito? Então Eliseu se levantou e seguiu a Elias, e o servia ( I Reis 19:16,19-21).


5 - AMÓS - Era boieiro - "E, respondeu Amós, e disse a Amasias: Eu não era profeta, nem filho de profeta, mas boiero, e cultivador de sicómoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel. Ora, pois, ouve a palavra do Senhor." (Amós 7:14,15).


6 - PEDRO e o seu irmão ANDRÉ eram pescadores - "E Jesus andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde aos Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes seguiram-no." (Mateus 4:18-20).


7 - TIAGO e seu irmão JOÃO eram pescadores. "E adiantando-se dali viu outros dois irmãos, Tiago filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os; Eles deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-No." (Mateus 4:21,22).


Lembro aqui o que dizia o nosso amado e saudoso missionário Tage Stahlberg: O Senhor , geralmente, não chama pessoas desempregadas para a Sua obra, mas sim pessoas que deixam tudo para O servir. "Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nos deixamos tudo, e Te seguimos: Que receberemos? E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do Meu nome, recebera cem vezes tanto, e herdara a vida eterna." (Mateus 19:27,29).


Este hino lembra a entrega que sempre deve estar presente em cada um de nós, em resposta à chamada do Senhor. Façamos nossas estas palavras, a cada dia:

TUDO ENTREGAREI

1

Tudo, o Cristo, a Ti entrego;

Tudo, sim, por Ti darei!

Resoluto, mas submisso,

Sempre, sempre seguirei!

CORO

Tudo entregarei!

Tudo entregarei!

Sim, por Ti, Jesus bendito

TUDO DEIXAREI!

2

Tudo, o Cristo, a Ti entrego,

Corpo e alma, eis aqui!

Este mundo mau renego,

O Jesus, me aceita a mim!

3

Tudo o Cristo, a Ti entrego,

Quero ser somente Teu!

Tão submisso a Tua vontade,

Como os anjos lá no Céu!

4

Tudo o Cristo, a Ti entrego;

Oh! eu sinto Teu amor

Transformar a minha vida

E meu coração, Senhor!

5

Tudo o Cristo, a ti entrego;

Oh! que gozo, meu Senhor!

Paz perfeita, paz completa!

Gloria, gloria ao Salvador

Hino 251 de "Novas de Alegria"


Fraternais saudações aos amados irmãos leitores de "Folhas Soltas"

Vosso irmão no Senhor

Miguel F. Coias

Sem comentários: