domingo, abril 01, 2012

Número 72 - Não fui desobediente à visão celestial

Não fui desobediente à visão celestial

(Actos 26:19)


Nesta Folha iremos ver como reagiram os homens a quem Deus chamou para o ministério:

1 - MOISÉS - Chamado a liderar o povo de Israel, na sua saída da escravatura, no Egipto. (Êxodo, capítulos 3 e 4)

Então Moisés disse a Deus: "Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egipto os filhos de Israel? E Deus disse: Certamente Eu serei contigo." (3:11,12).

"Então disse Moisés ao Senhor: Ah Senhor! Eu não sou homem eloquente nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua...”

Moisés diz ao Senhor que escolha outro para uma tal missão (4:10-12).

Moisés e seu irmão Arão finalmente obedecem ao Senhor e são usados para libertar Israel (4:30,31).

2 - GIDEÃO - (Juízes 6:1-16)- "Então o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel da mão dos medianitas, porventura não te enviei Eu? E ele lhe disse: Ai Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que o meu milheiro e o mais pobre em Manasses, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto Eu hei-de ser contigo..."

3 - DAVID - "Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E ele disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse pois Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui (I Samuel16:11)

"Então entrou o rei David, e ficou perante o Senhor, e disse: Quem sou eu Senhor Jeová, e qual a minha casa, que me trouxeste até aqui?” (II Samuel 7:18)


4 -ISAIAS - " Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem a enviarei, e quem há-de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui , envia-me a mim. (Isaías 6:8).

5- JEREMIAS - "Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; as nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança: porque aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor." (Jeremias 1:4-8)

O livro do profeta Jeremias e o maior (em número de páginas) dos livros de profetas.

6 - JONAS- "E veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo; Levanta-te, e vai a grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia chegou até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Tarsis. E, descendo a Jope, achou que um navio ia para Tarsis; pagou pois a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Tarsis, de diante da face do Senhor." (Jonas 1:1-3).

Todos sabemos o que sucedeu ao profeta Jonas, na sua desobediência.


DOIS JOVENS

Este ano a Assembleia de Deus no Brasil está a celebrar os 100 anos de existência!

São uns 40 mil pastores e vários milhões de crentes das Assembleias de Deus, naquele país. Isto porque há um século atrás dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, não foram desobedientes à chamada que o Senhor lhes fez, para irem para o Brasil anunciar o Evangelho.


E nós, hoje? Podemos dizer como S. Paulo disse ao rei Agripa: “Não fui desobediente à visão celestial.” (Actos 26:19)? Estamos dispostos a obedecer à chamada de Deus? Que, hoje mesmo, possamos responder, cantando este hino:


"SE CRISTO COMIGO VAI..."


1

Se pelos vales eu peregrino vou andar,

Ou na luz gloriosa de Cristo habitar,

Irei com meu Senhor para onde Ele for,

Confiando na graça do meu Salvador

CORO

Se Cristo comigo vai, eu irei,

E não temerei, com gozo irei, comigo vai;

E grato servir a Jesus, levar a cruz:

Se Cristo comigo vai, eu irei.

2

Se lá para o deserto Jesus me quer mandar,

Levando boas novas de salvação sem par;

Eu lidarei, então, com paz no coração,

A Cristo seguindo, sem mais dilação.

3

Será a minha sorte a dura cruz levar,

Sua graça e Seu poder, quero sempre aqui contar,

Contente com Jesus, levando a minha cruz,

Eu falo de Cristo, que é minha Luz.

4

Ao Salvador Jesus eu desejo obedecer,

Pois na Sua Palavra encontro meu saber;

Fiel a Deus serei, o mundo vencerei,

Jesus vai comigo, não mais temerei.

Hino 515 de "Cânticos de Alegria"


Meu prezado Irmão, se o Senhor chamar para O servir no campo missionário, diga como disse Isaías:

"Eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:18).


Vosso irmão e conservo


Miguel F. Coias

Sem comentários: