domingo, abril 01, 2012

Número 74 - Fala e não te cales

Na cidade de Corinto, o apóstolo Paulo fazia questão de falar a Palavra, todos os sábados, na sinagoga. Contudo, a certa altura, ao testificar a alguns judeus que Jesus era o Cristo, enfrentou uma situação muito difícil. Eles resistiram às suas palavras e blasfemaram até.

Entretanto, Deus falou com ele, fazendo-lhe entender que não haveria motivo para desanimar. E explica-lhe o que deve fazer e porque o deve fazer:

"E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; porque Eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a Palavra de Deus." (Actos 18:9,10).

No Antigo Testamento

Também neste tempo, a premência de falar era manifesta. Por isso, Deus adverte, por várias vezes, e por intermédio de diferentes profetas, para o perigo do silêncio daqueles que deveriam anunciar a Sua Palavra:

"Ó Jerusalém! Sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite de contínuo se não calarão; ó vós, os que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós." (Isaías 62:6,7).

De facto, este era o estado dos atalaias, no tempo de Isaías: "Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e amam o tosquenejar." (Isaías 56:10-12).

De igual modo, ao profeta Ezequiel foi ordenado que falasse: "E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde) hão-de saber que esteve no meio deles um profeta. Mas tu lhes dirás as Minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são casa rebelde.” (Ezequiel 2:5,7). "Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel." (Ezequiel 3:5). “Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma. (Ezequiel 3:18-19)

Quatro leprosos, no tempo do profeta Eliseu, entenderam a urgência de anunciar as boas novas que acabavam de conhecer, em primeira mão: "Então disseram uns para outros: Não fazemos bem; este dia e dia de boas novas, e nos calamos." (II Reis 7:9). E correram à cidade Samaria a anunciar o fim do tempo de fome.

Preguemos a Palavra: "Buscai no Livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a Minha própria boca o ordenou, e o Seu Espírito mesmo as ajuntará." (Isaías 34:16)

No Novo Testamento

Jesus chamou homens a quem designou um ministério que lhes terá sido novo. Eles eram pescadores. "... os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores." (Mateus 4:18). Jesus diz: ...serás pescador de homens..." (Lucas 5:10)

Também nós, lancemos as “redes ao mar”, esse é o nosso ministério, proclamando a Sua Palavra!

"Tiago e João num barco, com seu pai Zebedeu, consertavam "as redes..." (Mateus 4:21). É necessário que tenhamos redes (vidas) consertadas, doutra maneira o "peixe" escapará.

" E viu estar dois barcos junto a praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes." (Lucas 5:2). Tenhamos as redes (vidas) lavadas para que tenhamos sucesso na pesca.

Não usemos "engodo" para pescar. O Senhor Jesus (Nosso Bom Mestre) não o usou: "E, chamando a Si a multidão, com os Seus discipulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir a Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-Me.” (Marcos 8:34). “E, aproximando-se dEle um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mateus.8:19,20)

E hoje?

Estas palavras podem aplicar-se hoje a cada um de nós, tal como foram naquele tempo para Paulo. Ele sentia a urgência de anunciar o Evangelho:

"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (I Cor. 9:16).

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" (Romanos 10:13,14).

Nem toda a gente aceita de bom grado que falemos de Deus, é verdade. Porém, Jesus advertiu os fariseus daquele tempo, que lhe pediam que repreendesse os seus discípulos que louvavam pelas maravilhas que haviam visto: “E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. “ (Lucas 19:40)

Connosco temos uma certeza inabalável: Deus promete fazer prosperar e cumprir a Sua Palavra:

"Assim será a Palavra que sair da Minha boca; ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55;10,11).

"E disse-me o Senhor. Viste bem; porque Eu velo sobre Minha Palavra para a fazer cumprir." (Jer.1:12).

Que o Senhor faça de cada um de nós um pescador, com o mesmo empenho e o entusiasmo que está presente neste belo hino, que Deus inspirou Paulo Leivas Macalão a compôr:

Canto do pescador:

1

No meu barco a remar,

Sobre as ondas, pelo mar,

Mesmo na bonança ou no furacão,

Não desejo mais parar;

Com a rede vou pescar

Muitos peixes para o reino de Sião.


CORO

Vou pescar os pecadores para Cristo,

Neste mundo cheio de horror;

Não mais desanimarei;

Minha rede lançarei;

Muitos peixes apanhando p'ra o Senhor.

2

O meu barco não é bom

De pescar não tenho dom

E me dizem que não devo continuar

Mas Jesus me quis mandar,

E por isso vou pescar,

Até que Ele se apraze em me chamar

3

Tem um modo o Senhor

Que é próprio do amor,

Ele usa dos remidos o menor;

Todo o mundo me deixou,

E de mim se envergonhou

Mas alegre, vou pescar, pois é melhor.

4

Se há coisa de valor,

É a rede de amor,

Cujo o fio é a obra de Jesus,

Que puxada, sempre traz

Os perdidos e sem paz

Para receberem do Senhor a luz.

5

Quando há um temporal,

E a pesca corre mal,

Novamente no meu barco vou pescar!

Pode ser que desta vez

Eu não tenha mais revez

Pois Jesus eu levo para me ensinar.

6

Acabando de pescar,

E deitado a pensar,

Tenho gozo pelo tempo que passei;

Pois terei um galardão

Pela pesca em Sião,

Pelas almas que, no mundo, eu ganhei.


HINO 149 "CÂNTICOS DE ALEGRIA"


Sem comentários: